Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Dúvidas básicas de electricidade

Dúvidas básicas de electricidade 17 Abr. 2010 10:53 #1

Boas pessoal!
Sou novo neste fórum mas já estive a explorar a secção do "manual electrónica" e foi-me útil nalguns assuntos.

Eu estou na faculdade, no primeiro ano de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Estou a ter a unidade curricular de circuitos e, apesar de estar a perceber praticamente tudo a nível de exercícios, teoremas, componentes, etc, há algumas questões teóricas que sempre me nutrem curiosidade e ainda não vi esclarecidas. Vou tentar explicita-las de forma mais clara possível:

- A tomada da rede eléctrica só dá tensão, certo? Mas os aparelhos também precisam de corrente, não é? De onde é que ela vem? (eu sei que a corrente é o fluxo de cargas por unidade de tempo.. mas ainda não encaixei como isso funciona..)
- Numa aula laboratorial que tive, foi-nos pedido para calcularmos a tensão de uma fonte mistério. Mas esta fonte era uma caixa preta e não estava ligada a nada! Era tipo um dispositivo móvel. Como é que isso é possível fornecer tensão?

Tinha outras.. mas neste momento não me estou a lembrar, talvez porque estas sejam as mais importantes.

Agradecia qualquer esclarecimento que me pudessem fornecer ;)

Re:Dúvidas básicas de electricidade 17 Abr. 2010 16:48 #2

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa tarde João Pedro

Espero poder ajudar

Para entender, faça uma analogia simples com um circuito hidráulico onde a tensão elétrica seria a pressão hidráulica e a corrente elétrica seria o fluxo do líquido

Analize comigo: uma torneira fechada tem pressão hidráulica dentro dela, mas não tem fluxo pois está fechada
Uma tomada elétrica tem tensão elétrica dentro dela, mas não tem corrente pois precisa de um circuito por onde possa circular

Na torneira, quando é aberta, a pressão hidráulica força o liquido para fora da mesma
Na tomada, quando um aparelho é ligado, a tensão elétrica força o movimento dos elétrons(corrente elétrica) pelo aparelho

Quanto a essa "fonte mistério", provavelmente era algum tipo de bateria, que na verdade transforma a energia potencial química em energia potencial elétrica(tensão elétrica)

Abraços e bons estudos
paulorusso

Re:Dúvidas básicas de electricidade 17 Abr. 2010 17:12 #3

Muito obrigado pela resposta. Fiquei a compreender melhor ;)
Entretanto lembrei-me de outras dúvidas:

- Eu percebo, teoricamente, curto-circuito e circuito aberto. No 1º a resistência é 0, no outro é infinita. Mas como é que se aplica fisicamente? Quando há aquelas faíscas nos fios eléctricos da rua, ou a luz de nossa casa vai abaixo toda a gente diz que foi um curto-circuito.. mas como é que isso funciona fisicamente?

- Nas estações de comboios, quando está a chover, ouve-se uns estalidos nos fios eléctricos. Isto tem a ver com água e electricidade (nunca ligaram muito bem), mas porque é que há esses barulhos?

- Um professor da faculdade, disse numa aula que os pássaros quando se colocam em cima dos fios, não lhes acontece nada. Mas se uma pessoa colocar a mão num fio e estiver com os pés no chão, morre. Porquê?

Re:Dúvidas básicas de electricidade 19 Abr. 2010 21:27 #4

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa noite João Pedro

Certamente você já estudou que um circuito elétrico completo é composto por:
-Gerador: Componente que transforma algum tipo de energia em energia elétrica
-Receptor(ou carga): Componente que transforma a energia elétrica em outro tipo de energia(luz,calor,etc)
-Condutores: Serve de caminho para a corrente elétrica
-Interruptor: Para abrir ou fechar o circuito

Quando o receptor é eliminado do circuito, fazendo-se uma ponte direta, diz-se que há um curto circuito, pois a energia elétrica não encontrando obstrução aumenta muito de valor danificando o circuito e queimando os condutores
Na sua casa seria como colocar um pedaço de fio fechando os dois buracos da tomada

Nos trens o centelhamento se deve à trepidação que interrompe e fecha o circuito
Lembre-se que a água pura é isolante!

O passarinho não morre porque ele encosta só em um fio, se encostasse em dois ou fechasse o circuito para a terra também seria eletrocultado, isso porquê a terra é o NEUTRO das redes elétricas domésticas

Abraços
paulorusso

Re:Dúvidas básicas de electricidade 19 Abr. 2010 22:48 #5

  • alflino
  • Avatar de alflino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 33
Boa noite João Pedro...

Técnicamente podemos comparar os fenómenos que apresentou ao estudo de um sistema eléctrico ou rede, com os seus vários componentes:
--- fonte de tensão, rede eléctrica capaz de fornecer energia ao sistema.
--- resistores, capacitores e indutores, que são elementos que passivos (armazenam ou absorvem energia da fonte).
Num sistema eléctrico existe um potêncial eléctrico, no qual cargas eléctricas são submetidas a forças de aceleração . será a ddp entre dois pontos que sujeita uma carga eléctrica a esta força de deslocamento.
Ora bem, o corpo humano é na realidade uma resistência, e como tal absorve energia, que depende do valor efectivo e relativo para cada corpo. A resistencia do corpo humano, mensuravelmente é muito baixa, considerada práticamente um curto-circuito ao referêncial terra ( potêncial zero).
Existe naturalmente uma corrente de curto-circuito que depende da ddp entre a fonte eo ponto mais baixo (neste caso o terra). Como pode imaginar, para um ser humano, a corrente que o atravessa é realmente elevada e depende do tempo a que está exposto. A água é um composto químico (água+substância condutiva) condutor de corrente, logo será um meio paralelo associado ao corpo que irá baixar hainda mais a resistência total, a corrente de circulação será maior.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas . Fique pelo fórum . Há muitos assuntos a debater. Irá ficar fascinado!!!
Lembre-se... "a partilha de conhecimento enrriquece o espírito perspicaz".

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema