Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: URGENTE: como contruir um Retardador

URGENTE: como contruir um Retardador 27 Jan. 2009 14:24 #1

  • godzilaxs
  • Avatar de godzilaxs
queria idealizar um circuito em que quando ligasse o vcc passado uns 5 a 10 minutos ligasse por exemplo um rele.
pensei usar um 555, mas não encontrei maneira de levar um pulso negativo ao pino 2
tb pretendo que apos esse retardo o rele fique ligado enquanto houver vcc.
o ciclo deve-se "auto resetar" apos a quebra de vcc

alguma ideia?
Última Edição: 27 Jan. 2009 14:26 por godzilaxs.

Re: URGENTE: como contruir um Retardador 27 Jan. 2009 14:30 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Pode perfeitamente usar o 555 para activar um relé, e aliás, em vez de activar o relé directamente pode passar por um flip flop no final, isso activará uma porta que apenas vai desligar quando o vcc desaparecer..

Re: URGENTE: como contruir um Retardador 27 Jan. 2009 19:43 #3

  • godzilaxs
  • Avatar de godzilaxs
Obrigado pela atenção, mas continuo com a dúvida...
é que não estou a ver o modo de fazer disparar o 555, com um pulso negativo, por exemplo, automaticamente, sem que esse sinal de disparo não fique permanentemente num estado (hi ou lw). ou seja no fundo preciso que o contador entre em funcionamento quando o vcc é ligado e pare ao fim de 5min, ainda com o vcc ligado obviamente...
se deixar o disparo num dos estados (o trigger sempre a low ou sempre a high) o contador não inicia, ou estou enganado? (sinceramente ainda não fiz a experiencia numa bread board, e já não mexo em componentes electronicos vai para 10 anos :P)



ok... já encontrei uma maneira diferente de montagem do 555 como monoestável, que faz aquilo que quero, em vez do tipico pulso negativo no pino2...

para quem tiver a mesma dúvida deixo aqui o esquema:

elecfree.com/electronic/power-on-delay-circuits-by-555/
Última Edição: 28 Jan. 2009 01:01 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema