Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal

CRT Sony Trinitron KV21FX20E sem imagem apenas nalguns tipos de sinal 16 maio 2016 16:10 #1

Há pouco tempo comprei a tv que indico no título, apenas para usá-la com consolas antigas. No entanto, em casa deparei-me com alguns problemas que não tinha visto na loja, apesar de ter experimentado e notado que algo não estava bem. É uma loja de solidariedade, o preço foi irrisório e por esse motivo não ponho sequer a hipótese de a trocar (embora tenha esse à vontade para o fazer). Na loja apenas verifiquei por alto. Notei que a imagem não me parecia muito bem mas a única fonte era um descodificador de tdt e o sinal era péssimo.

Avançando para o assunto, em casa experimentei algumas ligações e deparei-me com o seguinte:
- Sem Imagem mas com som, via SCART: a tv não mostra qualquer imagem quando a ligo por SCART e o sinal é RGB (testei com uma box da NOS, mudando o tipo de output). Acontece em ambas as entradas traseiras. No entanto, o som dá perfeito. Pelo que pesquisei, isto é um problema relativamente comum mas não consegui perceber a que se devia. Algumas pessoas diziam que era um mecanismo de segurança da tv. Na verdade, reparei que a tv "flasha" uma imagem que rapidamente se reduz (encolhe) até desaparecer ao centro e o ecrã fica com a mesma cor de quando está desligado, o que me leva a pensar que não está a ser bombardeado com nada.

- Sem Imagem mas com som, via SCART (S-Video): o procedimento foi semelhante, mudando a imagem para S-Video, não há imagem mas tem som. Não me lembro ao certo o que usei, se foi a box Iris ou a PS2.