admin escreveu:Permitam-me entrar no vosso tópico, embora alguma das respostas sejam soluções engenhosas, meti aqui o neurónio nº2 a funcionar , ( só tenho dois).
Ora se temos duas baterias que com o carro em funcionamento pode prejudicar, porque não carregar isto de forma independente, temos unicamente de aproveitar o sinal de pulsos do alternador e carregar a segunda bateria, carrega menos, demora mais tempo, julgo que neste caso é pouco importante, o importante será carregar a bateria com o veículo em funcionamento ou andamento.
A carga da segunda bateria pode ser feita de diversas formas, pode ter um inverter e carregar, se é uma autocaravana possivelmente terá um inversor que produz energia para auto-caravana quando está parada, porque não ligar o carregador de 220 na caravana e carregar a bateria comutando a segunda bateria para a primeira, o inversor tem limitação de carga e o carregador também, vai demorar a carregar mas vai carregando.
Não sei bem se este meu neurónio nº2 está a funcionar bem, mas parece-me que com apenas um comutador ( comutando a entrada do inversor da segunda para a primeira bateria e com o carregador) as coisas funcionam.
Corrijam-se se estou a ver isto mal.
boas amigo
obrigado pela ajuda
o problema aqui é que a bateria do carro esteja sempre separada quando estiver parado, para não correr o risco de descarregar na hora de ir embora.
os consumos na "célula" por vezes é bastante: somar bomba de água ,luzes à noite, TV,e mais uns pózinhos, eheheh
cumprimentos