Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Som Philips FWM603 sem som

Som Philips FWM603 sem som (RESOLVIDO) 23 Set. 2017 14:14 #11

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Pois mas o seu problema está na "asneirada" que andaram para aí a fazer.

O transístor correcto é o 2N3904, transístor NPN.
O S8550 é PNP .

Depois as coisas não funcionam !!!!

E no lugar do Q311 tem o quê ????


Deixe de seguir as palermices da internet ,dadas por pretensos técnicos , e corrija o circuito para os valores do esquema.
Última Edição: 23 Set. 2017 14:28 por zurca1599.

Som Philips FWM603 sem som RESOLVIDO 24 Out. 2017 12:35 #12

  • simonal
  • Avatar de simonal
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 167
  • Agradecimentos 12
simonal escreveu:
Bom estou com um som modelo acima descrito sem audio liga normal toda as funções funcionando chega sinal de audio ate o U308 SEI QUE PCI FUNCIONA COM TRES CI TDA8920 mas é muito dificil curto circuitar os tres de uma vez estou encucado com o seguinte trans q312 na pci 8050 teste deu como bom na duvida pelo esquema 2n 3904 na base tem zero volts deveria ter uns 12v ta zero ja segui a trilha cheguei a r380 ja testei esta boa em um lado tem 12vc no outro lado qdo muito 1vcc,no r322 chega 27 volts na outra ponta morre em zero resistor bom , z302 5v1 substitui nao resolveu a fonte dos 27 (+ e -) estao ok o sinal do mute esta funcionando preciso de uma dica antes de comprar estes cis de saida ja encontrei mas não tem curto preciso de ajuda

NA REALIDADE O Q312 PARA FUNCIONAR O SOM VAI UM TRANS S8550 NO ESQUEMA ESTAVA 2N3904

Som Philips FWM603 sem som RESOLVIDO 25 Out. 2017 02:54 #13

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
simonal escreveu:
simonal escreveu:
Bom estou com um som modelo acima descrito sem audio liga normal toda as funções funcionando chega sinal de audio ate o U308 SEI QUE PCI FUNCIONA COM TRES CI TDA8920 mas é muito dificil curto circuitar os tres de uma vez estou encucado com o seguinte trans q312 na pci 8050 teste deu como bom na duvida pelo esquema 2n 3904 na base tem zero volts deveria ter uns 12v ta zero ja segui a trilha cheguei a r380 ja testei esta boa em um lado tem 12vc no outro lado qdo muito 1vcc,no r322 chega 27 volts na outra ponta morre em zero resistor bom , z302 5v1 substitui nao resolveu a fonte dos 27 (+ e -) estao ok o sinal do mute esta funcionando preciso de uma dica antes de comprar estes cis de saida ja encontrei mas não tem curto preciso de ajuda

NA REALIDADE O Q312 PARA FUNCIONAR O SOM VAI UM TRANS S8550 NO ESQUEMA ESTAVA 2N3904

Lamento que não veja ou não saiba ver o que fez.
Mais, apenas pretendo que outros repitam o mesmo erro.

Vejamos:
Trocou um transístor do esquema.
Trocou um transístor NPN do esquema por um PNP.
A sua conclusão : funcionou logo está correcto.

Porque "funciona"?

Quando troca o NPN por um PNP o que na realidade está a fazer é a polarizar o PNP com tensões incorrectas e esse transístor não vai funcionar , obtém o mesmo efeito se retirar o transístor do circuito.
Mas é pior, pois nestas condições de tensões inversas, esse transístor provavelmente vai falhar.

Para que perceba desenhei o circuito dessa parte desde a fonte até ao Q312, note que as numerações são diferentes mas o circuito é o mesmo.
Apenas se trocou o Q312 de NPN ara PNP.

Agora repare que no circuito de cima tem transístor NPN e no de baixo tem o alterado.

Note que tem dois interruptores S1 e S2 para simular as condições

O resultado é que no circuito correcto a tensão de saída varia de 0V para 5v quando se altera S1.
No circuito com o PNP a tensão fica sempre em 5V.

Como a tensão normal deve ser de 5V a sua conclusão foi de que o transístor teria de ser PNP, sem verificar a parte de gerar o sinal Amp-on.

Claro que depois vai ter o circuito a funcionar incorrectamente , com ruidos , etc

Mas claro cada um "repara" como quer e o cliente paga.

S1 E S2 ABERTOS
open1.jpg


S1 E S2 FECHADOS
close1.jpg
Última Edição: 25 Out. 2017 03:02 por zurca1599.

Som Philips FWM603 sem som 26 Out. 2017 11:46 #14

  • simonal
  • Avatar de simonal
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 167
  • Agradecimentos 12
pela informação do cliente o aparelho nunca tinha dado defeito realmente os parafusos estavam super apertados tivemos que aquece-los pra abrir o aparelho talvez ja estivesse passado por alguma assistencia no periodo de garantia ou sei lá apricicpio só o substitui por um que estava bom.

Som Philips FWM603 sem som 26 Out. 2017 13:01 #15

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
simonal

Apenas desejei alertar para que o circuito tal como está no esquema funciona e que, para que fique claro, o uso de um pnp nessa posicão e nesse esquema é um erro tremendo.

Quanto ao resto a decisão é sua e do cliente.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema