Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Transistor k3567

Transistor k3567 13 Nov. 2013 02:49 #1

Viva.

Alguém me pode dizer como é que posso testar para ver se está bom este transistor:



Isso é de uma fonte de alimentação de uma impressora. Já lhe descobri um diodo pifado, já o substitui voltei a ligar voltou esse mesmo diodo a pifar e o disjuntor a disparar :/ . Tb estou em dúvida nos condensadores, mas se tiver que comprar queria logo comprar um transistor e os condensadores de uma só x por isso a que queria saber se o mesmo estava bom ou não, que processo tenho que fazer para ver se está operacional ou não?

Obrg.

Re:Transistor k3567 13 Nov. 2013 08:55 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia, CrazyBony



TESTE MOSFET


Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Transistor k3567 13 Nov. 2013 15:20 #3

Esse para mim não da... Pk no vídeo a parte de cima do mosfet é em metal a minha é toda em plástico, como mostra na fotografia.
Contudo encontrei este vídeo:


Da para seguir por esse? Só não percebi é se o multimédia está em modo diodo ou medidor de tensão?

Obrg.

Re:Transistor k3567 13 Nov. 2013 18:31 #4

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Todos os transístores têm a mesma configuração isolados e não isolados.

O pino central corresponde ao dissipador, neste caso o D (dreno).

Com o multímetro digital, comutado para medir semicondutores.
Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Transistor k3567 17 Nov. 2013 03:42 #5

Bem... já nao sei mais o que fazer !!! já estou farto de ver videos e mais videos e ler e mais ler, todos dizem basicamente a mesma coisa



Tenho aqui o k3567 e tenho aqui mais 5 novos IRFZ44N e em todas as medições acontece precisamente a mesma coisa entre eles, recapitulando:

primeiramente temos que o polarizar o mosfet ver se ele conduz e despolarizar e ver se ele deixa de conduzir,mas comigo conduzem todos polarizados ou despolarizados.

Meto o multímetro em modo Diodo, polarizo o mosfet metendo a ponta preta na Gate e a ponta vermelha no Source, nada se manifesta no multimetro, de seguida meto a ponta preta no dreno e aponta vermelha na source, dá me 0.518V

Despolarizo, para isso coloco a ponta vermelha no gate e a ponta preta no source, volto a medir, ponta preta no dreno e ponta vermelha no source e continua me a dar um valor neste caso 0.516V, era suposto não dar valor nenhum e isto acontece em todos os mosfets que aqui tenho, mesmo novo... na altura de despolarizar todos me continuam a dar um valor, e acho mesmo mto improvável estarem todos pifados, mesmo aqueles que vieram novos :S

o que é que aqui está errado ?
Última Edição: 17 Nov. 2013 03:43 por CrazyBony.

Re:Transistor k3567 17 Nov. 2013 12:20 #6

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia,

Vou dar uma ajuda simplificada que espero seja compreensível.

O teste pode ser feito em Mosfet tipo N da seguinte maneira:

Gate (G); Dreno (D); Source (S)

Multímetro digital ponta Vermelha (V); ponta preta (P)

D-->(P) S-->(V)

leitura 0,518
D-->(V) S-->(P)
leitura –infinito

Esta junção D-S comporta-se como um díodo

Vamos fazer o teste polarizando a (G)
D-->(V) S-->(P) manter a ponta preta no (S) e tocar com a ponta (V) na (G) voltar rapidamente com a ponta (V) ao (D) e fazer a leitura.

Eu disse rapidamente porque este teste varia o seu comportamento conforme o Mosfet a testar.

Alguns permanecem polarizados e só repõem a situação inicial despolarizando a (G) e outros entram em condução no momento da polarização e logo que é retirada a mesma, verifica-se um processo de despolarização (por vezes rápida) até ficar ao corte.

A leitura D--> (V) S-->(P) depois de polarizado, também é variável conforme o tipo de Mosfet, mas deve verificar uma condução.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema