Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: TV PHILCO PC-2004(CPH-02 EM GERAL) DESLIGA SEM MOTIVO APARENTE - DICA

TV PHILCO PC-2004(CPH-02 EM GERAL) DESLIGA SEM MOTIVO APARENTE - DICA 13 Nov. 2013 16:25 #1

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Amigos, bom dia! O defeito que vou relatar,fez muitos técnicos desistirem e até mandar para a sucata
vários aparelhos de tv que utilizam o chassis CPH-02!
No meu caso,foram apenas 3! O primeiro foi um PC-2007, o segundo foi um PC-1605 e o terceiro foi
um PC-2004! Detalhe: Acredito como causa deste defeito,acúmulo de umidade por maresia! Afinal eu trabalhava em uma cidade litorânea e estes aparelhos pertenciam a 2 pousadas à beira-mar!
Produto: Chassis CPH-02
Defeito reclamado: O tv se desliga aleatoriamente, fazendo um ruído
semelhante ao apito de esferas! O defeito só ocorre nos dias quentes,quando o clima está ameno ou
quando o aparelho é posto e um lugar bem arejado,o defeito não se manifesta! Nos dias quentes o
funcionamento pode ultrapassar a 3 horas de forma impecável! Indício do defeito: Após algumas horas
surge uma barra vertical escura no meio da tela, o que indica a perda parcial da fase horizontal! Ao se
mudar de canal e retornar para o mesmo canal a imagem normaliza as vezes fica sem croma ou o osciladorde 3.58mhz fica batendo! Estes sintomas nos leva ao erro,pois passamos a analisar, fontes,o oscilador H e a desconfiar do Fly-back (B32-3412/B32-3413), pois o ruído é o mesmo quando este tipo de fly-back está defeituoso! O interessante é que, após 5 minutos se ligar-mos o tv,ele funciona por mais 3 horas!
Confesso que na primeira tv, eu sofri, pois passei a trocar componentes, mesmo com pequena
alteração, mesmo estando dentro do limite de tolerância, por desencargo de consciência! Afinal,era a
primeira vez que estava vendo este tipo de defeito, teimoso em um Philco! Todos os capacitores de
4,7x250v ou 10x250v dependendo do modelo,que seriam causadores de desligamento aleatório, foram trocados! Não sabia mais o que fazer,até que encontrei entre os dissipadores da saída vertical e horizontal embaixo dos capacitores de acoplamento do yôke e de largura, o diodo zêner ZD-705 (5v1),aberto!
O troquei,liguei o tv e defeito estava resolvido! Aqui,fora os que tenho em meu acervo, é difícil aparecer estes aparelhos para reparos,quando trazem algum é para me doar! Muitos tem a aparência de novos,mas alguns mesmo bonitos, estão com o cinescópio desgastado!
Amigos, espero com este relato, poder ajudar alguém em algum lugar que ainda utilizem os CPH-02!
Boa sorte e Abração em todos!
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re:TV PHILCO PC-2004(CPH-02 EM GERAL) DESLIGA SEM MOTIVO APARENTE - DICA 14 Nov. 2013 20:51 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá e muito boa tarde à todos !! B)

Aproveitando a oportunidade que o amigo CAUAF propôs , vou agregar um pequeno complemento :
Os primeiros televisores nacionais aqui do Brasil com tecnologia PHILCO-HITACHI sugiram no início da década de oitenta.
Com o lançamento do Chassis CPH-01 , introduziram a tecnologia de fonte chaveada paralela.
Logo em seguida , foi lançado outro Chassis chamado de CPH-02 , sendo muito simples , possuia uma série de modelos diferentes.
O Chassis CPH-02 possui uma fonte chaveada série com controle flutuante , ficando muito conhecida no meio técnico , pois vários modelos de televisores utilizaram este chassis e também porquê possui uma deficiência séria em seu circuito horizontal , o que causa constantes defeitos no T.S.H.( Transformador de Saída Horizontal ).
Bem , cheguei ao ponto que almejava o circuito de proteções deste Chassis CPH-02 , que foi um dos recordistas de vendas na época.
Este televisor possui uma série de proteções , sendo as mesmas baseadas no circuito vertical , horizontal e sobretensões da fonte.
O desarme da fonte ocorre quando o Q-703 (SCR ) conduz , acionado por três áreas diferentes.
O capacitor C-707 , garante que ruídos não disparem o SCR.
As variações do pino 3 do T.S.H. serão integradas no capacitor C-718 , atravéz da condução de D-706.
Caso a tensão da fonte principal aumente , haverá uma carga maior em C-718 , polarizando com uma tensão mais positiva no pino 1 do CP-701 , fazendo o diodo zener conduzir provocando a polarização do gate do SCR Q-703.
O desarme contra sobrecarga , poderá ocorrer pelo diodo zener ZD-705 que está ligado ao emissor do transistor de saída horizontal.
Quando a corrente circulante pelo transistor de saída horizontal ultrapassar determinados limites , haverá a condução do ZD-705 e consequente polarização do gate do SCR Q-703.
Com relação ao circuito vertical , caso o consumo aumente , haverá uma maior ondulação de sinal no coletor do transistor Q-601 , oque produzirá uma maior condução do capacitor C-607, e logicamente maior queda de tensão sobre o resistor R-626 e consequente polarização do gate do SCR Q-703.
Fácil notar que todas as áreas levam à condução do SCR Q-703 localizado na saída da fonte.
A idéia aqui é cortar a oscilação da fonte pela aplicação de um curto-circuito , papel deste famigerado SCR.
Bem , cheguei ao término , o amigo CAUAF diz ter pego apenas três destes aparelhos , pois eu , até perdi as contas , faturaram muito com este chassis , chega até mesmo ser inacreditável como conseguiram chegar à falência desta renomada marca , coisas de BRASIL ? Sei lá !!!
Valeu , até a próxima oportunidade !!
Desejo-lhes sorte e tudo de bom.
Fui !!

Re:TV PHILCO PC-2004(CPH-02 EM GERAL) DESLIGA SEM MOTIVO APARENTE - DICA 15 Nov. 2013 13:51 #3

  • CAUAF
  • Avatar de CAUAF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 569
  • Agradecimentos 42
Ao amigo Vosdor,meus cumprimentos! Fico muitíssimo feliz, lendo neste tópico, uma bem explanada
aula sobre o sistema de proteção no CPH-02! Me desculpe, esqueci de mencionar que em um dos três CPH-02, o ZD-705 não estava corroído por maresia e sim estava com fuga, detectada num multímetro SAMWA-AF105! O multímetro digital que eu utilizava na época,era só 20M e não detectava pequenas fugas! Os que estavam abertos,tinham como agente condutor o sal e a ferrugem umedecidos depositados sob eles! Quero dizer com isso,que de certa forma em todos eles, existia condução mesmo estando aberto o ZD-705, a placa úmida conduzia nos dias frios! Nos dias quentes,a umidade se dissipava em grande parte, dificultando a condução de corrente, o que ocasionava a paralisação do funcionamento do TV!
Ao desligar o tv por 5 ou10 minutos, a umidade do ar depositava mais água e sal !Era só ligar e o tv que funcionava! Por estarmos bem próximos à arrebentação, em dias de vento forte,formava uma neblina de maresia bem perceptível, nos óculos,vidraças e para-brisas dos veículos! O ar está mais úmido!
Desculpe,tomar seu tempo! Receba o meu ABRAÇÃO! Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re:TV PHILCO PC-2004(CPH-02 EM GERAL) DESLIGA SEM MOTIVO APARENTE - DICA 15 Nov. 2013 16:47 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega CAUAF , bom dia !! B)

Desculpá-lo de que ?
O prazer foi todo meu e . . .
Perfeito , a barra vertical escura no meio da tela , caracteriza a corrente circulante pelo transistor de saída horizontal ultrapassando determinados limites devido à fuga no diodo zener ZD-705 que está estratégicamente ligado ao emissor do mesmo.
Valeu , obrigado à você pela oportunidade.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços de Urso Panda e . . .
Viva a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL !!!
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema