Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Manta de aquecimento BMW compliant

Manta de aquecimento BMW compliant 18 Nov. 2015 10:52 #1

Olá a todos.
Estou a tentar fazer umas mantas de aquecimento de bancos para os bmw e39 e 46 com bancos sport.
Tive a ideia de fazer as próprias mantas visto que as aftermarket são demasiado pequenas.
Tenho alguns valores para trabalhar mas a minha questão prende-se com a quantidade de fio condutor e o seu diamentro de forma que o total das 3 partes aquecidas do banco.... alguma pesquisa que fiz:
The "current measurement, seat heating" page indicates that the seat bottom and seat back heater pads should each draw ~5 amps when the controller is applying voltage. Ohm's law then calculates that the ohm reading should be 13.8/5 = ~2.8 ohms. (I used 13.8 volts since the page suggests doing tests with engine running.) If you happen to dig deeper into the wiring harness to the connector feeding both seat bottom and back in parallel, the expected resistance reading would be ~1.4 ohms => ~10 amps combined.

Alguém me pode ajudar?

Tenho pesquisado fio para fazer isso ou mantas de aquecimento com esses valores

Quero fazer as mantas para aprender mais e porque as aftermaket não tem a forma e o tamanho necessário e os valores de resistencia não devem ser iguais aos que necessito para que possa usar a instalação OEM.
Última Edição: 18 Nov. 2015 11:01 por frederiko.

Manta de aquecimento BMW compliant 18 Nov. 2015 12:53 #2

i349.photobucket.com/albums/q365/CancerJCC/Internet%20Uploads/2013-01-19125210.jpg

O layout do banco está em anexo

drivesidealcantara2.jpg



Podem ver aqui o que quero fazer mas devido ao design do banco queria fazer uns que sejam replica dos originais e manter características por forma a manter o sistema OEM

O mesmo é composto por 3 partes na zona lombar, nomeadamente costas e os 2 apoios laterais.

Na zona do rabo é composto por 4 partes, o rabo, os 2 apoios laterais e o apoio de joelhos que é regulável.

Cada conjunto destes têm de conseguir suportar 5Amp com uma resistência de 2.8ohm e segundo o post anterior 1.4 se banco completo.
Última Edição: 18 Nov. 2015 12:57 por frederiko.

Manta de aquecimento BMW compliant 18 Nov. 2015 14:50 #3

Ora bem a minha pesquisa vai no seguinte.



Encontrei este fio de 1.4mm com a resistência de 0.70ohm/mt o que me leva a calcular que para atingir os 2.8ohm em cada uma das partes do acento devo colocar 2.8/0.70 = 4 mts de fio por cada parte do acento.

Quando adiciono metros em serie aumento a resistência certo? se ligar em paralelo diminuo a mesma certo?

Manta de aquecimento BMW compliant 18 Nov. 2015 17:26 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
frederiko

Julgo que vai ter de pensar de forma um pouco diferente.

1- Determinar qual a energia/ potência necessária

2- Determinar qual a densidade de energia/ potência necessária

3- Determinar qual a máxima temperatura

4- Determinar qual o tipo de fio/configurações necessários

Repare que o seu desenho pode influenciar os valores anteriores.
Nada que com alguns testes não se resolva.

Manta de aquecimento BMW compliant 19 Nov. 2015 16:04 #5

zurca1599 escreveu:
frederiko

Julgo que vai ter de pensar de forma um pouco diferente.

1- Determinar qual a energia/ potência necessária

2- Determinar qual a densidade de energia/ potência necessária

3- Determinar qual a máxima temperatura

4- Determinar qual o tipo de fio/configurações necessários

Repare que o seu desenho pode influenciar os valores anteriores.
Nada que com alguns testes não se resolva.

1- Segundo o sistema OEM irá consumir cerca de 10Amp por banco, o total terá de rondar os 40/50w

2- Referes-te a área total a aquecer?

3- Temp máxima será de 50ºc (para atingir rapidamente os 32ºc na superfície do banco

4- O fio estava a pensar no de 1.4 0.70ohm/mt mas notei que se usar as ligações paralelas posso usar fio mais fino e com maior resistência que al ligar em paralelo vai fazer baixar a resistência total do mesmo (A resistência total por banco tem de ser cerca de 1.4ohm sendo 2.8ohm na parte das costas e 2.8ohm no rabo que ligados em paralelo dariam os tais 1.4ohm.



[url=http://http://i.imgur.com/MiLq7.jpg][/url]

Assim sendo nesta foto dá para ver diferentes configurações no banco, zona de apoio lateral com fio mais espesso e menos quantidade e depois o centro em rede.

Já agora como posso calcular a resistência com ela disposta em rede? Assumo que seja em rede pr como usa fio mais fino não sentir mos os fios nas costas ou no rabo......

Última Edição: 19 Nov. 2015 16:39 por frederiko.

Manta de aquecimento BMW compliant 19 Nov. 2015 19:22 #6

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Eu é que preferia ter o rabo frio do que fazer isso sujeito a incendiar o carro

Os cobertores electricos também são muito bons e de vez em quando os fios encostam e dão problema, já tenho ouvido pessoas a falar sobre princípios de incendio

Vai lá vai

Manta de aquecimento BMW compliant 19 Nov. 2015 19:44 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
frederiko escreveu:

1- Segundo o sistema OEM irá consumir cerca de 10Amp por banco, o total terá de rondar os 40/50w

2- Referes-te a área total a aquecer?

3- Temp máxima será de 50ºc (para atingir rapidamente os 32ºc na superfície do banco

4- O fio estava a pensar no de 1.4 0.70ohm/mt mas notei que se usar as ligações paralelas posso usar fio mais fino e com maior resistência que al ligar em paralelo vai fazer baixar a resistência total do mesmo (A resistência total por banco tem de ser cerca de 1.4ohm sendo 2.8ohm na parte das costas e 2.8ohm no rabo que ligados em paralelo dariam os tais 1.4ohm.



[url=http://http://i.imgur.com/MiLq7.jpg][/url]

Assim sendo nesta foto dá para ver diferentes configurações no banco, zona de apoio lateral com fio mais espesso e menos quantidade e depois o centro em rede.

Já agora como posso calcular a resistência com ela disposta em rede? Assumo que seja em rede pr como usa fio mais fino não sentir mos os fios nas costas ou no rabo......


Veja

1 - Se vai ter 13,8V x 10A isto vai dar 138 W .

2 - A superfície do banco deve ser aproximadamente
0,5 x 1,5 = 0,75 m2
A potencia por metro quadrado vai ser
138 / 0,75 = 184 W/M2

Estes 2 valores parecem-me excessivos .

3 - o fio que está a usar , 0.70ohm/m , se percorrido por 5A vai atingir cerca de 130 ºC .

Mais uma vez valor excessivo.


Como é logico pode usar algum tipo de controlo mas em caso de falha está a ver o que acontece ?

Como lhe indiquei antes tem de fazer as contas de forma inversa.
Última Edição: 19 Nov. 2015 19:47 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema