Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Maquina Electrica de cozinhar a vapor MasterChief - não extrai vapor

Maquina Electrica de cozinhar a vapor MasterChief - não extrai vapor 01 Jul. 2014 22:44 #1

  • joato
  • Avatar de joato
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 31
  • Agradecimentos 1
Boas, tenho uma maquina de cozinhar de marca MASTERCHIEF Modelo: CYSB60FC3
recentemente constatei que a mesma não estava a cozinhar devidamente os alimentos, então apercebi-me que a maquina deixou de extrair os vapores que normalmente extraia e é normal.
Então resolvi abrir a maquina e verifiquei que a placa electronica (foto da mesma colocada aqui em anexo) tem uma resistencia queimada conforme podem ver na imagem.
Desconfio que seja por esta razão que a maquina deixou de deitar vapor porque é precisamente nesta placa que sai uma ligação de 2 fios cá para a tampa da maquina onde por dentro tem tipo uma mini bomba/ ou propolsor de vapor, no entanto e para poder conseguir reparar a maquina, preciso de arranjar esta resistencia, só que o meu problema é saber que resistencia é esta?
Sei que teem aqui um excelente manual de resitencias onde podemos calcular pelas cores de listas quantos ohms tem a resistencia, só que estou aqui cum uma grande duvida visto a mesma ter estourado ficou muito negra e não consigo entender realmente ao certo a cor das mesma.
Eu penso que é uma resistencia de 1000 ohms +/- 5% as cores são do lado esq. para o lado dtº castanho, preto, cinzento, dourado, estarei correcto deste meu raciocinio?
Por ultimo em que electrodoméstico velho poderei encontrar uma resistencia desta?
Agradecia uma preciosa ajuda vossa.
Aguardo resposta
Cumpts.
João
Anexos:
Última Edição: 01 Jul. 2014 22:46 por joato.

Maquina Electrica de cozinhar a vapor MasterChief - não extrai vapor 04 Jul. 2014 11:49 #2

  • M.C.Silva
  • Avatar de M.C.Silva
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • pt  
  • Mensagens: 97
  • Agradecimentos 15
Bom dia,
JOATO, parece-me que a resistência R202 têm o valor de 18 Ohms 2W, e que deve
de estar em conjugação com o “IC 202” = CW 7805 ( regulador para 5V ) para controlo de alimentação de ( ?) = propolsor de vapor.
Parece-me que não estará queimada, mas sim com a cor alterada devido ao aquecimento de ( muito) uso normal .
Esta resistência em plena carga têm de aquecer , se não têm aparelhos de medida
não vai ser fácil !.

M.Silva

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema