Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula)

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 03 maio 2016 10:17 #11

  • Aeneema
  • Avatar de Aeneema
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
Sim a resistência nessa imagem é de 10 Ohm.

A resistência ou lâmpada serve precisamente para não fazer curto à fonte que utilizar para testar o LED, caso ele esteja queimado "em curto" a tensão "cai" na resistência/lâmpada que está ligada em série.

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 03 maio 2016 10:28 #12

  • joato
  • Avatar de joato
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 31
  • Agradecimentos 1
ola amigo
ok, mas como é que o amigo zurca chegou a conclusão dos 10ohms e da lâmpada de 12v 6w? para ligar a bateria de um carro, tenho de desligar os terminais do carro?, é que tenho de receio de fazer asneira, desligar o radio tudo de eléctrico no carro.
Só para terminar, sabe me dizer aonde posso encontrar estas resistência de 10ohms eme que aparelhos eléctricos?
é uma carga de trabalhos encontrar isso em alguma loja, assim retirava de um aparelho velho e fazia o teste.
obrigado e até já
Cumpts.
joato

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 03 maio 2016 10:54 #13

  • Aeneema
  • Avatar de Aeneema
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
Suponho que tendo em conta que o LED é de 10W, o utilizador tenha feito +/- as contas a 12v sobre uma resistência de 10 Ohms, seria percorrida por uma corrente de 1.2A, o que daria uma potência de 14.4W, aproximada à da lâmpada LED, e esses valores de corrente e potência são perfeitamente adequados à bateria de um carro, a lâmpada de 12V 6W igualmente. Mas isto sou eu a supor...

Se o carro estiver desligado desde que não faça curto aos pólos da bateria não terá problemas. Mas se quiser jogar pelo seguro facilmente retira os bornes da bateria e testa o circuito... Mas muito cuidado para não fazer curto à bateria...

Tenho ideia que encontrará uma resistência desse valor facilmente em qualquer loja que venda material de eletrónica.
Quanto a dispositivos que utilizem essa resistência em especifico não lhe sei dizer ao certo, mas tenho ideia de ter visto resistências dessas em maior número nas placas de portões automáticos mais antigos...
Última Edição: 03 maio 2016 11:02 por Aeneema.

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 03 maio 2016 18:42 #14

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
joato escreveu:
ola amigo
ok, mas como é que o amigo zurca chegou a conclusão dos 10ohms e da lâmpada de 12v 6w? para ligar a bateria de um carro, tenho de desligar os terminais do carro?, é que tenho de receio de fazer asneira, desligar o radio tudo de eléctrico no carro.
Só para terminar, sabe me dizer aonde posso encontrar estas resistência de 10ohms eme que aparelhos eléctricos?
é uma carga de trabalhos encontrar isso em alguma loja, assim retirava de um aparelho velho e fazia o teste.
obrigado e até já
Cumpts.
joato

A razão é simples.

NUNCA se liga um led directo numa fonte de tensão .

Deve usar-se um equipamento limitador de corrente ,que julgo que não tem.

Desta forma a maneira simples é usar resistência em serie e como tal os 12 v vão repartir-se entre os terminais do led e da resistência.

Quanto ao ser 10 Ohm não tem de ser exactamente esse valor. Indiquei esse valor por ser normalizado e para evitar corrente excessiva no led. Para alem de ter leds desses e saber a corrente de funcionamento .

Note que apenas se pretende ver se acende e assim saber se está a funcionar .


Pode ligar na bateria do carro sem desligar nada , sem fazer o disparate de curto circuitar os terminais desta.

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 04 maio 2016 10:33 #15

  • Aeneema
  • Avatar de Aeneema
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
zurca1599 escreveu:
joato escreveu:
ola amigo
ok, mas como é que o amigo zurca chegou a conclusão dos 10ohms e da lâmpada de 12v 6w? para ligar a bateria de um carro, tenho de desligar os terminais do carro?, é que tenho de receio de fazer asneira, desligar o radio tudo de eléctrico no carro.
Só para terminar, sabe me dizer aonde posso encontrar estas resistência de 10ohms eme que aparelhos eléctricos?
é uma carga de trabalhos encontrar isso em alguma loja, assim retirava de um aparelho velho e fazia o teste.
obrigado e até já
Cumpts.
joato

A razão é simples.

NUNCA se liga um led directo numa fonte de tensão .

Deve usar-se um equipamento limitador de corrente ,que julgo que não tem.

Desta forma a maneira simples é usar resistência em serie e como tal os 12 v vão repartir-se entre os terminais do led e da resistência.

Quanto ao ser 10 Ohm não tem de ser exactamente esse valor. Indiquei esse valor por ser normalizado e para evitar corrente excessiva no led. Para alem de ter leds desses e saber a corrente de funcionamento .

Note que apenas se pretende ver se acende e assim saber se está a funcionar .


Pode ligar na bateria do carro sem desligar nada , sem fazer o disparate de curto circuitar os terminais desta.

Pois, faltou-me referir a limitação de corrente, é a parte mais importante, embora existam muitos LEDs que por concepção são ligados diretamente à fonte, mas geralmente porque essa fonte não consegue providenciar uma corrente que seja excessiva para os LEDs...

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 05 maio 2016 13:19 #16

  • joato
  • Avatar de joato
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 31
  • Agradecimentos 1
Ok amigo
irei logo que melhore o tempo e tenha um tempinho, arranjar uma resistência, ou uma lampada 12v 6w e vou testar o led e depois digo alguma coisa
Muito obrigado amigos

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 05 maio 2016 16:45 #17

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Parece-me a melhor opção.

Assim fica logo a saber qual a ou as partes em falha.

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 07 Jun. 2016 15:23 #18

  • joato
  • Avatar de joato
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 31
  • Agradecimentos 1
Boa tarde amigo zurca
fiz o teste conforme me explicou, e o led acendeu perfeitamente, então cheguei a conclusão que o problema estava no led driver, comprei um e substitui-o e fiquei com o holofote a funcionar perfeitamente.
Muito obrigado e também ao amigo Aenaeema
Com os maiores Cumpts.
Joato




zurca1599 escreveu:
Parece-me a melhor opção.

Assim fica logo a saber qual a ou as partes em falha.

Holofote de luz LED 10W com sensor (electrocélula) 07 Jun. 2016 17:20 #19

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Boa.

Fico satisfeito por ter conseguido
Como vê se fizer a análise correcta poupa-se trabalho e dinheiro.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema