Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: Marantz PM 7000 PM avariado

Marantz PM 7000 PM avariado 17 Jan. 2013 01:44 #1

Boas pessoal

Venho pedir umas luzes ao pessoal.
É assim, ofereceram-me um amp, um Marantz 7000 PM ja o ouvi trabalhar com uns bons Altifalantes e é deveras gostoso ouvir musica através dele, mas isto foi a anos. Entretanto avariou e o dono dele, meu familiar, ofereceu-mo. E eu curioso como sou e sempre fui, queria arranja-lo eu.

Tenho noções de electrónica mas este não esta a querer as sopas, ja reparei n monitores mas amplificadores este é o 1º.

Quando o abri dei logo com uns quantos condensadores rebentados, umas resistências chasmoscadas, transístores de saída em curto... troquei tudo que detectei avariado, os transístores mudei todos...
e agora ao ligar queima logo o fusível.

Ligo com a lâmpada em serie e a lâmpada fica a piscar quando o rele que da força á parte do amp, deve detectar curto e liga e desliga, sem a lâmpada queima logo os transistores e rebenta o fusível. Não sei que lhe ei-de fazer mais, sei que a avaria é mesmo na board de saída mas não chego lá.

Pessoal umas dicas boas eram precisas. Vontade de aprender não falta.

Obrigado

Re:Marantz PM 7000 PM avariado 12 Fev. 2013 13:10 #2

  • led21
  • Avatar de led21
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 248
  • Agradecimentos 1
amigo verifique a ponte rectificadora 6205 veja no esquema

boa sorte

Re:Marantz PM 7000 PM avariado 12 Fev. 2013 16:22 #3

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá, miguelf10.

Pra começar você deve indicar a posição dos componentes na PCB que puder visualizar com aspecto defeituoso, para que possamos saber em que estágio do aparelho estamos analisando e assim emitir opinião.

Boa sorte.

Re:Marantz PM 7000 PM avariado 12 Fev. 2013 16:41 #4

boas tardes pessoal
desde ja obrigado pela atenção

bem... entretanto ja andei de roda do amplificador e a situação já esta diferente para melhor acho.

em relação á lampada ligada em serie piscar já detectei o problema. É que quando ligo pela lampada o amplificador fica em protecção (rele abre e fecha) tentei mudar para uma lampada de 40w e faz igual.

entretanto descobri um diodo zener em curto, era um diodo que estava ligado paralelamente a bobine de um rele, mudei, mudei tudo o resto que estava avariado e que eu detecta-se e liguei directamente a corrente sem a lampada visto ele nao gostar da lampada....

espetaculo o gajo tocou... fiquei super contente pois era a minha primeira reparação e já a anos que ele não fazia nada....

mas só tocou 10min....

Agora o que ele faz é, toca 10min bem sem distorçoes nem nada, e derrepente faz um estalo na coluna esquerda e queima dois transistores de saida A1948 C5198 do canal esquerdo e o fusivel...

Testei isto 3 vezes, faz sempre o mesmo, troco os fusiveis e os transistores avariados ele liga toca aprox 10 min e volta a fazer o mesmo, troquei as colunas de lado e não tem a ver com isso, volta sempre a queimar os 2 transístores do lado esquerdo... e não consigo detectar nada avariado. Já mudei todos os condensadores do lado esquerdo e faz igual... alguma ideia a cerca disto?

Re:Marantz PM 7000 PM avariado 16 Fev. 2013 01:20 #5

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá, miguelf10.

A partir deste ponto do tópico é necessário saber fazer ajuste ou conferir os valores de CORRENTE QUIESCENTE , caso não saiba, fica difícil continuar o tópico, as informações estão na página 34 do manual de serviço.

Também tem a chance de ter adquirido componente paralelo (FALSIFICADO).

Boa sorte.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema