Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: novanex mp-100 reparaçao

novanex mp-100 reparaçao 23 Out. 2012 12:04 #1

Boa tarde pessoal,
tenho um amplificador mono de 100w e está em curto-circuito (penso eu) porque quando o ligo, o fusível geral que é de T 1A estoira fica completamente queimado!

a fonte é de 220v / 24v ac e tem 3 cabos no output 2 verdes e 1 branco. cada verde tem 24v. a fonte parece-me estar boa pois so ligando ela sozinha e com fuzivel este nao queima e ja testei as voltagens com o multimetro em corrente ac e ta dando valores certos.

como nao percebo como testo cada componente peço a vossa ajuda para encontrar o que esteja dando este curto-circuito.

obrigado,
Rui Morgado.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: img.zip
Tamanho do Ficheiro: 2633980
Última Edição: 23 Out. 2012 12:05 por Iron_Cobra.

Re:novanex mp-100 reparaçao 24 Out. 2012 11:52 #2

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
amigo,
Deduzo que tem a etapa amplificadora em curto.
Tem que remover os transistores e verificar o estado dos mesmos.Verifique os diodos da fonte.

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!
Última Edição: 24 Out. 2012 11:57 por kikoakanando.

Re:novanex mp-100 reparaçao 24 Out. 2012 13:15 #3

obrigado pela dica, agora... como é que eu testo os transistores e os diodos? eu so tenho este multimetro simples :S

ando a tentar aprender como autodidata sobre o meu amp e os seus componentes, mas torna-se um pouco dificil sem ter alguem que me dê dicas e diga como faço os testes :)
Desde ja estou muito agradecido pela sua resposta ;)
Obrigado!
Última Edição: 24 Out. 2012 13:16 por Iron_Cobra.

Re:novanex mp-100 reparaçao 24 Out. 2012 19:38 #4

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
amigo,

Para vrifica os diodos de no multimetro colocar na escala de teste dos mesmos.
O simbolo de teste é uma seta a apontar para a direita com um traco na horizontal. deve retirar os diodos da pcb e medir a sua `resitencia interna` coloque uma ponta de prova num dos terminais e a outra na que `sobra`deve medir alguma resistencia e se inverter nao deve medir nada apenas um 1 que marca resistencia infinita (isto se estiverem bons) caso contrario nao se encontram bons e deve comprar iguais novos!

Quanto aos transistores de potencia (esses que estao inseridos na placa de metal) deve retiralos e medir se estao em curto usando o teste de diodos. Se medir entre terminais baixa resistencia (curto) deve trocar mas antes tem que verificar tensoes nos conectores da pcb. Mas antes verifique por curtos ok?

Desculpe a acentuacao pois estou a usar um pc que nao o meu! ;)

Abraco
Errando é que se APRENDE!!!

Re:novanex mp-100 reparaçao 28 Out. 2012 20:56 #5

Boas amigo,
reparei sem des-soldar os transístores,ou seja (não retirei nada da placa) que há um que não da nada e o outro já me da valores.
Quanto aos diodos da fonte como me tinha dito, pode-me indicar através das fotos que mandei quais são eles? é que eu não percebo muito de electronica :D

outra coisa! :) se um transistor nao estiver bom, pode dar curto de circuito no sistema? e assim funde o fusivel de protecçao do amplificador?

Abraço e obrigado mais uma vez ;)

Re:novanex mp-100 reparaçao 02 Nov. 2012 18:40 #6

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas caro amigo,

Claro que sim, sendo esse o problema o melhor é trocar os 2 transistores e ter o cuidado de os colocar no sitio correcto, quanto aos diodos basta colocar no google diodo; 1N4007... e sabera o aspecto do que procura... uma dica estes geralmente estão perto dos fios que vem do transformador.


Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:novanex mp-100 reparaçao 10 Nov. 2012 15:51 #7

Boa Tarde,
afinal os transistores tinham problemas e os dois dao me valores.
removi os transistores como tinha dito meti um fusivel novo e liguei o amp á corrente de casa para ver como reagia e para meu espanto o amp ficou a funcionar.
Logo eram os transistores a dar problemas, comprei 2 novos compativeis e o amp ta como novo.
Agora a minha duvida é:
ao medir no multimetro na posiçao que me tinha indicado para testar diodos e transistores, os transistores dão me valores e se trocada a polaridade das pinças do multimetro nao da valor nenhum.
Como posso saber se estao estragados ou com problemas?
obrigado por toda a ajuda prestada! foi impecavel para comigo.
um abraço,
Rui.
Última Edição: 10 Nov. 2012 15:52 por Iron_Cobra.

Re:novanex mp-100 reparaçao 10 Nov. 2012 18:06 #8

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Bons dias...

É bom saber que resolveu o problema...
Quanto aos diodos é isso mesmo que indica o multimetro ou seja devem medir resistencia numa posição e na outra não (tem polaridade dai serem semicondutores) ;)

Amigo Rui um abraço e tudo de bom :)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:novanex mp-100 reparaçao 10 Nov. 2012 19:31 #9

mas há alguma forma de saber o que se passa com os transitores atraves dos valores que o multimetro me indica?
Cumprimentos :)

Re:novanex mp-100 reparaçao 12 Nov. 2012 01:54 #10

JA DESCOBRI!!! :)
e os transistores estao em curto circuito

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema