Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Construção de Painel de Controlo para SIMRACING

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 20 Set. 2014 15:06 #1

Boas,

Como informei na minha apresentação, sou un fan praticante de SIMRACING ( Jogos Simuladores de Corrida de Automóveis) mas não percebo muito desta área, sendo que os conhecimentos que tenho da electrónica são na óptica do utilizador. ;D ;D Sei montar PCs e seguir diagramas, mas apenas isso, pelo que pretendo uma ajuda para realizar um pequeno projecto que consiste em inserir botões no criar uma "Button Box" (Painel controlador de funções no jogo), dentro deste tipo, que simule um painel de instrumentos de um carro de competição, com a finalidade de suprir a necessidade de ir ao teclado enquanto realizo corridas online:




VIDEOS YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=E_KvKbC9TRA
https://www.youtube.com/watch?v=mLv4Gj0Ilu0

A ajuda que pretendo é no sentido de saber quais os componentes necessários e onde os posso comprar, nomeadamente, a placa controladora onde ligam os botões, que deverá ter uma saída USB.

1 - Projeto Button Box:

Deste modo, eis o projecto que tenho em mente:

1 - Placa Controladora de 32 Inputs com ligação USB- A mais barata que encontrei, que vem com software programado para definir os botões é esta por 28 euros:
DSD http://www.derekspearedesigns.com/32-button-no-matrix-controller.html outra

Outra possibilidade é a da Leobodnar 32 Botões
http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=86&products_id=205

2 - Fios e ligações - Preciso de ajuda neste caso, pois soldaduras não é comigo, embora se arranje. Lembrei-me algo deste tipo:http://www.ebay.com/itm/40x-Cable-1-Pin-Dupont-20cm-Hembra-Hembra-FEMALE-TO-FEMALE-WIRE-ARDUINO-PROTO-/131273660983?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item1e90851a37), quais devo escolher?

3 - Tipo de botões - Serão vários, Push buttons, Toggle Switch ON-Off-ON e ON-ON, Rotary Enconder e Rotay Swicth. No fundo simular um painel de instrumentos de um carro de competição.

4 - Botão tipo joystick para andar pelo menu - Pretendo ajuda neste assunto, visto não encontrar um "joystick que faça ao mesmo tempo para cima, baixo, direita, esquerda e qd pressionado faz de "Enter") Também me lembrei de colocar 5 botões dedicados só para isso (mais pequenos e diferentes dos outros) em forma de losango. Tipo isto (botões 1 a 5)


5 - Caixa exterior - Ainda não consegui encontrar uma caixa de jeito para isto. o que aconselham e onde comprar. Preciso de uma que tenha uns 20 por 15 cm, em plástico.

Face ao exposto se me poderem ajudar nos pontos 1,2,4 e 5 ficaria muito agradecido, bem como opiiões que melhorem o projecto.

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 20 Set. 2014 23:12 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
É assim:
Tens que comprar o material que necessitas, botões, interruptores, luzes, leds, placa controladora usb, caixa etc. Depois tens que fazer as ligações conforme o manual.

Consulta ainda este site


www.ultimarc.com/

Quanto á caixa e componentes, consulta

www.mouser.com
Última Edição: 20 Set. 2014 23:18 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rebellion

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 21 Set. 2014 00:47 #3

Boas,

Obrigado pela resposta.

Quanto ao site da placa que mencionas, sai mais barato os que coloquei, ainda para mais com portes incluídos.

Quanto aos botões já tenho quase tudo para encomendar. Estou só a ver as quantidades que vou necessitar.

As minhas duvidas vão para que fios e terminais a escolher para fazer a ligação. Não faço ideia.

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 21 Set. 2014 09:13 #4

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
As ligações são feitas com fio normal de 0.75 ou 1mm convem é serem feitas com cores diferentes e por norma a massa é preto. depois tens que ver que tipo de ficha é que liga no tipo de placa que vais comprar

Em tempos já realizei um projeto idêntico mas mais simples, era o que se usava na época

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 22 Set. 2014 10:06 #5

Obrigado.

Ele aconselha aqueles fios que vêm com um jumper... não sei se não fica muito solto, tipo isto

www.ebay.com/itm/40PCS-Dupont-Wire-Color-Jumper-Cable-2-54mm-1P-1P-Female-to-Female-For-Arduino-/201171618280?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ed6c349e8

E não sei se este tipo de terminal dá para ligar aos botões... se calhar tenho de soldar.

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 22 Set. 2014 20:29 #6

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Para um trabalho profissional devia ser ligado por fichas idc e flatcable, mas necessitas de um alicate próprio para essas fichas. Para ligar o flat nos interruptores e botões, penso que tem que ser soldado
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rebellion

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 09 Out. 2014 19:09 #7

Boas,

Entretanto já começou a chegar material e queria uma ajuda extra.

No inicio do tópico não referi mas também pretendo adicionar mais botões para o meu volante (que só tem dois) e para este caso mandei vir do ebay um gamepad (http://www.ebay.com/itm/111147672666?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT)

Já verifiquei que funciona e procedi à abertura do mesmo:



O que venho aqui esclarecer são os locais para os pontos de soldadura para ligação dos botões:



A Azul coloquei o GND e a vermelho a ligação ao botão.

Na parte de trás tem mais 2 placas com 2 botões cada.

As placas ligam na "placa mãe" nos rectângulos onde indica [K5 G R1] e [K8 G K6]

Ou seja parece-me que o circuito GND é o do meio, deste modo questiono se posso ligar desta forma:



Quanto à outra PCB que mandei também mandei vir deve estar mesmo a chegar.

Obg

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 09 Out. 2014 19:26 #8

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Esse tipo de ligação poderá ser funcional mas em nada é profissional

Normalmente esses contactos funcionam por matriz de contactos e por conseguinte não tem gnd

As pistas de ligações são demasiado finas para ser soldado fios e com o uso irão dar problemas alem de quando der avarias é um quebra cabeças para reparar

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 09 Out. 2014 22:01 #9

Obrigado pela reposta.

A minha intenção não será vender. Apenas tentar fazer umas ligações e ver se funciona.

Pois, mas preciso de ligar o gnd dos botões para eles funcionarem.. a minha duvida é onde.

Se dos 12 botões possíveis ficar com 6 já é muito bom :)

Construção de Painel de Controlo para SIMRACING 09 Out. 2014 22:09 #10

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Tem que ser usado um transitor com uma resistencia na base para cada botão
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rebellion
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema