Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: Som Sony HCD GN900 - Tensões+/-VL,+/- VH ,+/- REF baixas

Som Sony HCD GN900 - Tensões+/-VL,+/- VH ,+/- REF baixas 15 Mar. 2013 17:36 #1

  • Maastec
  • Avatar de Maastec
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Boa Tarde Senhores,

Este Aparelho entrou aqui na oficina acionando Protect Power, evidente problema na saída(STK412-170),

Troquei o STK e ligou display stand by normal , quando acionava Power ON ele ligava porém logo apagava , todo display escuro , tirava cabo da força ligava e voltava p/ Stand By normal, comecei a procurar o culpado por isto , e encontrei , era R561 100ohms aberto. Após a troca ligou e funcionou ,tem audio e tudo massssssss term um problema :

As Tensões +/-VL,+/- VH ,+/- REF baixas :

+/- VL pelo esquema +/- 42V -> está apresentando +/- 26V
+/- VH pelo esquema +/- 70V -> está apresentando +/- 62V
+/- Ref pelo esquema +/- 23V -> está apresentando +/- 8V

Que mais pude observar; Q581 apresenta -63V e o coletor está ligado ao pino 12 do STK, que no esquema marca -69,3V porém tenho uma tensão positiva lá de aproximadamente 3V.

Desliguei o pino 12 do STK e a tensão de coletor Q581 foi p/ 0,1V,e medindo no pino 12 do STK continua c/ 3V. Será que o STK está comprometido? O mais intrigante p/ mim é que o aparelho liga e gera audio , mesmo c/ as tensões baixas.

Preciso de uma luz, pois já analizei alguns componentes da PCI de potência e não achei nada evidente.
O que estou fazendo de errado nesta minha análise que não consigo chegar ao culpado?
Esquema do aparelho em anexo.

Obrigado por lerem e se tiverem alguma dica , sintam-se a vontade em opinar.
ATT.
Maastec

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: MHC_GN900.pdf
Tamanho do Ficheiro: 5419054

Re:Som Sony HCD GN900 - Tensões+/-VL,+/- VH ,+/- REF baixas 15 Mar. 2013 19:21 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Edson Maas , meus cumprimentos. B)

Estava analisando o seu problema , ou seja , o sintoma do defeito neste aparelho.
Realmente há uma queda considerável nas tensões principais da etapa de potência ( VH / VL ).
O funcionamento normal só é possível porque é mantida a proporcionalidade das d.d.ps. (diferença de potenciais) .
Notei que você trocou a R-561 de 100 ohms , a de cima ( R-511) está boa ?
Recomendo-lhe que desligue os pinos de alimentação do IC-501 ( pinos 1 , 2 ,3 , 13 e 4 , 5 ,6 ) , ou se preferir , melhor retirá-lo da P.C.I..
A seguir ,verifique o setor de fonte de alimentação , talvez o transformador de força esteja com a secção selecionada erradamente.

Verifique este setor até que as tensões se mostrem normais , após isto ocorrer , torne a religar o IC-501 e observe o desempenho do mesmo dinamicamente.
Obrigado por postar o manual de serviço do aparelho.
Aguardo seu retorno para compartilhar as dúvidas ou quem sabe a alegria do êxito ou sucesso.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços de Urso Panda.
Fui !!

Re:Som Sony HCD GN900 - Tensões+/-VL,+/- VH ,+/- REF baixas 16 Mar. 2013 11:31 #3

  • Maastec
  • Avatar de Maastec
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Bom Dia Caro Colega Vosdor,meus cumprimentos a você tbm;

Obrigado por opinar, a análise sem o STK já fiz,as tensões não modificam em nada seus valores como descrevi acima.

Sobre a seleção de seccão do transformador, você se refere a 110V/220V? Aqui a rede é de 220V e o mesmo está para tal, mas vou até mudar para 110V e voltar a medir , pois já vi algo sobre aparelhos que funcionam numa seleção de tensão e não em outra.

R511 verificarei, deixei o aparelho em questão de lado , pois já perdi um bom tempo nele e tenho outros aparelhos(clientes) esperando .

Darei um retorno.

ATT
Maastec
Última Edição: 16 Mar. 2013 11:34 por Maastec.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema