Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: amplificador antigo não funciona com transistores novos

amplificador antigo não funciona com transistores novos 11 Dez. 2013 16:37 #1

bom dia... estou com um problema com um amplificador antigo, de referencia ps-400 (só tenho isso de referencia) ele só funciona com os transistores que está nele, 2n3055 ,não funciona com transistores 2n3055 novos , (o som fica roco distorcido e baixo) preciso consertar o outro canal, se alguém tiver uma dica fico grato.

Re:amplificador antigo não funciona com transistores novos 11 Dez. 2013 18:49 #2

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1961
  • Agradecimentos 110
Boa tarde JONAS GP, faça medições e compare as tensões, com áudio bom e o com áudio distorcido. Pode ser a baixa qualidade destes transistores novos. Procure usar os originais (ex: Motorola, Sanquen, RCA,etc). Me envie as tensões de Coletor Base e Emissor. Verifique também a temperatura nos transistores, pois estes trabalham com baixa tesão e alta corrente! Boa sorte, me retorne, ATT/Luir Frank.

Re:amplificador antigo não funciona com transistores novos 11 Dez. 2013 20:30 #3

boa tarde Luir Frank... todas as tenções estão iguais, um canal está funcionando perfeitamente, porem o outro fica com o áudio distorcido, os transistores estão com a temperatura baixa aquece levemente em ambos os canais (normal) se troco os transistores, de um canal para outro, o defeito acompanha os transistores; a fonte trabalha com 45+45- , tenção entre base emissor , 0,56v e coletor 45v, os transistores de saída 2n3055 x 4 por canal, os que funcionam são 2 Toshiba com terminação "5h" ,(que sinceramente, ñ sei o que significa, penso ser código de fabricante) e 2 rca também com terminação H; os que ñ funcionam são marca ST ,testei também com 4 Toshiba com terminação "4d" porem também sem sucesso.

Re:amplificador antigo não funciona com transistores novos 14 Dez. 2013 16:00 #4

obrigado a todos pelas dicas, o defeito era as bases e emissores invertidas :laugh: :, mas não nos transistores; os dissipadores de um canal eram invertidos na fabricação, como o aparelho já chegou pra-me desmontado, só fiz clonar o que estava fusionado :whistle: , e quando invertia os transistores, invertia com dissipadores... , valeu pelas ajudas: as vezes, só discutindo um polco o assunto, para clarear as idias :).

Re:amplificador antigo não funciona com transistores novos 16 Dez. 2013 11:42 #5

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1961
  • Agradecimentos 110
Bom dia Jonas GP, fico feliz por você encontrar o problema! Abraços e um Feliz Natal, ATT/Luir Frank.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema