Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: CCE HPS-2171FS +B118V COM 103 V +B 16V COM 10V

CCE HPS-2171FS +B118V COM 103 V +B 16V COM 10V 11 Fev. 2013 21:32 #1

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Boa tarde! O HPS:2171FS,foi entregue na oficina pelo proprietário, alegando que o tv foi atingido por uma
descarga elétrica! No meu entender...raio! Este tipo de acidente é muito comum aqui nesta região,principalmente nas chácaras e sítios que utilizam parabólicas e SKY. De meados de Novembro até hoje,recebi em minha oficina,5 aparelhos de tv e 8 receptores para orçamento! Entre os Tvs, somente 2 foram recuperados,e estes eram modelos antigos, um Toshiba U-6 e um Sharp C-2025.O Toshiba foi o sintonizador,o Sharp torrou o baloom! Bom, voltando a CCe HPS-2171Fs:Ao abrir o tv,visualizei que o impresso grosso próximo a chave geral estava rompido em 2 pontos,um junto ao spark gape e o outro do
suporte do fusível pa a chave geral! Observado isso,passei a analisar a fonte,vou relacionar os componentes danificados:
D-809,D-810,D-811 e D-812(SK1/08) Defeito:Curto
D-816 e D817 Defeito:Curto
Q-801 FET.(p6nk90z) Defeito:Curto
R-813(1R) Defeito:Aberto
Passei o orçamento para o cliente,e ele aprovou iniciei então os reparos!
Depois de refeita a fonte,verifiquei para ver se ainda tinha algum erro,nada encontrei!
Inseri a tomada na energia e notei que o Led.,alternava a luminosidade(mais e menos brilhante),de forma rápida mas com intervalos(Lembrado variação da rede)!
Liguei o tv, e o tv voltou ao stand-by!
Desliguei o +B, no pino 2 do Fly-back e aferi a tensão da fonte,que estava com 103 V(O que me confundiu),no esquema está indicado para o +B 1, 118 V.
Saí à caça dos 15 volts que faltavam! Revirei toda à fonte analisando e até trocando componentes,isso tudo para não ter dúvidas!
Depois de ler a postagem do amigão Paulorusso informando que o +B 1 deste Tv é mesmo 103v,passei a analisar o +B 2 que deveria segundo o esquema, fornecer 16 v! O que encontrei, foram 10 volts apenas!
Desliguei todos os pontos alimentados pelo + B 2 que sem carga media 22v.
Fiz,uma varredura em todos os pontos, nada de errado encontrei!
Liguei tudo e parti para as fontes de 3,3 v 8 v,9 v .
O interessante é que nos coletores dos Q-802 e 803 tinha 5,9 v em vez de 12 v, mais nos emissores haviam 4,5V. No coletor do Q-804 tinha 10,58 v e no emissor 3,3 v.
Como os 12 volts são feitos no secundário do fly-back e alimentam inclusive a saída vertical,retirei o CI.STV-9325(saida vertical) e coloquei um CI. novo! O defeito continuou! Após queimar um monte de neurônios(quase todos),decidi por trocar o fly-back!
Após a troca, passei a ouvir o ruido característico do oscilador trabalhando,mas não tinha imagem!
Conferi a tensão de sintonia e estava OK.(33v).
Conferi o áudio e estava perfeito!
Retornei as fontes e encontrei mudanças! Q-802 e Q-803 no coletor passaram a ter no coletor 8,9 v e no
emissor 8.5v! No +B1 passou a ter 102,8 v, no +B2 14,85v.No + 9 estava com 8,95v!
A de fonte de 3,3 v estava inalterada!
Já no desespero,na esperança de visualizar,algo que me induzisse a um circuito específico,apliquei uma alimentação de 4,5v no filamento do cinescópio! E para minha surpresa...apesar da pouca tensão aplicada,puder ver que tinha imagem e que não havia distorção na geometria,nem falta de sincronismo!
Conclui que o problema estava no fly-back(XT)novo,que eu havia posto!
Mas mesmo assim tinha dúvida,bom fiz um enrolamento de 5 espiras em volta do ferrite do fly-back,dessoldei um lado do jumper do pino 8 (filamento),soldei um lado da bobina que fiz, e o outro lado
soldei na L-402! Resultado: A imagem demorou,veio borrada e sem fóco,mais ia melhorando aos poucos!
Decidi por tirar a L-402 (ligar direto)! Resultado:A imagem veio rápido, mas achei muito rápido e com o tempo, poderia causar super emissão e ocasionar dano ao cinescópio!
Solução: Retirei 9 espiras da L-402 a recoloquei,retirei totalmente o jumper e aproveitei a furação para inserir os fios da bobina que fiz! Resultado:A imagem surge perfeita,dá para notar o aquecimento se completando em meno de meio segundo! Acredito que desta forma,não haverá risco de superaquecimento, a bobina mantém a sua função de atraso!
Hoje a sorte me sorriu e achei um outro fly-back! Coloquei no lugar,as tensões permaneceram as mesmas com exceção do filamento, que agora não precisa da bobina no ferrite do fly-back ! Refiz a L-402 e a recoloquei! Agora aprendi a não confiar em fly-back barato! Nunca mais compro XT e nem Brasalfa,tive problemas com os dois! Com o XT já tive problemas com o screen de 2 tvs philips de 14"! Com CCE, esta foi a primeira vez! Com o Brasalfa, sofri com 2 tvs CCE 29"! Nunca mais!!
Peço desculpas, pelo texto longo! De qualquer forma,espero ter ajudado!
Deixo o meu agradecimento ao amigos :PAULORUSSO, INADIM, VOSDOR E AANTONIO DUARTE BORGES! Que todos tenham um bom e divertido carnaval! Abração!Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. :laugh:

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema