Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Apresentação e uma dúvida.

Apresentação e uma dúvida. 17 Abr. 2011 15:25 #1

Olá a todos. Sou o Pedro Jorge e tenho 39 anos. Desde a adolescência que tenho vindo a construír algumas coisas neste campo da electrónica. O meu pai tb tinha muitos conhecimentos na área, tendo inclusivamente, um curso técnico de electrónica e, acho q a coisa me pegou tb... Cheguei a fazer algumas reparações e ainda tenho montes de revistas de electrónica antigas lá em casa da minha mãe. Há alguns anos q me dedico à prática da tatuagem e surgiu-me uma dificuldade - A fonte de alimentação das máquinas está queimada :( e dizem-me q ñ compensa arranjar (acho q ñ será bem assim - dá idéia q ñ lhes compensa a eles o trabalho...). A fonte é regulável, de 0 a 15 V, 2A. Tem um integrado queimado, um transístor de potência q parece q tb está queimado e um resistor q tb queimou e sei lá q mais... A minha questão: Alguém sabe de uma montagem de uma fonte similar? pode começar acima de 0V (tipo 1,5 ou 2) e ir, no máximo até 17 ou 20V e ter capacidade para 2 ou 3 A. Agradeço a ajuda q me possam dar. Obrigado.

Re:Apresentação e uma dúvida. 18 Abr. 2011 00:56 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Há várias fontes no site que pode verificar

Fonte de alimentação regulável 5 A

Re:Apresentação e uma dúvida. 18 Abr. 2011 08:57 #3

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Bom dia.

O circuito mais simples para o efeito, é utilizar um dos seguintes ICs:

L200 para 2A, ou
LM338K para 5A

Consulte o datasheet de cada um, onde encontra as características e circuitos de aplicação.

Cumprimentos
Jose Luis

Re:Obrigado. Fica uma questão... 18 Abr. 2011 16:16 #4

Olá camaradas,
Agradeço a brevidade na resposta. Já, anteriormente, andei a ver as fontes q estão no site. A questão era só com o objectivo de ter algo mais específico, se possível. No entanto vou seguir a sugestão e ver melhor o q me indicaram.
Ficam só estas questões:
Ao alterar o CI ñ vou ter, consequentemente, de alterar outros componentes? Ou a montagem, como está, funciona tanto com um como c/ o outro? As máquinas nunca vão extraír os 3 A (talvez nem 2) portanto, ter capacidade para 5A apenas vai dar mais 'margem de manobra', correcto?
Cumprimentos,

P.Jorge
P.S.
Estive a ver a fonte referida.
Surge o seguinte:
Como poderei alterá-la para ter apenas 15V no máximo de saída (se se dá o caso de, por qqr motivo, ligar a máquina e a fonte estar em 30 V, se calhar rebento a máquina q lá ligar, ñ sei...)?
O amperímetro e o voltímetro basta uma bateria de 9V para os alimentar, ligados em paralelo, certo?
Última Edição: 18 Abr. 2011 16:29 por Pedro Jorge. Motivo: Reparei num detalhe importante.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema