Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Eliminar luz de presença

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 14:16 #1

  • tvsomaraujo
  • Avatar de tvsomaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 173
  • Agradecimentos 2
Ola pessoal precisava de criar circuito electronico o mais basico possivel para aplicar num automóvel cuja a função seria eleminar a luz de presença do farolim traseiro, a questão é que a lampada que faz presença também faz nevoeiro, a lampada em questão é so de um filamento.
A lampada é alimentada por apenas um fio (+) e uma massa que é comum para outros pontos. Sabemos que a tensao de trabalho é de 12v quando activo a presença ou nevoeiro mas a corrente nao é a mesma, quando activo a presença a lampada acende com uma luz branda significando que está a trabalhar com a corrente minima quando activo o nevoeiro ele trabalha com a corrente maxima estipulada pela lâmpada. Eu queria eliminar a presença mas de forma a ficar com o nevoeiro quando activado. Será que com um transistor com uma resistência na base consigo resolver a situação ou ate mesmo com Mosfet ou outra coisa qualquer. Fico à espera de uma ideia. Obg

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 20:44 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Antes de mais deve tentar saber se no lugar onde reside a legislação permite desligar as luzes de presença.

Quanto ao que pretende a resposta depende da forma como esse sistema de luzes está implementado.
Note que isso pode ser feito de muitas maneiras e até pode ser simples de fazer .

Mas sem qualquer informação é difícil.

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 21:11 #3

  • tvsomaraujo
  • Avatar de tvsomaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 173
  • Agradecimentos 2
Ola.
Em termos legislativos nao há problema, nao alteraria nada senao achasse correcto. O principo de funcionamento do sistema de luzes implementado no carro é o seguinte eu dou instruções pelos comandos para ligar as luzes essa informação é recebida pela ECU do carro esse mesmo módulo da indicação ao modulo de luzes do carro para activar o periféricos de saída que neste caso é a lampada de presença ou nevoeiro, basicamente é isto. O carro em questão avisa com uma mensagem de erro no CB quando uma lâmpada funde, mas isso ja consegui anular, agora que eu pretendo mesmo é um circuito para fazer o que pedi no topico acima. A lampada em questao é de 12V/21w/1.75A
Que mais precisa de saber?

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 21:49 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Perceba que a questão legislativa era só um alerta.

Era o que temia. Note que estou a tentar entender de forma a imaginar uma solução.

Pelo que indica tem apenas uma lâmpada e é controlada pelo Ecu.

Aqui temos 3 questões:

a) Entre a Ecu e a lâmpada existe algum circuito de drive ?

b) Que tipo de processo é usado para controlar a luminosidade ? PWM ?

c) Se existir drive como é definida a luminosidade ? apenas com ligação directa ou através de qualquer protocolo ?

Note que qualquer solução de alteração de forma a manter os controlos actuais passa por ter esta informação , para já.

Em oposição pode pensar-se numa solução nova mas aí teria de se usar algo fora do sistema Ecu.

Espero ter-me feito entender.

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 22:11 #5

  • tvsomaraujo
  • Avatar de tvsomaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 173
  • Agradecimentos 2
a) entre a ecu e a lâmpada têm um Driver eu dou o nome de módulo de luzes.

b) A luminosidade é controlada pela corrente. E mais nao sei.

c) deve existir um protocolo mas sem certeza.

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 22:57 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Boa , estamos progredir.

b) A luminosidade é controlada pela corrente. E mais não sei.

Este ponto é fundamental perceber como é feito.

Veja que se, por exemplo, o drive quando e posição de presença enviar uma tensão fixa , por exemplo 6V e em nevoeiro for de 12V será fácil implementar um circuito.

O problema é se "corrente" que mencionou for imposta por PWM .

Em qualquer dos casos é necessário ter esta informação.

A ideia base seria implementar um circuito, a colocar entre o drive e a lâmpada e que apenas ligasse a lâmpada no caso de detectar a condição de nevoeiro.

Resumindo: terá de tentar saber que tipo sinal chega à lâmpada.

Eliminar luz de presença 11 Dez. 2015 23:40 #7

  • tvsomaraujo
  • Avatar de tvsomaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 173
  • Agradecimentos 2
A tensao para nevoeiro e luz de presença é sempre a mesma 12 voltes por isso volto a frisar o que altera é a corrente nos terminais da lampada. Quanto ser imposta por pmw ou nao é o seguinte, EU acho que devido a funcao que é acho que nao, estamos a falar de uma funcao simples... Ligar uma lampada.

Eliminar luz de presença 12 Dez. 2015 00:12 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
tvsomaraujo

Vamos ver .
Tem uma tensão de 12V e liga lâmpada de 12V.
Tudo bem tudo funciona.

Agora quer que a mesma lâmpada reduza a intensidade cerca de 50%.
Simplificando , teria de ter uma tensão de 6V ou equivalente com Pwm e logo a corrente de 50% da anterior.

A questão que se coloca é:

Como fazem isso?

Note que para o que estamos a falar não interessa se o que tem no seu carro é simples ou não.

Interessa qual o sistema que lá está, como está na realidade, e a partir daí tentar montar algo que faça o que pretende.
Última Edição: 12 Dez. 2015 00:20 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema