Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: grundig lenaro chassi beko c7 c8

grundig lenaro chassi beko c7 c8 09 Jun. 2013 23:03 #1

Olá a todos preciso de ajuda para sulucionar um defeito de um a tv grundig com chassi beko zx c7 c8.

queima TSH mal arranca a fonte . só encontrei a R525a aberta e testei o flaybacks que a primeira vista não parece estar em curto. se me poderem dar mais ideias agredeço muito .

um abraço.

Re:grundig lenaro chassi beko c7 c8 10 Jun. 2013 13:02 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde Manuel; seja bem vindo ao forum.

Deve baixar o manual de serviço para este chassis e guiar-se pelo esquema.

Quando um TSH queima, há sempre uma causa e aconselho-o a perder ou ganhar algum tempo revendo esta matéria aqui:

Queima do TSH

Este chassis revelou algumas deficiências neste circuito que devem ser tratadas com o cuidado que este circuito exige.

Quando diz “:…testei o flaybacks que a primeira vista não parece estar em curto…”

Não sei como testou esse componente, mas é dos mais complexos de garantir a sua eficácia; neste circuito comporta-se como carga e deve ser bem descartado.

Causas que encontrei na prática para esta situação foram:

L503 visivelmente alterada (queimada)
R516 – 4R7/1W aberta
C623 – 680uF/16V alterado
C522 1uF/ 160V alterado
É a ajuda possível, vá dando o retorno.
Boa sorte


O trabalho dignifica o Homem

Re:grundig lenaro chassi beko c7 c8 10 Jun. 2013 16:15 #3

olá amigo Electrohd .

Obrigado por ter respondido a ajuda ,testei o flyback com um pequeno aparelho construido por mim que copiei na net no site burgos electronica,é um oscilador hatley e acende um led para suposto descarte de espiras em curto.Já ouvi dizer em alguns foruns que não é dos mais fiaveis,tenho mais dois diferentes em fase de acabamento .


Quanto au esquema também já o tenho e estou a usa-lo,a ajudo que me deu foi preciosa e vou testar os componentes que me indicou.

O que que é mais estranho é o que o TSH não chega a enquentar queima emediatamente quando a fonte muda do stby para operação.Será que é o transistor que comprei o problema?
pois os dois são 2sd 24 99 mas são de fabricantes diferentes.

Um abraço do manuel a,logo que tenha novidades coloco no forum

Re:grundig lenaro chassi beko c7 c8 10 Jun. 2013 17:45 #4

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde Manuel.

Para evitar a destruição do TSH, deve utilizar a lâmpada série em teste dinâmico.

Pode consultar esta ajuda relacionada:

Ajudas Beko C7-C8

Verifique também os condensadores de poliester deste circuito.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:grundig lenaro chassi beko c7 c8 10 Jun. 2013 18:07 #5

Boa tarde .

Obrigado pela ajuda . Vou trocar todos os componentes ,aliás já tirei os condensadores electroliticos e no meu capacimetro tem capacidade abaixo do normal, o transistor também vou procurar um igual ao que estava no chassi.

Um abraço continuação de boa tarde, logo que tenha novidades coloco no forum.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema