Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Ajuda com audio para casa usando som automotivo sem unidade painel

Ajuda com audio para casa usando som automotivo sem unidade painel 06 Mar. 2018 12:49 #1

Bim dia amigos, fico muito grato se alguem puder me dar uma luz em um projeto!
Estou montando um sisyema de som para casa usando uma fonte atx modificada, 4 falantes automotivos de 4ohms 45w, um amplificador de caixinhas de pc(como pre-amplificador) e um modulo stetsom cl-600!
Meu problema é o seguinte:
Esse amplificador da stetsom liga automaticamente(sem remoto) quando sensibilizada a entrada(segundo datasheet 1,1vrms). Estou lendo 3v saindo do pre-amp(amp das caixinhas de pc) e mesmo assim o modulonao liga!

O que estou fazendo de errado?
Ja testei o modulo na saida do som do meu carro e funcionou normalmente.
A entrada do modulo é via fio, portanto acredito quede alta.

Qualquer ajuda é muito bem vinda, obrigado a todos!

Ajuda com audio para casa usando som automotivo sem unidade painel 06 Mar. 2018 15:11 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
O valor de 3 volts é tensão contínua não significa que a entrada tenha sinal de áudio suficiente. Deduzo que não tem osciloscópio para verificar, por isso, deve testar a entrada com um sinal e aumentar esse mesmo sinal. Deixar o volume baixo senão o risco é de rebentar alguma coisa. Uma forma eficaz de testar é usar uma saída de um rádio portátil, deixar o volume no mínimo e ir subindo aos poucos. Note-se que a impedância de entrada é elevada, sendo assim, poderá ter de existir um adaptador de impedâncias na entrada.
Última Edição: 06 Mar. 2018 17:28 por Rui. Motivo: correção
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rafacruz1987

Ajuda com audio para casa usando som automotivo sem unidade painel 06 Mar. 2018 16:20 #3

Primeiramente obrigado pela atencão Rui!

Entao, o que seria exatamente esses 1,1wrms ditos no datasheet?
Testei com as saidas de falante de um som aqui de casa e fui aumentando o volume mas sem sucesso, nao sei se é relevante mas a voltagem de saida do estereo marcava abaxo de 1ohm.
Quanto a inpedancia de entrada, esse valor passou pela minha cabeca mas nao sei o q fazer dele!
Poderia me apontar na direcao correta?

Muito obrigado!!

Ajuda com audio para casa usando som automotivo sem unidade painel 06 Mar. 2018 17:39 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
1,1V RMS é o valor médio da tensão alternada, ou seja, se colocar um sinal de 1KHz (aquele apito que apetece fugir), embora corrente alternada, tem um valor médio esse valor denomina-se RMS(root mean square).



Por exemplo, colocando uma pilha ou bateria na entrada, o amplificador não liga embora tenha tensão acima de 1,1V, a diferença é que é contínua e não alternada. Veja este conceito nesta url

Áudio, Classe amplificadores, circuitos áudio

Comece por verificar a impedância dos altifalantes medindo com o ohmímetro.
Não sei se está a usar apenas um canal ou ambos, o valor do ohmímetro deve ser superior a 2 ohms, se o valor for inferior, alguma coisa se passa com os falantes ou a ligação.
Não esquecer que, ao ligar dois falantes em paralelo, a resistência passa para metade, se forem ambos iguais exigindo mais do amplificador, se a impedância for muito baixa, desliga e não faz nada ou queima a saída(neste caso não deve ser uma vez que testou com outros falantes).
Última Edição: 06 Mar. 2018 17:41 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema