Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Placa de circuito impresso

Placa de circuito impresso 06 Nov. 2020 18:48 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite.

Estou com dificuldade em fazer uma placa de circuito impresso pelo método de transferência térmica (ferro de engomar). Já tenho feito algumas e a última que fiz ficou perfeita. Agora a que queria fazer não consigo. O tóner não adere à placa. Já tentei várias vezes e nada. Será por a placa ter sido aquecida já por várias vezes?

Como não tenho impressora a laser, é um vizinho meu que me tira a impressão na tipografia onde trabalha, por isso o tóner e o papel são os mesmos das outras vezes. Limpo a placa com palha-de aço e desengorduro com álcool mas não resulta.

Não sei se será impressão minha, mas parece que as placas mais pequenas ficam melhores.

Alguma dica por favor.

Bino.

Placa de circuito impresso 06 Nov. 2020 20:09 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Não esquecer que tem de colocar um pano grosso do lado dos componentes para que o cobre aqueça e o toner agarre
Última Edição: 06 Nov. 2020 20:10 por Divercentro.

Placa de circuito impresso 09 Jan. 2021 16:07 #3

  • Hugo911
  • Avatar de Hugo911
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 59
  • Agradecimentos 5
Boas.
Procura no youtube isto "photoresist dry film".
ATENÇÃO: é negativo, o que ficar no desenho a branco é o que o acido não vai comer.
Podes imprimir o circuito em papel vegetal numa impressora a jato de tinta se quiseres e dizes adeus ao metodo do toner.
Espero ter ajudado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema