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Montagens Electrónica

TÓPICO: Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 17:57 #1

  • mobilesystem
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Olá a todos,

Estou neste momento a tentar desenhar um sistema eléctrico para um avião e estou com algumas dificuldades em saber como gerir a energia necessária para colocar todos os sistemas a trabalhar.

Tenho sistemas que funcionam num intervalo entre 9-32V e outros que funcionam no intervalo 18-32V ou 24-28V. Ainda existem sistemas a funcionar noutros intervalos, mas todos eles mais coisa, menos coisa funcionam nestes intervalos.

Então a ideia era a seguinte:

Motor: www.cps-parts.com/catalog/rtxpages/912iSsportrotaxengine100.php

Alternador: www.cps-parts.com/pages/el/alternators_0lycoming/lycomingalternatorsassem.php

Escolhido (32C21997 LYCOMING ALTERNATOR - 24V(28V)-75A ALU-8532LS) - liga directamente uma bateria de 28V

Regulador: www.cps-parts.com/catalog/eppages/sdaltreg.php?clickkey=7480

Depois do regulador, liga uma bateria de 12V.

A minha questão é a seguinte: acham que isto é possível ou seja, ter um alternador de 24V/28V com 75A, ligado directamente a uma bateria de 24V que alimenta os sistemas com voltagem entre 24V e 28V.

Ter um regulador ligado ao alternador que liga a uma bateria de 12V que alimenta os sistemas entre 9V-20V.

Obrigado

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 18:58 #2

  • Rui
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A primeira coisa que deve verificar é consumo de todos os equipamentos no máximo.
Depois de ter esse valor, verificar o tempo que a bateria carregada pode suportar os equipamentos prioritários.
Na carga da bateria deverá sempre existir um controlador de carga, o gerador apenas carrega as baterias quando precisarem de carga, podendo funcionar em baixo regime para sistemas secundários (iluminação etc etc.)

Os valores de alimentação dos dispositivos são valores médios, ou seja,por exemplo, podemos ter um painel de instrumentos com alimentação a 24V, que tenha uma tolerância de 10%, a alimentação é 24V, os cálculos devem ser feitos sobre a tensão de funcionamento.

Sim o alternador pode carregar uma bateria de 24V, não esquecer que, uma bateria carregada pode ter 13,8V, daí a diferença de tensões em alguns equipamentos, na realidade, o equipamento é de 24V DC permite +/- 30% a 35% de variação.

O processo de alimentação é semelhante ao de um automóvel com alguns valores de alimentação ajustados, normalmente tem as seguintes tensões 5V, 12V, 18V e 24V.

Se for um ultraleve ter atenção ao peso do gerador/alternador, com tudo montado pode exceder os 100Kgs.

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 19:05 #3

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Olá,

Estamos a falar de um avião com um MTOW=600kg. A questão que continua a preocupar-me é: preciso de um conversor AC/DC certo? Os equipamentos funcionam em DC e o alternador fornece corrente em AC, certo? Se colocar uma bateria do tipo LiPO, necessito de um balanced charging with a dedicated profile. O problema é que estes equipamentos tem uma amperagem muito baixa. Conhece algum com uma amperagem mais elevada?

Obrigado pelo seu esclarecimento.

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 19:11 #4

  • Rui
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Um conversor AC/DC é uma fonte de alimentação, veja este artigo

Fontes de alimentação

No caso dos alternadores não é necessário o transformador porque a tensão já é baixa, sendo assim, basta retificar, filtrar e regular. Em muitos casos não é preciso regular porque o equipamento tem uma amplitude elevada.

O alternador pode fornecer diretamente carga aos dispositivos de corrente contínua, é muito fácil fazer ou calcular um circuito de alimentação.

Tenta-se evitar a regulação porque existem muitas perdas de energia, por exemplo, o rádio funciona a 12V, em emissão pode consumir 5A, a regulação de 5A exige alguma dissipação térmica e a consequente perda de energia.

Não esquecer que uma bateria de 24V pode ser feita com duas baterias de 12V
Última Edição: 27 Dez. 2015 19:19 por Rui. Motivo: Conteúdo adicionado

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 19:18 #5

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Olá,

A tensão do alternador é baixa mas a corrente fornecida à bateria será de 24 AC, certo? Antes tem de passar por um conversor para que a corrente fornecida seja DC?

A questão aqui é que todos os sistemas funcionam em DC, logo necessito de corrente em DC, não em AC. A questão é: como conseguir isso através do alternador?

Motor - Alternador - Regulador - Bateria - Sistemas 27 Dez. 2015 19:20 #6

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airplane-schematic-master.jpg


Retificando e filtrando transforma corrente AC em corrente DC, o artigo que coloquei o link demonstra o processo.

A iluminação é muitas vezes feita diretamente com corrente AC, neste caso não é muito relevante.

O esquema em cima exemplifica o uso de um alternador numa aeronave.

O esquema em baixo demonstra a ligação da bateria ao geral e à parte de ignição

airplane-schematic-ignition.jpg


Um artigo que demonstra todo o processo de alimentação

Aircraft Power Generation

Neste último esquema é demonstrado o funcionamento do regulador antes de chegar à bateria, neste caso é o motor principal que fornece corrente, no caso de um alternador será ele que tem essa função.


Airplane-Schem-Analog.jpg
Última Edição: 27 Dez. 2015 19:34 por Rui.
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