Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: LED's rítmicos

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 23:56 #11

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Talvez assim.

O circuito permite usar amplificadores de diferentes potencias.

Basta regular o volume para o valor desejado e depois ajustar o potenciómetros R3 para o efeito desejado.

Note que o circuito pode ter que ser alterado conforme a potencia do amplificador ou ainda para colocar mais led ou outro tipo.
Anexos:
Última Edição: 29 Nov. 2014 00:07 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro PMC

LED's rítmicos 29 Nov. 2014 01:34 #12

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Zurca1599 eu expliquei-me mal, peço desculpa. Realmente os leds não piscam sempre com a mesma intensidade. O que se passa é que uma vez na escola eu e uns colegas ligámos um led com uma resistência a uma coluna precisamente para tentar fazer aquilo que se vê no video. E resultou. O que aconteceu foi que quando subimos o volume, alterou a tensão que a coluna estava a receber e consequentemente alterou a intensidade. E o led queimou.
Agora este circuito que me deu é bem capaz de resultar já que tem o potenciometro. É só utilizar um programa para as musicas ficarem todas com o mesmo volume (porque senão tenho de regular o potenciometro em todas as musicas). Eu vou analisar o circuito e se tiver alguma dúvida eu pergunto.
Entretanto se me puder dar uma explicação simples sobre o circuito que o sr. Rui me deu...
A minha dúvida é aquele VCC que já sei que é a alimentação com que vou alimentar o circuito. Isso quer dizer que é alimentado por uma fonte normal tipo uma fonte de computador como naquele circuito que eu coloquei?
Entretanto quando tiver um tempinho posso colocar aqui uma foto do meu amplificador. Já é bem antigo mas se tiver a tal saída para o gravador ia facilitar muito a vida já que a tensão não está relacionada com o volume.
Peço desculpa ser um "nabo" nestes assuntos... Obrigado a ambos pela paciência.

LED's rítmicos 29 Nov. 2014 21:05 #13

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Vamos lá:

1) o circuito que experimentou na sua escola , díodo e resistência directos na saída do amplificador , é lógico que iria falhar.

Todas as peças electrónicas têm limites de funcionamento.
Ao aumentar a potência do amplificador vai ultrapassar esses limites.
Seja a corrente máxima em sentido directo ou a tensão inversa máxima.

2) O circuito que coloquei não funciona por ter potenciómetro.
Se olhar bem vai ver que a entrada tem um circuito que limita a tensão aplicada ao transístor.
Desta forma pode usar níveis de potência de alguns watt até varias dezenas.
O potenciómetro serve para, depois de escolher o volume de som que precisa, ajustar a luminosidade dos led.

Isto é pode aumentar a potencia, dentro de alguns limites, que o circuito não vai ser destruído. O que vai acontecer é os led ficam sempre acesos ou quase.

3) quanto à fonte vcc pode usar qualquer fonte de 12V e com capacidade de corrente.

4) o circuito que o Rui colocou e como lhe indicou , funciona de maneira diferente. É um VU.

Como exemplo, apenas explicativo, imagine que aplica na entrada um sinal entre 0 e 10V.

Quando o sinal está entre 0 e 1 V acende o 1º led .Se o sinal sobe para 1 a 2 V passam a acender o 1º e 2º led .
E claro se for aumentando a tensão mais led acendem até ao ultimo.


Fui claro?

LED's rítmicos 30 Nov. 2014 04:12 #14

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Agora sim, percebi tudo. Muito obrigado pela paciência e pela ajuda.
Os melhores cumprimentos.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

LED's rítmicos 30 Nov. 2014 05:53 #15

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
ok, disponha.

LED's rítmicos 16 Jan. 2015 21:04 #16

  • Zapião
  • Avatar de Zapião
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • Num CPU
  •   
  • Mensagens: 10
Nos meus tempos de catraio cheguei a ligar os leds directamente aos fios do altifalante sem resistencia nenhuma e funcionavam.
Processando...

LED's rítmicos 17 Jan. 2015 00:37 #17

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Zapião escreveu:
Nos meus tempos de catraio cheguei a ligar os leds directamente aos fios do altifalante sem resistencia nenhuma e funcionavam.

Se pensa ser essa a maneira correcta !!
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Zapião

LED's rítmicos 17 Jan. 2015 15:00 #18

  • Zapião
  • Avatar de Zapião
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • Num CPU
  •   
  • Mensagens: 10
Claro que não é a maneira correcta, mas como disse, na altura era catraio (15 anos), e descobri que fazendo assim funcionava. Não tinha soldador e nem me atreveria a usar, era tudo à base de papel de prata daquela usada na cozinha e fita-cola. Velhos tempos.
Processando...
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema