Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Acender um LED usando apenas um pulso

Acender um LED usando apenas um pulso 22 maio 2014 02:40 #1

E um seguinte queria montar um circuito onde eu aperto um botão de pulso(COMO EXEMPLO
o botão de um teclado de computador)e ele criasse um selo em que parte sairia para um
LED e o mantivesse ligado, e com outro botão de pulso eu desliga-se apenas esse circuito
Por que eu vou montar esse circuito 7 vezes e liga-lo em apenas uma fonte.
A =ON (BOTÃO DE PULSO)
B =OFF(BOTÃO DE PULSO)
Q1=TRANSISTOR PNP
Q2=TRANSISTOR NPN
D1=LED
R1=RESISTOR QUE LIMITA A TENSÃO PARA NÃO QUEIMAR O LED

O circuito que montei deu certo mais quando e montei dois dele em uma fonte só o LED
dos dois a um queda de tensão(fica mais fraco)
No caso para quebra o selo teria que cortar a linha do emissor do TRANSISTOR PNP,
com a base do TRANSISTOR NPN,mais como e um botão pulsante, e o do teclado é normalmente
aberto não daria certo teria que ser um normalmente fechado que quando o apertasse na
ora quebrava o selo.
Eu não queria usar relé porque é meio caro e grande, ao não ser que a um mine relé,
se houver puderem me dizer o nome dele eu agradeço, se não houver se tiver como fazer o
circuito usando apenas transistor, portas logicas ou transistor e portas logicas pois
seria muito legal que a placa ficasse pequena, ate agora pra mim o modo que eu tenho
certeza que da certo e através de transistor, sei também que através do flip flop ,da
certo, mais agora que to começando a entende-lo, se puder demonstra através de
imagem alguma forma que da realmente certa eu agradeço!!!
vou também colocar a foto em sequencia do que eu consegui,e tambem o circuito no isis.
(lembrando que e botão de pulso)
01-Estado zero
02-A e apertado
03-A e desapertado
04-B e apertado
05-B e desapertado e volta ao estado zero
pagina para o download do arquivo=http://www.4shared.com/zip/qiYiw8L9ba/circuito_pulso_isis.html
Anexos:
Última Edição: 22 maio 2014 02:48 por davidvsl.

Acender um LED usando apenas um pulso 23 maio 2014 01:54 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
A função que necessita denomina-se Flip-Flop, veja este tópico.

Chave on/off com push button

O processo é o mesmo embora seja usado um circuito integrado, neste caso temos um relé

Para ligar um led com um transístor, ver esta URl

Ligar LED com um transistor
Última Edição: 12 maio 2016 18:09 por Rui.

Acender um LED usando apenas um pulso 23 maio 2014 02:23 #3

Sim sera que existe um mine relé, ou um relé encapsulado? pois precisava que fosse pequeno? porque se existisse eu usaria o mine relé de boa. alias valeu pela resposta!

Acender um LED usando apenas um pulso 25 maio 2014 22:53 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
davidvsl escreveu:
E um seguinte queria montar um circuito onde eu aperto um botão de pulso(COMO EXEMPLO
o botão de um teclado de computador)e ele criasse um selo em que parte sairia para um
LED e o mantivesse ligado, e com outro botão de pulso eu desliga-se apenas esse circuito
Por que eu vou montar esse circuito 7 vezes e liga-lo em apenas uma fonte.
A =ON (BOTÃO DE PULSO)
B =OFF(BOTÃO DE PULSO)
Q1=TRANSISTOR PNP
Q2=TRANSISTOR NPN
D1=LED
R1=RESISTOR QUE LIMITA A TENSÃO PARA NÃO QUEIMAR O LED

O circuito que montei deu certo mais quando e montei dois dele em uma fonte só o LED
dos dois a um queda de tensão(fica mais fraco)
No caso para quebra o selo teria que cortar a linha do emissor do TRANSISTOR PNP,
com a base do TRANSISTOR NPN,mais como e um botão pulsante, e o do teclado é normalmente
aberto não daria certo teria que ser um normalmente fechado que quando o apertasse na
ora quebrava o selo.
Eu não queria usar relé porque é meio caro e grande, ao não ser que a um mine relé,
se houver puderem me dizer o nome dele eu agradeço, se não houver se tiver como fazer o
circuito usando apenas transistor, portas logicas ou transistor e portas logicas pois
seria muito legal que a placa ficasse pequena, ate agora pra mim o modo que eu tenho
certeza que da certo e através de transistor, sei também que através do flip flop ,da
certo, mais agora que to começando a entende-lo, se puder demonstra através de
imagem alguma forma que da realmente certa eu agradeço!!!
vou também colocar a foto em sequencia do que eu consegui,e tambem o circuito no isis.
(lembrando que e botão de pulso)
01-Estado zero
02-A e apertado
03-A e desapertado
04-B e apertado
05-B e desapertado e volta ao estado zero
pagina para o download do arquivo=http://www.4shared.com/zip/qiYiw8L9ba/circuito_pulso_isis.html



O seu circuito nao se percebe.

Os transistores estao mal polarizados.


Pior que isso já reparou que o switch B faz curto-circuito a bateria.


Existem relés bem pequenos ( atençao ás tensoes e correntes).

Procure pelas marcas Coto ou Clare.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema