Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Acho que esturrei a minha câmara Sony Handycam DCR-HC40E

Acho que esturrei a minha câmara Sony Handycam DCR-HC40E 14 Mar. 2012 09:56 #1

  • nunol
  • Avatar de nunol
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Olá a todos!! ;)
Este é o meu primeiro post neste fórum.
Sou um aeromodelista e estou a começar em FPV também.
Depois desta minha câmara Sony Handycam DCR-HC30E ter estado parada tanto tempo que até se estragaram as baterias lembrei-me que era uma boa opção para ligar o receptor de vídeo que uso no FPV e gravar os meus voos.
Testei tudo com a máquina ligada ao transformador/fonte e funcionou na perfeição. :woohoo:
Acontece que ao tentar alimentar a câmara através da mesma entrada e usando a mesma ficha ligada a uma bateria de polímero de lítio de 7,4V que seria adequada, fui induzido em erro pela cor do cabo de alimentação original, onde o cabo preto é positivo e o preto com risca branca é "ground" ao contrário do que é habitual. :ohmy: :S
Quando dei com o erro, depois de verificar a polaridade com multímetro, já era tarde. :angry:
Nada liga. Nem um barulhinho!! Nem um LED para alegrar a coisa!
Porque já tenho feito algumas reparações idênticas, desmontei a câmara e verifiquei que a ficha de alimentação liga directamente a uma placa que creio ser a principal e que gere tudo o resto. Nesta placa não se vê nada queimado nem consigo perceber se tem alguma coisa tipo fusível que possa ser substituído.
Este tipo de aparelho deve ter algum tipo de circuito de protecção de sobrecarga ou para evitar que asnos como eu que ligam a polaridade invertida destrua a electrónica principal.
Como posso detectar se existe ou não o circuito de protecção e se é apenas este que esta estragado?
Será que queimei mesmo a placa principal?
Onde posso comprar os componentes Sony para a reparação (eventualmente a placa)?
:P :P
Obrigado
Nuno Lopes

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema