Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: FORNO DE MICROONDAS ELECTROLUX ME-18S NÃO AQUECE: RESOLVIDO

FORNO DE MICROONDAS ELECTROLUX ME-18S NÃO AQUECE: RESOLVIDO 20 Mar. 2012 21:25 #1

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Boa tarde amigos do fórum! Foi dificultoso localizar o defeito ,pois o aparelho estava, como citei anteriormente,com a PCI do painel frontal totalmente "detonada "por formigas e possivelmente baratas!
Digo isso, devido a grande corrosão e forte mau cheiro que emanava da PCI!
Fiz uma limpeza geral, encontrei um transistor que não tenho certeza (devido as marcações terem apagado), se era Q-13 ou T-13 . Tratava-se de um S8050(npn),que estava com defeito! O substitui e o forno funcionou! Após alguns dias, o cliente o trouxe de volta, reclamando o mesmo defeito (Liga,abre a contagem ,
mas o prato não gira ,não esquenta nem acende a lampada! É que ele não sabia...mas o ventilador também
não funcionava! Tentei, com os amigos do fórum o esquema deste aparelho. Não consegui,fui em busca no fórum eletronica geral (tinha um monte,mas o que eu queria necas). Resolvi procurar em outros fóruns, também não encontrei resposta ! Então decidi ! Ou vai ou racha! Comecei a descascar o pepino (ao pé da letra),raspei o resto de tinta e verniz que ainda existia na PCI. Retornei ao S8050 (estava OK), parti então para os resistores ,não encontrei algum sequer alterado. Ao analisar os transistores smd, notei que haviam 2
com uma inscrição no invólucro (2A), os demais tinham outras referencias. O primeiro que medi, deu para saber que era PNP (estava localizado próximo a um dos relés ).O outro ,apesar de ter a mesma inscrição media como se fosse NPN ,com resistor interno (tipo DTC).O retirei da PCI e ele mediu normal (PNP).
O recoloquei na PCI, o microondas funcionou e logo retornou ao defeito . Como eu não tinha o esquema nas mãos,parti para a "improvisação" eu lembrei, que em algum canto da oficina, havia uma PCI de cinescópio de um TV MITSUBISHI 29"que tinha uns transistores SMD. O primeiro PNP que achei,"tafulhei" no microondas!
Deu certo! Já fazem 15 dias e o" bichinho" está funcionando normalmente ! Não tenho o numero de localização do transistor na PCI, pois foi removido. O que posso dizer, é que está entre os pinos 6 e 7 do CI.
micro prgramador(SH69P26) Abraços para todos os amigos ! Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema