Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação de aparelhos linha branca. Máquinas de Lavar, Frio, Ar Condicionado

TÓPICO: Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga

Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga 12 Jan. 2016 03:20 #1

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
Não percebo nada de ar condicionado, sei que faz frio e calor se me puderam ajudar agradeço.

O AC que tenho aqui no escritório funciona mas, reparei que está a funcionar de forma permanente e o ventilador está sempre no mínimo. Está a funcionar para quente 22ºC, normalmente no mínimo porque ao atingir a temperatura ia ligando e desligando.

Estive a ver o esquema e vi que tenho o termistor que faz o controlo da temperatura, no entanto, antes de ir medir e desmontar aquilo tudo, está lá em cima e não me está a apetecer. Lembrei-me, mas que raio se fosse só o termistor o ventilador trabalharia em velocidade máxima e não apenas no mínimo.

Ao fim de 2 ou 3 horas faz o auto-clean sozinho, nessa altura desliga e volta a ligar para mais uma maratona. Há alguma avaria tipica que me possam ajudar ou vou ter de medir.

Grato pela atenção.

Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga 15 Jan. 2016 01:22 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
O problema aparece com uma fuga de gás na unidade interna, um dos tubos não aguentou a pressão. O aparelho não consegue produzir calor e o ventilador não passa do mínimo não fazendo praticamente calor nenhum.

Soldar no local é impossível, alguém sabe como resolver um problema deste tipo?
Última Edição: 21 Jan. 2016 23:34 por Rui.

Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga 15 Jan. 2016 02:57 #3

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Olá Rui:

Eu percebo pouco e nada de AC,acho que na entrada deve ter um timer que faz o controle.
Dito timer deve ter os contactos ruims e imagino que deve ser esse seu problema.
Abraço.

Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga 15 Jan. 2016 11:25 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
Não são contactos, o que acontece é que o AC não produz calor suficiente por falta de gás devido à fuga, ou não produzir calor fica automaticamente a trabalhar com o ventilador no mínimo.

Nestes casos solda-se os tubos mas, como a fuga é mesmo dentro da unidade interior, soldar ali com um maçarico é inviável.

Ar condicionado LG K12AH ventilador sempre no mínimo, não desliga 24 Jan. 2016 23:51 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
Problema resolvido, aqui fica uma ajuda para quem não percebe esta coisas de fazer calor ou frio.

Tive de chamar um técnico de AC, uma vez que não percebo nada desta coisa de gás e pressões.
Desmontou os 237739874 parafusos e patilhas de plástico, verificou a fuga, retirou o gás restante do aparelho, soldou a zona da fuga, fez vácuo no circuito e voltou a carregar com as carga do aparelho.

Se o aparelho estiver a fazer pouco calor ou pouco frio, uma das causas prováveis é uma fuga de gás, quando está no frio é menos percetível porque vai sempre trabalhando, no quente, nota-se mais depressa.

Os ventiladores e todo o circuito deixa de funcionar corretamente porque não produz calor ou frio suficiente, ventiladores e todo funcionamento fica alterado podendo dar a impressão que o problema é no controlo e na verdade é mesmo só gás.

Como saber se é fuga de gás? Com o aparelho desligado há já algum tempo, ligar o aparelho durante 10 a 15 minutos e verificar se a unidade exterior está a fazer gelo na parte de trás, se está, quase de certeza o problema é esse.
Última Edição: 24 Jan. 2016 23:53 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema