Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Maltinha eu tenho uma placa avariada e eu suspeito de um transistor

Maltinha eu tenho uma placa avariada e eu suspeito de um transistor 04 Dez. 2012 15:47 #1

Maltinha eu sou novo nesta área , se estiver a dizer alguma asneira peço que me corrigam.
Tenho uma placa eletronica avariada e eu suspeito de um transistor com a seguinte referência L7805CV;WCC1A9935 e é da ST eu queria saber se posso substituilo por um com a seguinte referência L7805CV;WCC1A9935 e tambem é da ST. E já agora digam m se há alguma maneira facil de medir se está avariado. um abraço

Re:Maltinha eu tenho uma placa avariada e eu suspeito de um transistor 04 Dez. 2012 19:00 #2

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Amigo...

Já se deu a conhecer na nossa comunidade? Isto é ja se apresentou?

Meu caro, esse "transistor" é na verdade um regulador DC-DC, logo não se encontra na categuria de Transistor, mas sim de Regulador de Tenção... e no caso é um regulador de 5v (Positivo (78XX), 5v (XX05))... entende?

O que o leva a desconfiar dele? Sabe como ele trabalha?
Se não sabe eu explico... o mesmo recebe tenção que pela serie julgo até 45v no pino IN, no pino central é o de Referencia ou GND (massa ou terra) no OUT é a Saida regulada, neste caso os 5v... Caso queira saber especifidades dos componentes com que lida deve verificar o seu DATASHEET para identificar o tipo de componente e o que são cada um dos seus pernos... acho que é só...

E é igual... alias são iguaizinhos... mas eu conferia tenções antes de trocar...

Abraço e boas festas!;)
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Maltinha eu tenho uma placa avariada e eu suspeito de um transistor 04 Dez. 2012 23:36 #3

Kiko obrigado, eu tenho curso de eletricidade e ainda sou um aprendiz em eletronica, mas gosto da eletronica e gosto de saber como funcionam os componentes.
Já agora onde é que posso ir ver os datashet do transistor. um abraço e desejo-t boas festas

Re:Maltinha eu tenho uma placa avariada e eu suspeito de um transistor 05 Dez. 2012 09:28 #4

  • xptopt
  • Avatar de xptopt
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 207
  • Agradecimentos 2
Meu caro, basta colocas as referencias no Google e abrir a pagina do Alldatasheet por exemplo.

Boa sorte e boa pesquisa.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema