Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal

CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal 16 maio 2016 16:10 #1

Há pouco tempo comprei a tv que indico no título, apenas para usá-la com consolas antigas. No entanto, em casa deparei-me com alguns problemas que não tinha visto na loja, apesar de ter experimentado e notado que algo não estava bem. É uma loja de solidariedade, o preço foi irrisório e por esse motivo não ponho sequer a hipótese de a trocar (embora tenha esse à vontade para o fazer). Na loja apenas verifiquei por alto. Notei que a imagem não me parecia muito bem mas a única fonte era um descodificador de tdt e o sinal era péssimo.

Avançando para o assunto, em casa experimentei algumas ligações e deparei-me com o seguinte:
- Sem Imagem mas com som, via SCART: a tv não mostra qualquer imagem quando a ligo por SCART e o sinal é RGB (testei com uma box da NOS, mudando o tipo de output). Acontece em ambas as entradas traseiras. No entanto, o som dá perfeito. Pelo que pesquisei, isto é um problema relativamente comum mas não consegui perceber a que se devia. Algumas pessoas diziam que era um mecanismo de segurança da tv. Na verdade, reparei que a tv "flasha" uma imagem que rapidamente se reduz (encolhe) até desaparecer ao centro e o ecrã fica com a mesma cor de quando está desligado, o que me leva a pensar que não está a ser bombardeado com nada.

- Sem Imagem mas com som, via SCART (S-Video): o procedimento foi semelhante, mudando a imagem para S-Video, não há imagem mas tem som. Não me lembro ao certo o que usei, se foi a box Iris ou a PS2.

- Com Imagem e Som, via SCART: para despistar se seria problema das entradas, usei um adaptador Composite<->Scart (um que vinha com a Playstation, embora aquilo não seja nada de especial). Neste caso, tenho imagem e som normais (não dá perfeito, como já explico a seguir)

- Com Imagem e Som, via composite: ligando às entradas da frente, a imagem e o som dão normalmente, tal como acontece no caso anterior (composite, via Scart).

Posto isto, estes sintomas levam-me a pensar que o problema não está nas entradas e que é antes devido ou ao processamento do sinal ou a outra coisa mais complexa (algum componente).

Outro problema que reparei, que percebi que era isso que fazia a imagem ter algo estranho, é que há uma "sombra" de vermelho, como se a TV desenhasse o vermelho para além das linhas em que ele é necessário. Ou seja, as cores que não são compostas por vermelho, dão bem e a imagem é bastante críspida (motivo pelo qual prefiro estas TV). No entanto, sempre que a cor é composta pelo feixe de vermelho, aparece um contorno à esquerda como uma sombra ou um ghosting. Em imagens que têm representações de poucas linhas, o objecto quase que aparece em duplicado, sendo uma cópia inteiramente em vermelho. Não sei se isto é desalinhamento da cor, porque as cores em que o vermelho é usado (ex: brancos) dão bem, apenas aparece esse contorno adicional como se a tv desenhasse de novo, mas ao lado). Pelo que reparei, as outras cores dão perfeitas, sobretudo nos textos dos menus técnicos que são ou puro verde ou azul.

Eventualmente vou mandar repará-la, mas até lá gostava de compreender a que pode isto ser devido e por quanto poderá ficar uma reparação. Será que na marca ainda prestam assistência a estes modelos/tipos de tv?

Deixo aqui dois links:
- fotos em detalhe da tv em funcionamento, com alguns números dos menus técnicos também: goo.gl/photos/YZw842Zi4HSeVj7PA
- video de detalhe: . O youtube reduziu um bocado a qualidade de imagem, mas podem sacar sem compressão no link de cima.

Obrigado desde já por qualquer esclarecimento

tl;dr: tv sem imagem quando o sinal é rgb/svideo; cor vermelha com problemas. pretendo saber qual a causa específica disto e preços de reparação.

Cumprimentos
Última Edição: 16 maio 2016 16:16 por Jean Pierre tu vai tomber!. Motivo: erros

CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal 16 maio 2016 17:12 #2

Olá Jean Pierre.

Vou tentar explicar algumas das suas perguntas.
O problema da cor vermelha é um problema de convergência. Note que as outras cores também estão deslocadas. Isto normalmente é fácil de ajustar.

Quanto ao problema de falta de imagem, é provável que o sinal está sendo perdido em algum CI comutador de sinais.

Para dar uma resposta exata sobre a falta de imagem, tenho que consultar o esquema.

Até mais.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.

CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal 16 maio 2016 19:24 #3

Os defeitos da falta de imagem e da convergência parecem ser algo simples, que qualquer boa oficina resolve.
O valor da reparação não se pode precisar com certeza, porque envolve muitos fatores variáveis.

Para os colegas que quiserem exercitar a análise do defeito, deixo o esquema deste TV.

Anexo TVSonyKV-21FX20ABDEKRChassiFE-1A.pdf



Boa sorte.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema