Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: montagem 123

montagem 123 23 Out. 2008 09:31 #1

ola. estive a ver a montagem do controlador de carga da montagem 123, gostaria que alguem me explicasse o funcionamento dessa montagem, é que gostava de fazer essa montagem, mas queria saber porque que se utiliza esses componentes.
espero por alguma resposta.
continuações de bons projectos

URL: controlador de carga
Última Edição: 26 Nov. 2015 16:59 por Rui.

Re: montagem 123 23 Out. 2008 11:29 #2

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola. podia colocar aqui essa montagem ou link dessa montagem é que eu nao sei qual montagem que se refere. se colocar aqui a montagem ou o link talvez possa ajuda-lo!

Re: montagem 123 23 Out. 2008 13:56 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Suponho que a montagem é esta a que se refere

Controlador de carga para geradores de energia eólica e energia solar

O circuito desta montagem tem a explicação de funcionamento, especificamente qual é a sua dúvida ?
Última Edição: 24 Nov. 2015 02:58 por Rui.

Re: montagem 123 23 Out. 2008 20:47 #4

tenho varias duvidas:
-para que serve a FAN neste circuito? e como é que esta é activada? ela esta sempre em movimento?
-e para que serve a bobine relé nesta mosntagem? que caracteristicas deve ter?
-porque a utilização deste tipo de transistor e não de outro?
- que função desenpenha o 4001 e o LM339? e a utilização de potenciometro, porquê?
obrigada pela atenção

Re: montagem 123 24 Out. 2008 21:14 #5

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
FAn a serve para afastar o hidrogenio das baterias de maneira a evitar a explosão das baterias, a FAN só é activada quando quando as baterias entram em carregamento ,quando as baterias tão carregadas a FAN desliga-se automaticamente.

O relé serve para comutar o circuito que vem dos paineis solares para carregar as baterias ou para ligar directamente no inversor ,o rele deve de ser 12v e 1A pelo menos.

não tem de ser exactamente esse tipo de transistor pode ser outro desde que garanta a a comutação do circuito que esta no colector com o que esta no emissor ,ou seja, quando o transistor entre em condução passe o que esta no colector para o emissor.

O lm339 é um ampop a funçao dele é detectar qundo a bateria esta carregada ou precisa de ser carregada e o 4001 no fundo é que da a intruçao se é ou não preciso carregar a bateria consoante a comparação do lm339.o potenciometro permite defenir quando é que queremos que a bateria seja considerada decarregada ou carregada.

se tiver mais duvidas esteja a vontade!!

Re: montagem 123 05 Nov. 2008 11:39 #6

ola.
estou a fazer a montar este esquema na disciplina que tenho no meu curso tecnologico, tenho algumas duvidas além das que já foram aqui expostas. agradecia que alguem me ajuda-se...

-não percebi como é que os mosfets funcionam como escitores do relé!
-qual o nome do 4001! é um comparador?
-quanto às correntes no circuito, como é que elas funcionam, quais é que devem ser elas am cada ponto do circuito para que não fique danificado? ou isso não é muito importante?
-para que servem os interruptores neste esquema?

acho que por agora é tudo
no decorrer do trabalho provavelmente iram aparecer mais duvidas
muito obrigado pela atenção

Re: montagem 123 15 Nov. 2008 16:37 #7

boa tarde
ainda estou a montar o circuito, porque forma ocorrendo alguns erros, mas por enquanto estou a consegui-los resolve-los, graças as duvidas dos outros utilizadorews deste site.é engraçado é estar muita gente a montar o mesmo circuito...
muito obrigado a todos
ate um dia deste

o forum esta um espectaculo
;) :laugh:

Projecto dnal de curso 13 Jan. 2009 20:54 #8

  • Renato_Didaxis
  • Avatar de Renato_Didaxis
Boas, preciso de fazer um projecto final de curso, ando no curso de electrnica automação e computadores, n me podem dar algumas ideias?

é assim gostava mesmo que me dessam algumas ideias, n posso fazer nada complicado tbm, porque ainda nao precebo muito e nao conclui o curso, gostava mesmo que alguem me ajudasse neste projecto!!

obrigado
Última Edição: 13 Jan. 2009 21:10 por Rui. Motivo: Duas mensagens seguidas....

Re: Projecto dnal de curso 03 Fev. 2009 17:40 #9

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola!!!
tens alguma area favorita?? olha eu qundo fiz o meu projecto obtei pela domotica!! mas se disseres kal a area k preferes talvez possa ajudar!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema