Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Ajuda - Philips CD-I 210 - Substituição de pilha interna

Ajuda - Philips CD-I 210 - Substituição de pilha interna 18 Abr. 2013 22:05 #1

Boa noite,

Consegui arranjar um leitor CD-I já antigo mas impecável em termos de funcionamento geral, o Philips CD-I 210.
No entanto, dada a idade do aparelho, a pilha interna encontra-se gasta e não é possivel guardar data/hora nem saves de jogos.

O único problema é que a pilha se encontra dentro de um chip denominado Timekeeper (M48T08 150) que não pode simplesmente ser substituido por estar soldado à board.

As reparações comuns passam por abrir o chip até chegar à pilha antiga, removê-la ou cortar essas ligações e soldar dois novos fios para uma pilha nova colocada algures na board facilmente substituivel de futuro. Esta solução pode ser encontrada neste site por exemplo www.richardlagendijk.nl/cip/article/item/time_keeper_fix/en

A outra opção é trocar o próprio TimeKeeper por um facilmente substituivel de futuro, o que implica dessoldar o antigo da board e soldar um novo com encaixe, o que ainda é mais complicado.

Qualquer destas opções parece simples mas requer conhecimentos de electrónica e experiência a fazer este tipo de reparações, as quais não tenho.

Gostaria de saber se alguém pode ajudar ou talvez indicar-me um sitio onde este tipo de intervenções se possa fazer.

Muito obrigado!
Última Edição: 18 Abr. 2013 22:12 por pedromns.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema