Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 19 Abr. 2013 18:02 #11

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Se tiver o esquema, coloque aqui para melhor ajuda.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 28 Abr. 2013 21:11 #12

Boa noite, consegui fazer o reparo na fonte.

O componente que havia queimado era o díodo principal da saída 5VSB.

A gradeço ao amigo Electrohd do forum pela colaboração, principalmente esclarecendo sobre o teste dos MOSFET. Valeu mesmo.

Agora que a fonte está funcionando vou trocar os capacitores ching-ling por capacitores japoneses. Uma ultima pergunta: tenho capacitores solidos aqui tambem, será que seria melhor usa-los?

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 29 Abr. 2013 08:12 #13

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia Flávio

Agradeço o retorno e parabéns pelo seu sucesso.

Quando pergunta: tenho capacitores solidos aqui tambem, será que seria melhor usa-los? Deve explicar melhor o que entende por <<capacitores sólidos>> OK?

Um abraço
O trabalho dignifica o Homem

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 29 Abr. 2013 12:18 #14

É um tipo de encapsulamento relativamente novo que vem sendo usado nos capacitores, principalmente em placas-mae e de vídeo.

Não sei explicar em termos técnicos, mas digamos que eles duram 50% mais, e as suas propriedades internas também são melhores, mas parece que ele carregam e descarregam mais rápido que os eletrolíticos e possui e menor resistência interna.

Resumindo, pelo que já li de fontes confiáveis: duram mais, são mais eficientes (consomem menos), e me parece que são mais compactos também.
Última Edição: 29 Abr. 2013 12:24 por flaviodelima.

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 29 Abr. 2013 13:36 #15

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde.


Basta fazer o teste dos condensadores em ESR e capacidade, deve mudar apenas os que estiverem alterados.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 04 maio 2013 16:59 #16

Pois é, mas o problema é que não tenho capacimetro e nem um medidor pra fazer teste neles em ESR.
Como sou técnico em Informática, eletrônica pra mim é mais um hobby, acho que não faria sentido gastar R$ 200,00 no capacimetro ou mais algum dinheiro no testador com ESR.

De qualquer forma, me parece que os capacitores desta fonte não são confiáveis (marca chinesa BH).
Soma se a isto o fato da fonte já ter cerca de 3 anos de uso (o lacre consta a data da fabricação do produto: primeiro semestre de 2010, como rasguei ele pra abrir a fonte não dá mais pra ler o mês).

Além destes dois detalhes, algumas amostras desta fonte apresentam ruído acima do permitido na saída 3,3 V e outras não. É bem provável que isto seja provocado por defeito ou pela má qualidade dos capacitores desta saída, já que nem todas as amostra tem este problema.

Por isso que eu preferiria troca-los. Tenho material aqui: capacitores japonese e sul-coreanos além de capacitores sólidos de boa procedência.
Última Edição: 04 maio 2013 17:01 por flaviodelima.

Re:Transistor Equivalente ao Thoshiba 2SK4108 04 maio 2013 19:30 #17

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa noite flavio.

Fica-lhe mais económico mudar os condensadores a comprar um equipamento de teste. Neste caso nem necessitava colocar a questão.

Desejo-lhe boa sorte e bom fim de semana.
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 04 maio 2013 19:30 por Electrohd.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema