Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sensor de humidade + arduino + bomba de agua

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 00:57 #1

Ola Pessoal.

Ando aqui de volta de um projecto em que me permitia uma rega automática dos meus bonsais, agora nas ferias da jeito ;)

Comprei pelo ebay um sensor de humidade, já o tenho a funcionar e esta aprovado, contudo agora queria adicionar uma bomba de agua de maneira a que chegasse a um determinado valor (terra seca) e ela arrancasse permitindo assim regar o bonsai...
também já cá tenho a bomba de agua, comprada pelo ebay com as seguintes caracteristicas:
DC12V 4.8W, segundo as minhas contas para calcular a corrente:

P = I x V <=> I = 2.5A

sendo assim eu pergunto, qual é a melhor maneira para a ligar ao arduino ?
na verdade 12V é muito o ideal é mesmo com apenas 5V (aquilo tem mta forca) não dá para ligar directamente a um pin do arduino ? eu só queria desligar e ligar a bomba, mais nada. nao me importo de perder potencia quando mais devagar a agua sair melhor ;)
digam a vossa justiça :)

cumps
Última Edição: 22 Jul. 2014 01:03 por CrazyBony.

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 01:25 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Não ligue o motor diretamente ao arduino pode até funcionar mas não vai durar muito tempo, a placa vai rebentar.

A forma ideal para executar esse projeto é usar um relé ativado por transistor, ambos são muito comuns e de certeza que não vai dar problemas,

Pode ver o esquema nesta url: Atuar relé com o arduino

O circuito é muito simples e pode usar vários tipos de relé.

Os seguintes utilizadores Agradeceram: CrazyBony

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 01:38 #3

obrigado :) mto bom esse link, desconhecia !

Contudo fiquei sem entender que tipo de rele usar, isto permitindo apenas que cheguem 5V 2.5A a bomba de agua?

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 01:45 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Pode usar vários tipos de relé e transistor, neste caso tem um motor de 12V, o relé pode ser de 12V ou se 5V (tensão da bobina)vai atuar um conjunto de contatos que permitem passar 12V, verifique o funcionamento em Relé depois basta fazer as contas que disponibilizei nesse link e comprar um transistor, qualquer bc547 ou bc548 suportam um relé para as condições que necessita.
Última Edição: 22 Jul. 2014 01:47 por Rui.

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 01:53 #5

pois mas é ai que esta o outro problema...
A bomba é de facto 12V contudo para regar o bonsai, aquilo injecta a agua com muita forca!
Estive a testar e liguei a bomba a uma fonte de 5V e é de facto muito melhor assim, a bomba a funcionar apenas a 5V.

Então provavelmente o melhor é arranjar um rele de 5V ? depois fazer as outras contas para esse rele.
nao sei se me fiz entender.

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 02:02 #6

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 22 Jul. 2014 06:37 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Uma coisa é a alimentação do relé a bobina.. pode usar um de 5, 12, 24 o que entender, basta medir a impedância do relé e calcular a resistência de base do transistor.
A outra coisa a alimentação do motor, a bobina vai fazer com que os contatos abram ligando ou desligando o circuito que está a ser controlado.



o + será a alimentação da bobina, que vai atuar sobre o contatos que por sua vez abrem ou fecham os contatos para ligar ou desligar o motor que pode ter a tensão que entender (esta imagem refere "alimentação de alta potência" que neste caso concreto é apenas a alimentação do motor).
Última Edição: 22 Jul. 2014 06:37 por Rui. Motivo: correção
Os seguintes utilizadores Agradeceram: CrazyBony

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 24 Jul. 2014 22:36 #8

Viva novamente.
Arranjei um rele de 5VDC (JQC-3F)
Tive a medir o valor da resistência e deu-me 57 Ohm (estranho no tal site disse que ele variava entre 120 e 10000 Ω.)
tive a fazer umas contas:

I=V/R = I = 5v[tensão do rele]/57 = 0.087A

O transístor que vou usar o BC548.

HFE = 80 (apensar do datasheet nao ter encontrado em nenhum lado estes 80 :S :S )
o Hfe do BC548 no datasheet encontrei min = 110 e o max = 800),
contudo fiz as contas com o 80 como no site:

HFE = Ic/Ib = 0.087/80 = 0.001A

Finalmente para calcular o R deu-me:

R = U/V = 5v [arduino] / 0.001 = 5000 Ohm portanto 5kOhm

esta tdo correcto ?
obrg.

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 25 Jul. 2014 10:37 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Esse tal site é este site aqui.. clicando no menu onde diz circuitos no menu no topo à direita.
O HFE (ganho) pode variar em função do fabricante do transístor, neste caso, não é critico porque vamos usar o transístor como comutador. O valor de R terá de ser um valor comercial, neste caso 4K7... e o circuito deve funcionar sem problemas...
Atenção ao seguinte, alguns relés já têm o díodo incorporado, se for o caso, o valor de medição da bobine varia se for medido num sentido ou no outro, existe outra forma de verificar o consumo do relé, ligar o relé a 5V e verificar com o amperímetro quanto está a consumir. Assim ficamos com o Valor I que o relé consome e que calculamos para 87mA.
Última Edição: 25 Jul. 2014 10:38 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: CrazyBony

Sensor de humidade + arduino + bomba de agua 31 Jul. 2014 02:22 #10

Pois, agora que fala disso a que reparei que esse site é mesmo este :) sorry !

já cá tenho o material para este projecto inclusive o rele comprei este: JQC-3F 5vDC, este já tem diodo interno ?

Com ele desligado tive a medir a resistência e ele dá igual nos dois sentidos...

tive a medir a corrente ligado a 5V e deu-me 84mA.

conclusao ?
Última Edição: 31 Jul. 2014 02:46 por CrazyBony.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema