Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Caixa com 12 switches

Caixa com 12 switches 19 Fev. 2015 03:30 #1

  • VascoMD
  • Avatar de VascoMD
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boas pessoal recentemente ocorreu-me a ideia de fazer uma caixa com vários switches em que conseguisse ligar todos os dispositivos da minha secretária. Bem eu queria switches com LEDs, mas switches com LEDs só existem a funcionar a 12V, então pensei em fazer uma caixa de 50x50x10cm (rectangular) em que iria por, 12 tomadas assim www.mkti.pt/images/tomadas_cd500_jung.jpg , na parte de trás da caixa ( que seria onde iria ligar os vários dispositivos como por exemplo, computador, candeeiro, colunas etc...), e fazer um circuito 230V para alimentar essas tomadas, mas dependentes de uma fonte 230V/12v que ligaria aos switches que por sua vez estariam ligados a relés que por sua vez estariam ligados ás tomadas. Não sei se me estou a explicar bem por isso vou deixar aqui um esboço do esquema que fiz postimg.org/image/gswkb3wi1/ .
Queria saber se isto era viável, e se sim, se seria muito gastador em termos de energia, se seria eficiente, ou se há alguma maneira melhor de fazer o que queria.
Agradeço desde já a colaboração.

Caixa com 12 switches 19 Fev. 2015 04:00 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
VascoMD

Benvindo

Existem switch com iluminação que funcionam com 230V.
De várias cores e formatos.

Switch

Não precisa de relés, etc.

E fica mais simples e barato. E com consumo praticamente zero.

inter-il220.jpg


switch_jpg_220x220.jpg



Também existem réguas já prontas semelhantes ao que pretende.

Réguas


Cumprs
Última Edição: 19 Fev. 2015 04:38 por zurca1599.

Caixa com 12 switches 19 Fev. 2015 21:07 #3

  • VascoMD
  • Avatar de VascoMD
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Sim mas eu queria fazer uma coisa personalizada com muita luz lez, cada switch activar 1 e só 1 tomada, e queria fazer uma caixinha em madeira toda bonitinha ^^. Digamos que é um projecto de lazer.

Caixa com 12 switches 19 Fev. 2015 21:37 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Aí tem que ter atenção ao tipo de interruptores que vai usar pois tem de ver se funcionam com AC ou apenas em DC.

Se funcionarem em DC tem rectificar e filtrar a saída do transformador.

Também tem de verificar o mesmo para os relés.

Caixa com 12 switches 19 Fev. 2015 23:29 #5

  • lucianozica
  • Avatar de lucianozica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • br  
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
Eu sugiro que use pequenas chaves daquelas do tipo miniatura acionando transistores tipo bc ou bd pela base, transistores esses que iram acionar os leds e os reles de 12 volts ao mesmo tempo.
Agora se vc tem algum conhecimento em eletrônica digital será muito mais fácil. Podendo fazer um tipo personalizado.

Caixa com 12 switches 20 Fev. 2015 09:44 #6

  • VascoMD
  • Avatar de VascoMD
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Eu pensei em usar uma fonte de 230v-12v com 20A, em que os 230v da rede iam a todas as tomadas, e a fonte iria a todos os switches (que sao todos 12v DC) usando relés para ligar os switches com as tomadas. Tal como está ai no circuito

Caixa com 12 switches 20 Fev. 2015 18:08 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
VascoMD escreveu:
Eu pensei em usar uma fonte de 230v-12v com 20A, em que os 230v da rede iam a todas as tomadas, e a fonte iria a todos os switches (que sao todos 12v DC) usando relés para ligar os switches com as tomadas. Tal como está ai no circuito

Sendo assim pode usar . Verifique as polaridades.

Só me parece um "exagero" essa fonte de 20A.

Quantos led vai ligar?

Cumps

Caixa com 12 switches 21 Fev. 2015 03:08 #8

  • VascoMD
  • Avatar de VascoMD
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Por volta de 900

Caixa com 12 switches 21 Fev. 2015 04:22 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
VascoMD escreveu:
Boas pessoal recentemente ocorreu-me a ideia de fazer uma caixa com vários switches em que conseguisse ligar todos os dispositivos da minha secretária. Bem eu queria switches com LEDs, mas switches com LEDs só existem a funcionar a 12V, então pensei em fazer uma caixa de 50x50x10cm (rectangular) em que iria por, 12 tomadas assim www.mkti.pt/images/tomadas_cd500_jung.jpg , na parte de trás da caixa ( que seria onde iria ligar os vários dispositivos como por exemplo, computador, candeeiro, colunas etc...), e fazer um circuito 230V para alimentar essas tomadas, mas dependentes de uma fonte 230V/12v que ligaria aos switches que por sua vez estariam ligados a relés que por sua vez estariam ligados ás tomadas. Não sei se me estou a explicar bem por isso vou deixar aqui um esboço do esquema que fiz postimg.org/image/gswkb3wi1/ .
Queria saber se isto era viável, e se sim, se seria muito gastador em termos de energia, se seria eficiente, ou se há alguma maneira melhor de fazer o que queria.
Agradeço desde já a colaboração.

VascoMD escreveu:
Por volta de 900

900 led?

Um pouco estranho.
Não se percebe bem o que pretende, indo do post inicial até ao ultimo .

Mas claro, lá saberá o que quer fazer.
Última Edição: 21 Fev. 2015 04:23 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema