Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S

placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 23 maio 2009 00:44 #1

Boa noite,

Tenho uma placa de cozinha da Fagor (modelo 4IFT-22 S) que está em curto circuito. Parece que o problema está nos 2 transistores G80N60UFD. Tentei comprar mas não encontrei à venda.
A página do fabricante é a seguinte:
www.fairchildsemi.com/pf/SG/SGH80N60UFD.html

Alguém me pode ajudar informando onde posso encontrar este componente electrónico à venda em Portugal?

Obrigado,
Cumps.

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 24 maio 2009 17:26 #2

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa tarde.

Pode ir a ASWO (antiga RCV) onde tem quase tudo para este "QUEIMADOR ENCASTRÁVEL".

Cumprimentos
Jose Luis

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 24 maio 2009 21:23 #3

Boa tarde e obrigado por ajudar.

Pelo que me apercebo no site da empresa que refere, apenas vendem a profissionais da reparação, que não é o meu caso. Não sabe se existe mais algum sitio onde se venda este componente?

Muito obrigado,
Cumps.

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 25 maio 2009 07:15 #4

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Bom dia.

Não tenho a certeza se é como diz, mas esse material não é fácil de adquirir.

Os transistores que refere, são MOSFET de 80A a 600V. Veja o que consegue.

Cumprimentos
Jose Luis

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 23 Ago. 2010 20:25 #5

  • vbrito
  • Avatar de vbrito
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Boas,
Tenho exactamente o mesmo problema numa placa igual. O transistor em questão é um IGBT e é fácil de arranjar.
A questão é que já substitui os quatro IGBT's duas vezes e voltam a queimar.
Alguém me poderá dar uma dica relativamente ao componente que poderá levar os IGBT a queimar?

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 30 Abr. 2011 16:09 #6

Olá

Após 4 anos, aconteceu-me o mesmo na minha placa Fagor 5IFT-S verifiquei que dos 4 transistores , 2 estavam queimados ( se queimaram ou foi por aquecerem demasiado ou alguma falha eletrica), um dos sintomas que eu tinha vindo a verificar é que por vezes a placa pequena não activava logo quando se punha o tacho, outra é que quando ligava as duas placas de indução na posição 6 ou 7 , passado uns minutos os numeros começavam a piscar e desligava-se dando um erro F5 , só passado um bocado é que começava a funcionar novamente até que num instante desligou-se e mandou o dijuntor abaixo.

Quanto a origem do problema talvez má ventilação, vou abrir dois buracos um de cada lado nos moveis para permitir e instalar um pequenito ventilador para haver uma melhor circulação de ar até porque tenho debaixo da placa o fogão electrico e quando este trabalha sente-se muito calor dai talvez uma das causas do sobre-aquecimento

mais sugestões?

cumprimentos
francisco
Os seguintes utilizadores Agradeceram: guicruzmadeira

Re: placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 05 maio 2011 11:31 #7

  • Ferra
  • Avatar de Ferra
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 40
Pelo que tenho lido pela net sobre placas de indução, elas sofrem muito quando há má ventilação. É de evitar a colocação de fornos por baixo das mesmas. Quando isso acontece deve-se permitir o máximo de ventilação possivel na zona envolvente à placa de indução e, caso seja possivel, a instalação de material isolador de calor e não inflamavel entre o forno e a placa!

Re:placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 01 maio 2012 20:11 #8

Olá amigos

pois efectivamente o problema está na falta de ventilação, estas placas como qualquer placa electrica nunca deveria ser instaladas sobre os fornos, ao longo dos ultimos 4 anos é a 3ª vez que tenho de trocar os referidos transistores, na altura informei que abri dois buracos mas pelos vistos não bastou vou ter de abrir mais dois e colocar um ventilador, agora só estou a pensar se coloco um ventilador de 220v independente ou se coloco um ventilador de 12V e tento liga-lo ao ventilador interno da placa assim quando a placa arrancar automaticamente também arranca e desliga-se quando a placa se desligar

já agora informo que são faceis de adquirir é só pesquizar na net e encontra-se lojas a vende-los eu desta vez comprei 6 usei dois e fico com 4 para o meu stock espero não seja preciso
só para informar que o precio medio ronda os 8€ a 10 €
Última Edição: 01 maio 2012 20:17 por franciscotavares.

Re:placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 22 maio 2012 12:25 #9

Desde que comprei esta placa no final de 2006 as zonas de indução desligavam-se frequentemente sozinhas ao cozinhar; manter a zona imaculadamente limpa de humidade e não deixar entornar nada ajudava mas não resolvia o problema.

Recentemente a placa avariou (sem sinal) e o técnico da assistência da Lidersat disse que precisava de um módulo de potência novo e deu um orçamento que não compensa a reparação (151,86 €+IVA; 216,31 €+IVA com instalação; acresce deslocação).

A placa foi instalada sobre um forno.
Mais, o técnico não a conseguiu remover porque estava colada, possivelmente porque foi usado silicone pelos instaladores da já encerrada Supermanos...

Será mesmo do módulo de potência ou poderá ser outra coisa? Precisaria de instruções detalhadas porque não tenho experiência em electrónica.

Onde posso adquirir o tal material de isolamento + ventoinha? Devo pedir que instalem com a placa nova?

Bom dia e obrigado pela ajuda.

Re:placa cozinha Fagor mista de indução 4IFT-22 S 22 maio 2012 19:24 #10

Se tiver alguém amigo que possa medir os transístores acima mencionados já fica a saber se são eles que foram a vida ou a placa de potência mas de certo que queimaram e a substituição è simples e barata

Eu na minha arranjei uma banda de 4 mm e coloquei a volta da placa para eleva— la e deixar e onde a onde uma abertura de 4 a 5 cm para saída de calor e fiz mais uns buracos de lado no móvel lateral para melhorar a ventilação até agora tudo em ordem
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema