Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: controlador stepper

controlador stepper 13 maio 2013 00:07 #1

Olá a todos!

Neste meu primeiro tópico, queria pedir a vossa opinião sobre um projecto que quero criar.

O objectivo é criar um controlador de um stepper que tenho, para isso vou usar os materiais: chip 4028, chip 4029 e Pitch Dip Switches.

Resumidamente, o contador (up/down) 4029 faz subir e descer os steps, o chip 4028 descodificar criando "linhas" de comunicação para o stepper. As tais "linhas de comunicação", antes de chegarem ao stepper, são codificadas pelos Pitch Dip Switches.

Agora entre o stepper e Pitch Dip Switches. O stepper usa 4 entradas, a cada step, as 4 entradas variam perante uma sequência. A sequência é codificada/determinada pelos Pitch Dip Switches, um exemplo é step 1 (0001), step 2 (0011), step 3 (0010), etc até ao 8º step.

Cada Pitch Dip Switches vai estar ligado ao out do chip 4028 (descodificador). O descodificador 4028, converte o sinal de 8 bits, para cada um do seu out. O sinal de 8 bits provem do contador 4029, só para informação, o contador estará ligado à arduino.

A minha questão é, acham que me conseguem auxiliar no projecto e evitar possiveis erros? ou dicas para melhorar?

Eu ainda estou a criar o esquema e depois colocarei aqui.

Re:controlador stepper 27 maio 2013 23:02 #2

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
Sim, com um esquema, mesmo que básico, já ajuda a ter uma ideia ... porém não esquecer que se quiser fazer as coisas discretamente, tem de usar mosfets para operar os enrolamentos do stepper (pelo que percebi, deve ter 2 enrolamentos)

...mas, porque não usar o L293 que é barato e já tem metade do trabalho feito ?

Cumprimentos

Re:controlador stepper 16 Jun. 2013 18:05 #3

Olá, desculpem ter demorado bastante tempo.

Deixo aqui um esquema que fiz, em png e svg. O svg tem um problema que ficou com uma área transparente superior não sei pq e tive de o comprimir por o forum não suportar a extensão.

Apesar de provavelmente já existir chips que fazem o que quero, depois de algumas horas dedicadas, queria terminar o esquema para a ideia, acho que é bom para ir praticando e ir percebendo.

Digam o que acham, ainda tenho que resolver a parte do contador ser decimal ou hexadecimal e só precisar de octal, melhor será mudar de contador mas qual?

Cumprimentos.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: esquema.zip
Tamanho do Ficheiro: 5981

Última Edição: 16 Jun. 2013 18:08 por metralha761.

Re:controlador stepper 16 Jun. 2013 23:00 #4

  • Lagaffe
  • Avatar de Lagaffe
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 43
  • Agradecimentos 4
3 perguntas rápidas:

- Qual a corrente máxima por cada enrolamento do stepper?
- Qual a frequência de passo do stepper?
- Qual a referencia do componente que parece um switch de 4 pólos ?

Re:controlador stepper 29 Jun. 2013 18:28 #5

As perguntas têm a sua lógica, mas, ficam digamos que ... dissipadas porque o diagrama não está completo.

Quanto à corrente e tensão para alimentar o stepper, não passam pelo esquema, existe um controlador que amplifica a tensão e corrente para a desejada (não sei se é correcto o que disse).

Mas mesmo assim deixo aqui o stepper que actualmente tenho, apesar de poder ser alterado para qualquer outro.

www.raspberrypi-spy.co.uk/wp-content/uploads/2012/07/Stepper-Motor-28BJY-48-Datasheet.pdf

Já agora aproveito para dizer que vou estou pa comprar L297 Stepper Motor Controller Driver IC, isto fará o que estou a tentar construir no esquema, mas com uma performance superior. E quando tiver tudo pronto, acho que será bom exisitr um tópico de como usar e quem sabe, explicar como funciona um controlador de stepper.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema