Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Buzzer com comparador

Buzzer com comparador 17 Jun. 2015 18:30 #1

Boa tarde

Estou a tentar construir um buzzer para dar um sinal sonoro quando atingir uma resistência inferior a 120 ohm. A pequena placa está a ser alimentada com 6V, tenho um retificador para 5V e alimento um comparador 4N25 com os 5V mas por algum motivo não está a funcionar. Existe algum circuito simples pelo qual me possa guiar de forma a construir este pequeno instrumento?

Cumprimentos

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 03:46 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Algo não está certo.
O 4N25 não é um comparador.
É um acoplador óptico .

Coloque o circuito que esta a tentar para se verificar.

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 09:15 #3

Bom dia

Sim realmente foi engano meu.

Estou a usar um compara MCP 6541. Segue em anexo o circuito que eu fiz. Agradecia quem me conseguir dar uma dica do que pode estar a falhar.

Penso que o circuito está bem montado para o que quero. A minha duvida é onde colocar agora o buzzer de forma a que quando tiver um valor de entrada R<120 ohm este ativar.

Cumprimentos

Buzzercircuito.png
Última Edição: 18 Jun. 2015 09:35 por david_csintra.

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 17:58 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
david_csintra escreveu:
Bom dia

Sim realmente foi engano meu.

Estou a usar um compara MCP 6541. Segue em anexo o circuito que eu fiz. Agradecia quem me conseguir dar uma dica do que pode estar a falhar.

Penso que o circuito está bem montado para o que quero. A minha duvida é onde colocar agora o buzzer de forma a que quando tiver um valor de entrada R<120 ohm este ativar.

Cumprimentos

Buzzercircuito.png


Desculpe mas o circuito está sem sentido.

Por exemplo:
A alimentação não está ligada no comparador.
Ligação a pinos NC ( not conected - não conectados) .

O que pretende com o 4N25 ?

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 17:58 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
david_csintra escreveu:
Bom dia

Sim realmente foi engano meu.

Estou a usar um compara MCP 6541. Segue em anexo o circuito que eu fiz. Agradecia quem me conseguir dar uma dica do que pode estar a falhar.

Penso que o circuito está bem montado para o que quero. A minha duvida é onde colocar agora o buzzer de forma a que quando tiver um valor de entrada R<120 ohm este ativar.

Cumprimentos

Buzzercircuito.png


Desculpe mas o circuito está sem sentido.

Por exemplo:
A alimentação não está ligada no comparador.
Ligação a pinos NC ( not conected - não conectados) .

O que pretende com o 4N25 ?

Cumprs

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 20:47 #6

O 4N25 serve para fazer a integração entre os circuitos e protecção. Parece me que o coloquei ao contrario no circuito uma vez que na realidade os NC estão ligados. Se calhar o que me falta mxm é ligar a tensão ao comparador. Devo fazê-lo no VDD certo?

Para tentar explicar melhor eu tenho uma resitência variavel a entrar no Vin+ e tenho uma resistencia de 120ohm an entrar no Vin- que conforme a atuação da resitência variável deve dar um Vout que irá fazer funcionar o buzzer. Talvez o circuito não esteja mt explicicto de facto

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 21:27 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
david_csintra

Para o tentar ajudar tenho de perceber.
A parte de comparar tensões é fácil de resolver.

Agora continuo sem perceber o uso do 4n25.

Pf explique a sua ideia total ,isto é como vai aplicar o este circuito e qual o circuito que vai proteger.

Sem saber a ideia global é difícil ajudar.
Última Edição: 18 Jun. 2015 21:28 por zurca1599.

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 22:39 #8

O 4N25 foi uma recomendação de um colega e eu decidi utilizar. EU tenho uma bateria de 4 pilhas 6V para alimentar o circuito. Tenho um sensor que dá como sinal de saida um valor de resitencia. 400 ohm quando está o sensor aberto e entre 80 e 120 ohm quando os switches do sensor estão fechados. É um sensor de peso que actua a uma determinada pressao e da valores de resistencia como sinal de saida. O que eu quero é usar o comparador para quando este receber um valor de resistencia entre os 80 e os 120 ohm este activar o buzzer.

Esta é a ideia principal do meu circuito. O 4N25 foi como disse uma recomendação uma vez que os consumos do comparador eram elevados. Foi a explicação que me deram se calhar errada.

Se acha de facto que não é necessário e se me puder ajudar com o resto agredecia imenso.

Cumprimentos

Buzzer com comparador 18 Jun. 2015 23:26 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Assim já se entende.

Aqui tem algo que faz o que penso que deseja.
Onde esta o trimmer coloca o seu sensor.


Note que o buzzer deverá ser de 6V 30mA.

Se precisar de correntes maiores terá que usar transístor na saída.
Anexos:
Última Edição: 18 Jun. 2015 23:28 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: david_csintra

Buzzer com comparador 19 Jun. 2015 16:30 #10

Obrigado pela dica. Usei na mxm no meu circuito o comparador MCP 6541 e retirei a parte do LED pois não achei necessário e o sistema ficou a funcionar como se pretendia.

Cumprimentos
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema