Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação de aparelhos linha branca. Máquinas de Lavar, Frio, Ar Condicionado

TÓPICO: placa de indução teka ir6040

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 08:50 #1

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Bom dia, tenho uma placa de indução teka ir6040 que ao mudar o tacho de bico fez um barulho tipo curto circuito fase neutro com fumo e cheiro característico! Deitou abaixo o disjuntor dedicado, o diferencial do quadro e o diferencial da companhia. Vale a pena investir nela ou é melhor ir comprar outra? obrigado desde já pelas opiniões...

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 10:11 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
Isso é muito relativo. e assim só com esses elementos pior
Esse tipo de equipamento tem vindo a descer muito de preço, mas em qualidade nem por isso
A placa pode ter sofrido um pico de tensão e avariado por isso o que aconteceria o mesmo se fosse nova-
Depois existe outros fatores que não indicou, o tempo de uso. Aconselhava a consultar um tecnico da sua area
Última Edição: 02 Mar. 2018 10:11 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ferra

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 11:52 #3

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Obrigado pela resposta. A placa tem 2 anos e 2 meses de uso. Estou a 50 metros do posto transformador, tenho boa tensão. Após a ter desmontado descobri que os fusíveis impressos na pci fundiram e parte da pista atribuída ao neutro também. Dois dos quatro condensadores mkp62 305x2 derreteram. Visualmente nada mais...

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 13:55 #4

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
Não me parece ser o que derreteu ser condensadores, possivelvente deve ser as ptc's.Se possivel coloque foto, mas tudo leva a crer ser um pico de tensão, por acaso não houve trovoada na zona
Última Edição: 02 Mar. 2018 13:56 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Ferra

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 16:30 #5

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Pode ser apenas massa posta por cima... As ptc estão lá ao lado! Vou tentar mandar imagens!
Photo_00007.jpg


Photo_00011.jpg

placa de indução teka ir6040 02 Mar. 2018 23:06 #6

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
Pelo que vejo, existe algo que está em cima dos condensadores não me parece que os tenha afetado.
O que está queimado no impresso não me parece os fusiveis. Verifique
Parece que caiu qualquer "massa" na placa electronica
Última Edição: 02 Mar. 2018 23:09 por Divercentro.

placa de indução teka ir6040 04 Mar. 2018 12:21 #7

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Obrigado pela paciência! Na altura não houve trovoada. Confirmo que são os fusiveis impressos que fundiram, (sei reconhece-los) estão nas pistas referentes a L1 e L2. A pista referente ao neutro iniciou a fundir mas não rompeu completamente!
Se algo caiu nos condensadores foi na construção. A placa está completamente integra e com a banda de isolamento de bancada aplicada. Esta massa foi encontrada após a placa ser desmontada sem contaminantes por perto!
Em todo o caso já comprei uma Balay por metade do preço, mais rápida e com 5 anos de garantia eletro mecanica! Pode ser que corra melhor com esta.
Como sou curioso pensei que pudessem dar umas dicas dos componentes avariados, só desconfio dos "transistores de potencia" mas quando avariam entram em curto?
Vou mandar a TEKA a um técnico se a arranjar melhor, fica suplente, se não tiver arranjo logo se vê.
Última Edição: 04 Mar. 2018 12:26 por Ferra.

placa de indução teka ir6040 04 Mar. 2018 15:04 #8

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
As placas de indução domesticas quando estão a funcionar, os transístores e condensadores funcionam no seu extremo máximo e por conseguinte tem tendência a dar problemas, sim, mas ultimamente existiu avanços nesses componentes. Só uma coisa, 5 anos de garantia mas com extençáo de garantia certo?

placa de indução teka ir6040 04 Mar. 2018 19:51 #9

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Sim, 2 anos da garantia normal mais 3 da extensão por 40€. Disseram que até cobria picos de tensão... Vamos ver...
A Balay custou 243€ + 39,90, a Teka à 2 anos atrás foi à volta de 600, agora na net encontro-a por 360...
Na placa desconfio dos tais condensadores, até os mudava não me custava nada. Qualquer defeito no dieléctrico e entravam em curto e derretiam o cimo como aparentam. Como posso repor em segurança os fusíveis das pistas? Posso soldar um shunt mas gostava de alguma segurança, talvez um fusível lento de 20A?? em cada pista. A placa tem 7200W no total dividida por duas fases (pistas)! Como desconfio dos condensadores e estes se encontram na entrada seria defeito destes ou seria os transistores IGBT que se passaram? Aí ainda toco, nos componentes smd nem pensar!
Última Edição: 04 Mar. 2018 20:06 por Ferra.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema