Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Acionamento gerador

Acionamento gerador 30 Ago. 2013 19:33 #1

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Olá!!! Estou precisando de algum dispositivo que acione um gerador que alimentará um carregador de baterias. Este dispositivo deverá monitorar a tensão das baterias e quando a tensão chegar a +/-10,8V o gerador deverá ser acionado. Quando a tensão chegar em cerca de 14V, ou depois de um tempo pré determinado o gerador deve ser desligado.
Gostaria de saber se alguém conhece algum dispositivo no mercado que possa me ajudar neste projeto.

Re:Acionamento gerador 30 Ago. 2013 19:38 #2

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Caso não haja nenhum dispositivo no mercado, estava pensando em fazer alguma coisa com amplificador operacional. Um comparador monitoraria a tensão da bateria, acionando um relé responsável pelo start da máquina. Outro comparador verificaria a tensão de carga, desligando o gerador, ou então um temporizador faria com que ele se desligasse depois de um tempo. Será que isso seria possível???

Re:Acionamento gerador 31 Ago. 2013 01:50 #3

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Penso que está a pensar em usar motor de combustão.

Parece-me que nã pode ser assim tão simples.
Veja:

1- para ligar o motor vai preisar de bateria adicional. Como a carrega?
2 - o sistema de arranquedeve ser temporizado ou existir uma detecção de que o motor arrancou.
3 - se o otor não arrancar o que deve acontecer?

Para fazer isto e outras coisas necessárias parece-me melhor usar um microcontrolador.

Re:Acionamento gerador 31 Ago. 2013 11:09 #4

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Buenas!!! Sim existe uma bateria somente para a partida do gerador. Pois é, o pic me veio na cabeça, porém
não tenho o "gravador" do pic e nem o programa, além do que já nem lembro mais com se programa. Só "mexi" com isso no curso e isso já faz quase 10 anos. . . Com o pic, certamente ficaria bem simples. . .

Re:Acionamento gerador 31 Ago. 2013 21:37 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Fazer o que pretende e pensand0 quer no objectivo final quer nas outras condições de um processo esse tipo penso que mesmo "só" com micro.
De outra forma vai ser bastante complicado,salvo melhor opinião.

Costumo usar micros da Atmel e parece-me que seria relativamente simples.
Um programador para os atmel é bastante simples, por exemplo o Pony.

Mas claro tudo isto depende dos seus conhecimentos.
Última Edição: 31 Ago. 2013 21:41 por zurca1599.

Re:Acionamento gerador 01 Set. 2013 17:37 #6

  • ranzzo
  • Avatar de ranzzo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 13
Pois é caro colega. Como mencionei anteriormente, tenho pouquíssimo conhecimento com programação de PIC. De qualquer forma parece-me a única forma de ser feito. . .

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema