Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: ajuda amplificador sony com ruido

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 05:36 #11

  • neonlite
  • Avatar de neonlite
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 7
Olá,del_sol_160R!Tudo bem?
Agradecendo a gentileza do Electrohd em adiantar o diagrama,vamos lá!
Tive que anexar o mesmo novamente,pois não consegui recortá-lo.(VOL BOARD)
Veja na página 5 ,as mudanças que devem ser feitas.(circulo vermelho com numeração).

1 2 3 4 5 6 (Numeração)
0 0 0 0 0 0 (Terminais do potenciômetro)

Dessolde as ilhas dos respectivos terminais do potenciômetro(sem retirá-lo) e atente para que estejam isoladas.
Use fios curtos ou wire-up para fazer as mudanças.Antes de religar o aparelho,faça uma inspeção visual para possíveis curtos e confira as mudanças.Todo o cuidado é pouco!

-Inverter o terminal 1,com o terminal 2.

-Inverter o terminal 3,com o terminal 6.

-Não altere os terminais 4 e 5.(são comuns aos 2 canais)

Boa sorte!
Abraço.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: del_sol_160R

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 07:08 #12

  • neonlite
  • Avatar de neonlite
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 7
Pessoal,me desculpem por favor.Estou tentando anexar a placa de volume(VOL BOARD)do diagrama que o Electrohd postou,mas não estou conseguindo.Acho que cada tópico tem limite de dados.
Del_sol_160R,tentei fazer o melhor para te ajudar,mais está difícil anexar a imagem detalhada que fiz para você.

Veja no ficheiro que o Electrohd postou,que o potenciômetro é duplo(estéreo - 6 terminais).O que você vai fazer é somente a inversão deles.O de baixo passa para cima e vice-versa.Ou seja,olhando para o diagrama,basta você numerar da esquerda para a direita(123456) e fazer as mudanças.
Repetindo:

-Inverter o 1 com o 2.

-Inverter o 3 com o 6.

-Não mude o 4 e o 5.(comuns aos canais)

Mais uma vez,peço desculpas.

Boa sorte!

Abraço.

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 13:22 #13

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde del_sol_160R .

Em primeiro lugar, deve ter o diagrama na mão, para que haja sintonia no diálogo.

Já deu para entender que não domina esta matéria e não tem equipamento de teste adequado, tornando a tarefa mais difícil.

Se esse amplificador tem algum valor para si, nem que seja estimativo, deve encaminha-lo para uma assistência da sua confiança.

Se não for o caso, faça uma despistagem para saber se o defeito está no amplificador (IC103) ou para traz.
O IC103 amplifica os dois canais (L) e (R).
Pino 1--- L-CH IN – C138 – R137
Pino 18—R- CH IN – C238 – R237
Pino 10 – L-CH OUT
Pino 13 – R-CH OUT
Quando indiquei para trocar as entradas, seria o seguinte:
Levantar uma ponta das resistências R137 e R237 (do mesmo lado ), confirme os seus valores e faça nesse ponto a troca das entradas (mesmo assim, difícil?).
Atenção, os condensadores de acoplamento C138 e C238 podem estar na origem do defeito e como não tem como testa-los, devem ser mudados.
Boa sorte

O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: del_sol_160R

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 13:55 #14

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá companheiros , muito bom dia !!! B)

Só complementando oque o amigo Electrohd disse e com toda a propriedade,vou deixar minha sugestão.
Acho muito mais fácil para este colega o uso de outro amplificador como seguidor de sinais , assim poderá testar canal por canal , independentemente sem ter que desligar ou mexer no circuito eletrônico.
Por outro lado , minha impressão à respeito da avaria não me leva em direção à troca ou a reposição do C.I. amplificador de Aúdio , há várias proteções em torno deste componente para protege-lo , por isso,acho muito mais eficaz o uso do seguidor de sinais para resolução da falha.
Valeu , desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraço Brasuca à todos.
Fui !!
Os seguintes utilizadores Agradeceram: del_sol_160R

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 15:08 #15

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Olá, boa tarde amigo Vosdor; aceite meus cumprimentos.

É sempre válida e oportuna a sua intervenção, mas estamos a falar de um utilizador que não domina esta área e tudo o que for dito no sentido técnico (incluindo o esquema ) só vai atrapalhar!

Sendo uma avaria fácil de identificar, é exigida alguma experiência para conseguir identificar a origem do problema.

Por isso já o aconselhei a encaminhar o referido amplificador para uma assistência.

Nota de rodapé: temos hoje um grande desafio de futebol; Portugal – Rússia para apuramento da copa do mundo a realizar no Brasil/2014.

A “coisa” não está fácil mas ainda é possível.

Vamos torcer hoje pela nossa seleção PORTUGAL.
Um abraço TUGA
O trabalho dignifica o Homem

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 16:05 #16

mais uma vez agradeço a todos estou a trabalhar no ampli neste momento aproveitando a frase do user vosdor (Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar) eu tinha um grande professor e meu melhor amigo k trabalhou mais de 30 anos em eletronica e reaparaçao infelizmente o cancro levou em janeiro e a gora so posso contar com ajuda aqui dos colegas .
mas como me identifico me com a frase e com ajuda que me estão a dar não vou desistir assim tão fácil .mesmo sabendo k o posso avariar . eu tenho um capacimetro e um multimetro e com o capacimetro vi k o c238 estava com 9.50 em vez de 10 uf pela difença de valor sera o suficiente para o meu problema?tambem testei o c142 e esta com 200nf em vez de 220 nf vou ver o valor das resistencias tambem e depois trocar os pinos do potenciómetro tambem. user vosdor qual era a dica de outro amlificador mesmo para seguir os sinais de forma independente?
Força portugal
Última Edição: 07 Jun. 2013 16:19 por del_sol_160R.

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 17:01 #17

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega del_sol_160R , meus cumprimentos. B)

Sinto muito por sua perda.
Por outro ângulo , adoro determinação e é exatamente isto que percebo em você meu amigo.
Veja bem, minha sugestão é bem simples, basta você monitorar o sinal de aúdio processado pelo aparelho avariado.
Para fazer isto,você colocará o seguidor de sinais nos pinos de entradas do amplificador IC-103 ( pino 1 canal L e pino 18 canal R ) determinando de onde vem a oscilação estranha que você está percebendo.
Veja este exemplo de seguidor de sinais aqui do fórum :
Instrumentos de Medida
Este é só um exemplo ,mas,você pode usar qualquer amplificador que disponha por aí , ok !!
OBSERVAÇÃO : quanto à capacitores uso uma regra geral e infalível =>"DESCONFIOU TROCOU",pois os medidores e capacímetros falham demais e nos induzem constantemente à erros.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Ah !! Vamos todos torcer pela classificação da seleção de Portugal !!
Abraços Brasuca para todos.
Fui !!
Última Edição: 25 Nov. 2015 16:13 por Rui.

Re:ajuda amplificador sony com ruido 07 Jun. 2013 21:55 #18

  • neonlite
  • Avatar de neonlite
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 7
Olá,del_sol_160R e todos os colegas!Tudo bem ?
...Complementando meu raciocínio anterior...
Notem que o VR601,na realidade,é um potenciômetro triplo ligado em"TANDEM"(ajustes simultâneos nos 3 eixos).Mas, o que interessa mesmo são os 2 eixos do volume(2 canais). Por isso,informei anteriormente que era um potenciômetro duplo e não triplo.(não consegui postar esta mensagem antes,pois tinha desenhos detalhados anexos que tive que retirá-los)
Analisando o diagrama,pode-se perceber que o RV601-1(10K),é um regulador de tensão de referência(VR-DATA) para o uProcessador, este para o motor driver de volume e led indicator(VR-LED).
Já o volume,propriamente dito,se encontra em RV-601-2 e RV-601-3(ambos de 100K).E,são nesses últimos, onde devem ser feitas as mudanças.Portanto, o VR-601-1,não importa nesse caso.
Pena não ter conseguido anexar o desenho detalhado para você,del_sol_160R. Ficaria mais nítido e fácil para ti.
Boa sorte!
Abraço.

Re:ajuda amplificador sony com ruido 19 Jun. 2013 20:08 #19

ola a todos nao tenho tido podido ca vir mas mais uma vez obrigado pela ajuda , nao tenho seguidor de sinais poderia fazer esse do esquema mas como uso depois? posso usar outro amplificador normal?

ja troquei os condensadores testei as resistencias que disseram tambem .mas elas estao boas . inverti os fios que Electrohd disse mas afinal não e do potenciometro infelizmente continua a fazer o ruido na mesma saida que fazia antes sera o stk ?
abraço
Última Edição: 19 Jun. 2013 20:11 por del_sol_160R.

Re:ajuda amplificador sony com ruido 19 Jun. 2013 23:52 #20

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1961
  • Agradecimentos 110
Caro amigo del_sol, se este ruído ou "ronco" for aleatório, quer dizer as vezes que aparece e não é constante, o defeito pode ser falta de aterramento em algum lugar no "pré-amplificador". Peço que faça uma revisão minusiosa na placa do pré. Volte a informar, abraços, Luir Frank. :)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: del_sol_160R
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema