Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 06 Nov. 2017 20:06 #31

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Percebo a sua preocupação.

No entanto não deve comparar coisas diferentes.
Esses dois sistemas têm circuitos diferentes e também formas físicas diferentes. E muito provavelmente modos de "atacar" o problema também diferentes.

No seu 1º poste disse que a funcionava com a temperatura . Com o volume também já viu que funciona .

A questão que se põe é :

O aparelho manifesta algum sintoma de defeito ?
Distorção , algo não funciona ,aquecimento anormal, ..... ?

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 06 Nov. 2017 21:31 #32

O aparelho esta funcionando normalmente, o aquecimento é natural do tempo em que ele fica ligado, a minha duvida e preocupação seria quanto ao sistema de resfriamento do aparelho, como mencionado anteriormente em volume alto o sistema de resfriamento aciona agora quanto ao sistema acionar pela temperatura em volume baixo ou médio este é oque preocupa pois não o vi aciona-lo ainda

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 06 Nov. 2017 23:44 #33

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Pois aí o caso já não me parece tão simples.

Veja a fig.


toshib2.jpg



O sinal em B já vimos e diz respeito ao volume.

O sinal em A diz respeito à temperatura.
- fan-cnt activa a fan

O sinal em C .
- fan-check verifica se a fan está activa

Todo o processo é activado por Th-war de ic803 e ic804

pag 3 do manual

pin 142 fan-check
pin 20 fan-cnt


pag 8 do manual

Th-war pino 28 de ic803 e ic804


Note que estes sinais são digitais e logo não pode ligar apenas resistência para verificar, sem levantar o pino de base de HQ804 .

Outra forma será manter o sistema a funcionar com a potência em valor ligeiramente inferior a entrar a protecção de volume e verificar se actua.
Deve ser feito com altifalantes ligados.
Pode usar carga resistiva para evitar o volume muito alto.
Última Edição: 07 Nov. 2017 00:00 por zurca1599.

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 07 Nov. 2017 00:57 #34

muito interessante sua explicação, vejo que tenho muito a aprender ainda pois alguns detalhes confesso que não entendi, deixei o aparelho ligado e tocando em volume 8 por aprox. duas horas e meia e o cooler não acionou, não sei se ele teria que ficar mais tempo tocando para acionar, existe uma maneira de acionar o cooler a um volume menor ou não há necessidade? desde já agradeço pela atenção e paciência

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 07 Nov. 2017 01:30 #35

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Todos temos de aprender sempre.

Quanto ao não ligar a fan.

Tem de se lembrar do seguinte.
os ci tem um dissipador .
A energia dissipada no ci vai fazer aquecer o dissipador . Mas ao mesmo tempo o dissipador liberta energia para o ar ambiente, mas claro a temperatura do conjunto aumenta.
Este processo continua até que se atinja um equilíbrio, isto é a energia dissipada no ci seja igual à energia libertada para o ar ambiente.

Em determinadas condições a temperatura do conjunto ultrapassa o valor de temperatura especificado para o ci.
Nesta condição o ci activa o sinal Tw-war e este vai fazer ligar a fan forçando a circulação de ar e baixando a temperatura.

Deu para perceber ?

Mini system Toshiba ms7980mus não aciona ventoinha 07 Nov. 2017 11:02 #36

Bom dia Zurca,

Entendi, pelas suas explicações meu aparelho esta funcionando normalmente, fiquei receioso devido a muitos relatos na internet sobre este modelo e seu aquecimento, mas uma vez agradeço pela atenção e paciência aprendi algo novo :)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema