Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: ajuda com maq. de lavar ropa ariston

ajuda com maq. de lavar ropa ariston 12 Dez. 2009 19:09 #1

Boas....

tenho uma maq.de lavar ropa ariston al68xs pt tem o erro f2 ( o led pisca 2 vezes) é problema de motor. as escovas tavam gastas eu pus umas novas mas. a maq. faz o seguinte...... ela faz o programa todo mas quando chega a centrifugaçao ela centifuga, mas aos arranques a velocidade nao é constante. passado um pouco de fazer a centrifugaçao o programador comeca a rodar sem parar e com erro f2...... da placa electronica nao é pq ja troquei por uma nova e ta na mesma...... sera o tachogenarator? (nao sei o nome em português) é um gerador q ta junto ao motor q produz tensao para controlar a velocidade do motor..... eu tive a medir o gerador e quando a maquina ta a centrifugar o gerador gere uma tensao. mas nao sei se ele ta avariado..... se alguem sabe o q pode ser o problema agradecia uma ajuda

cumps
Roy

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 12 Dez. 2009 22:53 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
sugarmanroy escreveu:
Boas....

tenho uma maq.de lavar ropa ariston al68xs pt tem o erro f2 ( o led pisca 2 vezes) é problema de motor. as escovas tavam gastas eu pus umas novas mas. a maq. faz o seguinte...... ela faz o programa todo mas quando chega a centrifugaçao ela centifuga, mas aos arranques a velocidade nao é constante. passado um pouco de fazer a centrifugaçao o programador comeca a rodar sem parar e com erro f2...... da placa electronica nao é pq ja troquei por uma nova e ta na mesma...... sera o tachogenarator? (nao sei o nome em português) é um gerador q ta junto ao motor q produz tensao para controlar a velocidade do motor..... eu tive a medir o gerador e quando a maquina ta a centrifugar o gerador gere uma tensao. mas nao sei se ele ta avariado..... se alguem sabe o q pode ser o problema agradecia uma ajuda

cumps
Roy
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
É um tacómetro (um posicionador).
Mas o teu problema está no motor DC e repara-lo é uma perda de tempo e de euros, mete novo se valer a pena com a máquina, escrevo eu.

nota: se poderes ensaiar com outro melhor, ficas sem duvidas.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Última Edição: 12 Dez. 2009 22:54 por WebLogs.

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 12 Dez. 2009 23:59 #3

boas weblogs

olha aquilo é mesmo um tacogerador (em português) para controlar a velovidae do motor e nao um posicionador... isso queria eu um outro motor pra ensaiar. nao sei se é do motor ou do tacogerador grrrr que m.... :(...... olha sabes me dizer pq o motor ta lixado quando trabalha normal na lavagem so quando chega a centrifugacao a velocidade nao é constante...... se fosse um motor com induzido e indutora ai podia ser algum bobin lixada.....
Última Edição: 13 Dez. 2009 00:08 por sugarmanroy.

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 13 Dez. 2009 00:10 #4

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Outra coisa que podes fazer é medir-lhe a intensidade de consumo. Pegas numa pinça amperimétrica DC e comparas a leitura com a itiqueta que está colada ao próprio motor. Caso contrário acho que será um erro comprares um motor novo sem certezas de não recuperação. Mas eu continuo com a minha e concerteza que é o próprio motor (com pena minha) DC, se já viste o resto.
Se já viste a placa controladora, o colector, as escovas). A velocidade de lavagem é diferente da de centrufegação, o induzido é que está alterado concerteza, mas...não sei bem os conhecimentos que possuis.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Última Edição: 13 Dez. 2009 00:15 por WebLogs.

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 13 Dez. 2009 00:34 #5

eu acho q tens razao deve ser mesmo o motor o tacogerador nao deve ser q ele ta a gerar uma tensao q ja medi.... amanha ainda vou limpar o colector e ver, mas acho q vou mesmo levar a maq. a um tecnico mesmo....obrigado pela ajuda

cumps
Roy

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 07 Mar. 2010 20:25 #6

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Avaria_reparada.pdf
Tamanho do Ficheiro: 192939

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Avaria_reparada.pdf
Tamanho do Ficheiro: 192939
Hoje reparei a minha maquina Margherita2000 AL68X, Obrigado a todos que ajudam no forum só assim foi possivel recolher informação para reparar a avaria, porque a placa electrónica teve de ser reparada . Já agora deixo em anexo o informação colhida para o programa da EEPROM PonyProg para ler a memória e a intervenção efectuada assim como o manual técnico Ariston/Indesit.
Última Edição: 07 Mar. 2010 20:27 por RioMaior.

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 07 Mar. 2010 20:29 #7

Manual tecnico Ariston Indesit

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: al68x.pdf
Tamanho do Ficheiro: 4507440

Re: ajuda com maq. de lavar ropa ariston 07 Mar. 2010 20:33 #8

Para programar eeprom das maquinas lavar

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: prog_de_eproms.rar
Tamanho do Ficheiro: 1227379

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema