Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Circuito com LED RGB em série e paralelo!

Circuito com LED RGB em série e paralelo! 28 Set. 2014 05:26 #1

  • Selva
  • Avatar de Selva
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Olá meus queridos. Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a oportunidade de adquirir mais conhecimento através do fórum Electronica.

Eu estou com a intenção de decorar minha mesa e meu gabinete com luzes LED, e procurando saber, eu descobri Luzes LED RGB. As de apenas uma cor eu sei instalar direitinho em série e paralelo, mas e com relação as LEDs RGB (minha atual dúvida)?

A minha verdadeira intenção é ter, digamos, cinco LEDs RGB em série ou paralelo, e quando quiser, desativar uma cor de LED para mudar a cor que o LED está emitindo. Tipo, desligar o fio do LED vermelho e o vermelho se apagar de todos os cinco LEDs, deixando somente a funcionar o verde e o azul.

Eu montei esse "circuito", gostaria de saber se ele está feito da forma correta para o meu objetivo.



Obs. Gostaria de deixar claro que sei que existem maneiras de usar o arduino, colocar controladores e assim por diante para poder mudar a cor do LED, mas eu quero apenas desconectar algum dos fios para assim obter uma cor diferente. Resumindo:

Não tem aquelas fitas LEDs RGB que vendem com o controle remoto? Eu quero poder mudar a cor para outras cores básicas apenas desconectando o fio de uma cor do LED, como já foi explicado.


Muito agradecido, espero fazer novas amizades aqui e desejo a todos um ótimo domingo e fiquem com Deus.
Última Edição: 28 Set. 2014 05:29 por Selva.

Circuito com LED RGB em série e paralelo! 28 Set. 2014 21:15 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Apenas o circuito paralelo está correcto.

Note que nos outros rem alguns rgb com os terminais em paralelo directo. Isto está incorrecto pois cada led interno do rgb tem tensões diferentes e a corrente vai ser derivada para para o de menor tensão .
Claro que poia alterar colocando resistências em todos


Por outro lado se na série desligar apenas fio de uma das cores de um dos led vai ter (supondo 20mA por led interno) um rgb a tentar conduzir 60mA e o outro 40mA.
Para ter uma ideia pode ficar coc led internos a conduzir cerca de 30ma e outros 6mA.

Claro que vai ter efeitos estranhos.


Nota: as resistências devem ter valores de acordo com as tensões de cada cor díodo.
Última Edição: 28 Set. 2014 21:33 por zurca1599.

Circuito com LED RGB em série e paralelo! 29 Set. 2014 00:02 #3

  • Selva
  • Avatar de Selva
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Meu querido, obrigado pela explicação. Como então eu poderia colocar esses leds rgbs em série? E como controlar suas cores?

Circuito com LED RGB em série e paralelo! 29 Set. 2014 02:38 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Colocar em série pode mas tem de colocar resistências em serie em todos os terminas dos rgb que estão em série. Ver imagem.

O problema e que se quer alterar as cores tem de alterar da mesma forma em todos eles ao mesmo tempo.

Suponha que tem 2 rgem serie, rgb1 e rgb2.

Se por exemplo desligar o terminal verde e vermelho em rgb2 ,o que acontece é que toda a corrente que vem do rgb1 vai atravessar o led azul de rgb2 e isto pode destruir rgb2.

Resumindo: só me parece correcto usar um sistema com os rgb em serie se for fixo.

Agora se quer andar a alterar as cores aconselho que use o circuito que colocou em paralelo.
Anexos:
Última Edição: 29 Set. 2014 02:54 por zurca1599.

Circuito com LED RGB em série e paralelo! 29 Set. 2014 13:45 #5

Selva,

Posso sugerir o uso de uma fita led 5050 RGB??

É o mesmo que eu uso na minha secretária. Como tenho o comando para controlar, regulo a intensidade, a cor e ligo/desligo quando quero pelo comando.

No ebay é fácil de encontrar e a preço bastante acessível.

Cumprimentos.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema