Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Dúvidas básicas de electricidade

Dúvidas básicas de electricidade 17 Abr. 2010 10:53 #1

Boas pessoal!
Sou novo neste fórum mas já estive a explorar a secção do "manual electrónica" e foi-me útil nalguns assuntos.

Eu estou na faculdade, no primeiro ano de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Estou a ter a unidade curricular de circuitos e, apesar de estar a perceber praticamente tudo a nível de exercícios, teoremas, componentes, etc, há algumas questões teóricas que sempre me nutrem curiosidade e ainda não vi esclarecidas. Vou tentar explicita-las de forma mais clara possível:

- A tomada da rede eléctrica só dá tensão, certo? Mas os aparelhos também precisam de corrente, não é? De onde é que ela vem? (eu sei que a corrente é o fluxo de cargas por unidade de tempo.. mas ainda não encaixei como isso funciona..)
- Numa aula laboratorial que tive, foi-nos pedido para calcularmos a tensão de uma fonte mistério. Mas esta fonte era uma caixa preta e não estava ligada a nada! Era tipo um dispositivo móvel. Como é que isso é possível fornecer tensão?

Tinha outras.. mas neste momento não me estou a lembrar, talvez porque estas sejam as mais importantes.

Agradecia qualquer esclarecimento que me pudessem fornecer ;)

Re:Dúvidas básicas de electricidade 17 Abr. 2010 16:48 #2

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa tarde João Pedro

Espero poder ajudar

Para entender, faça uma analogia simples com um circuito hidráulico onde a tensão elétrica seria a pressão hidráulica e a corrente elétrica seria o fluxo do líquido

Analize comigo: uma torneira fechada tem pressão hidráulica dentro dela, mas não tem fluxo pois está fechada