Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: AKAI AC-M45

AKAI AC-M45 04 Dez. 2012 19:31 #1

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas tardes caros colegas...

Tenho aqui uma aparelhagem HI-FI com cerca de 10 anos em que o Gira-disco não rodava... tinha soldas frias num regulador de 15v (7815), havia alguma fricção no prato mas já foi resolvido, agora tenho um problema nas RPM´s do dito... usei um vinyl de 33rpm e o som sai slow (lento) só não indico valores de rpm´s pois não tenho tacometro e tenho a certeza que as rpm´s são bem abaixo das requeridas 33... mas desconfio ou da correia,pois a mesma parece-me laça pois ao rodar manualmente o prato do motor de tração não roda e não é preciso muito para o rodar... ou é a tenção que alimenta o motor de tracção do prato pois a mesma esta em 10,9v e não sei ser a tenção que deveria para alimentação do motor e o mesmo não indica a tenção de trabalho... sei que não deve ser do controlador do motor (no interior do motor) pois consigo regular as 33 e 45 rpm´s.

Outro prolema o modulo leitor de cd´s quando abro a gaveta e mando fechar a mesma abre outra vez e só fecha ao 2º premir do botão de Abrir/Fechar.

Ainda no modulo de Cd´s detecto auxencia de traços que definem os numeros no mostrador, acho que uma ressolda nos pinos do LCD Monocrom. devam resolver...

Vou colocando novidades assim que possa... Abraço e boas Festas! ;)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 04 Dez. 2012 19:33 #2

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
kikoakanando escreveu:
Boas tardes caros colegas...

Tenho aqui uma aparelhagem HI-FI com cerca de 10 anos em que o Gira-disco não rodava... tinha soldas frias num regulador de 15v (7815), havia alguma fricção no prato mas já foi resolvido, agora tenho um problema nas RPM´s do dito... usei um vinyl de 33rpm e o som sai slow (lento) só não indico valores de rpm´s pois não tenho tacometro e tenho a certeza que as rpm´s são bem abaixo das requeridas 33... mas desconfio ou da correia,pois a mesma parece-me laça pois ao rodar manualmente o prato do motor de tração não roda e não é preciso muito para o rodar... ou é a tenção que alimenta o motor de tracção do prato pois a mesma esta em 10,9v e não sei ser a tenção que deveria para alimentação do motor e o mesmo não indica a tenção de trabalho... sei que não deve ser do controlador do motor (no interior do motor) pois consigo regular as 33 e 45 rpm´s.

Outro prolema o modulo leitor de cd´s quando abro a gaveta e mando fechar a mesma abre outra vez e só fecha ao 2º premir do botão de Abrir/Fechar.

Ainda no modulo de Cd´s detecto auxencia de traços que definem os numeros no mostrador, acho que uma ressolda nos pinos do LCD Monocrom. devam resolver...

Vou colocando novidades assim que possa... Abraço e boas Festas! ;)

Esqueci-me se alguem ainda tiver em sua posse o SM, por favor enviem... Abraço ;)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 05 Dez. 2012 09:50 #3

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Bom dia a todos...

Algum dos amigos tem o SM desta HI-FI?

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 05 Dez. 2012 11:52 #4

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Estou desconfiado da tenção que alimenta o motor de tração que apresenta 10,9v... alguem sabe qual é a tenção que deveria ter ou que geralmente tem que ter para obter as 33 e 45rpm´s?

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 05 Dez. 2012 20:25 #5

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas caros colegas...

analisando desde a linha de alimentação do motor de tracção chegei a um semicondutor de 3 pernos em que detectei num dos pernos 0v e nos restantes 4,82v e no outro julgo entre 10 a 14v não me recordo.Alterando entre o phono e o radio por ex. não existe alteração de tenção... achei estranho e removi o mesmo e nele está inscrito C144 ESR em que no caso ao medir com o multimetro o mesmo não apresenta qualquer resistencia o que me leva a pensar que se é um transistor o mesmo foi á vida (aberto).
Procurei o SM do mesmo e da-me um tipo de transistor Digital?! tipo N*2 ou um NPN mas com outras designações. O mesmo tem aspecto de um transistor 2x mais pequeno que o normal, tipo mini :laugh:
Algum colega conhece este semicondutor?Que outro posso colocar caso se confirme que o mesmo é um NPN com as junções abertas?

Abraço amigos.

Boas Festas! ;)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 06 Dez. 2012 10:51 #6

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Bom dia a todos :)

Afinal nada á de mais com o tal semi-condutor, na altura em que o medi não reparei que tinha as pontas mal encaixadas no multimetro, mas assim como disse ele mede resistencia em 2 dos pernos e já sei qual é o semi-condutor... ele internamente tem uma resistencia de 47k e foi +/- isso que deu no multimetro e nada tem haver com ele...

O problema no Gira-Discos foi resolvido, os 10,9v que o alimentam o motor de tracção são os correctos e o problema estava realmente na correia que se encontrava laça e da maneira que se encontrava acho que só fazia "cosegas" á polia do motor :laugh: tenho ajuste de 33 e 45rpm´s, tive que "calibrar" com o ovidometro o controlador de rpm´s ouvindo as batidas de um vinyl e é nestas alturas que me arrependo de não ter comprado uma mesa de mistura c/ contador de BPM´s para ver se esta correcto a calibração.

Agora preciso de umas dicas sobre como vou resolver o problema no mostrador monocromatico que apresenta falha em monstrar alguns caracteres... já dei uns pingos de solda e pouco ajudou...

Abraço caros colegas ;)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:AKAI AC-M45 07 Dez. 2012 22:14 #7

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas noites caros colegas...

Problema resolvido, aliás o único problema que não consegui resolver foi o do LC Monocrom. que mal indicava a faixa em que se encontrava em reprodução, detectei também ao desmontar o bloco do Leitor que a lente do feixe laser estava suja o que fazia com que não le-se ou salta-se o som. O problema de abrir a gaveta também ficou resolvido quando estava a dar uns pingos de solda na placa do LC onde se encontravam também os botões SW dei umas pingas de solda e ficaram ok deixou de abrir a gaveta por ela... Já foi entrege ;)

Abraço a todos e boas festas :)
Errando é que se APRENDE!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema