Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: condensadores como booster

Re:condensadores como booster 09 Fev. 2014 20:52 #11

  • FabiosAppLou
  • Avatar de FabiosAppLou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
Em relação aos led's, se eu entendi você quer fazer um circuito que commute as duas saidas, ora os led's ora a saida correcto?

Bom se assim for abaixo deixo também um esquema que o ajudará nisso.
Lembro só é que os valores que coloquei são apenas ilustrativos, quero dizer com isto que vai funcionar mas a um ritmo que não previ. Jogue com o valor dos resistores de 100k e do capacitor para variar os tempos de comutação.

O circuito vai suportar a vontade 24V pois os led's tem resistor de 1K, uma ve que não sei o que tenciona colocar na saida. Lembre-se que deve respeitar os limites do transistor, se não chegar troque por outro, não ah problema desde que seja PNP e com alguma alteração no circuito pode usar até NPN. Lembre-se que talvez o ritmo altere ligeiramente consoante o transistor usado.
By Fábio Lourenço

Re:condensadores como booster 13 Fev. 2014 10:26 #12

Mas esse esquema vai estar sempre a alternar enter a saida pros LEDs e a outra saida? ou só liga os LEDs quando a outra saida não está a ser usada?

Tendo em conta o booster tem capacidade de 500 mA, esses transistors não vão aguentar que têm o limite de 200 mA, pelo menos foi o que me pareceu do datasheet.

Re:condensadores como booster 13 Fev. 2014 15:21 #13

  • FabiosAppLou
  • Avatar de FabiosAppLou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
O circuito está sempre a comutar a uma frequência que é decidida entre as resistências e os condensadores.
Coloque um transistor extra na saída para poder ligar o que precisa, ou altere os 2 transistores por uns que suportem essa corrente.

Se usar o transistor extra coloque resistência de base caso contrário com ele ligado dessa forma vai queimá-lo instantaneamente. O ideal é fazer o cálculo correto para a carga mas se colocar uma resistência de 1 ou 10 kilo Ohms já será bom. (Penso)

Extra-> Uma vez que numa saída e na outra vão existir cargas diferentes coloque um diodo 1n4001 ou 1n4007 na entrada do condensador, isto fará com que ele apenas descarregue pela resistência e se estas forem iguais vai ter um Duty Cicle(D) idêntico para ambas as saídas.
Caso contrário a entrada com maior carga vai ter um D mais baixo que a saída com menor carga.
Isto vai obrigar a diminuir a capacidade dos condensadores para não aumentar o Dt (Duty Cicle total)

Espero ter sido útil.
By Fábio Lourenço
Última Edição: 13 Fev. 2014 15:28 por FabiosAppLou.

condensadores como booster 24 Fev. 2014 10:08 #14

De volta aos comentários.

Penso que com este blog que eu criei, consigam perceber melhor o meu projecto.
luisdanielinfor.blogspot.pt/2014/02/lanterna-eco.html

O meu objectivo não é que esteja sempre a comutar, mas que funcione como um interruptor para escolher qual dos circuitos está ligado (circuito de LED ou circuito de saída).

condensadores como booster 26 Fev. 2014 15:26 #15

  • FabiosAppLou
  • Avatar de FabiosAppLou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
Boa tarde.
Sendo assim a unica coisa que precisa é um computador ON-ON ou um ON-OFF-ON.
Algo do género disto.
www.multimarine.pt/loja/images/soldar.jpg
By Fábio Lourenço

condensadores como booster 26 Fev. 2014 23:03 #16

Sim mas eu queria evitar usar um comutador desses, pois isso requer andar a furar e adaptar.

Acho que vou criar algo mais simples, o cabo de saida liga os leds através de um pino. Depois mostro o projecto conforme for avançando.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema