Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V

Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 29 Mar. 2013 22:36 #1

Boas noites...

Sou novo por aqui, um pouco inisperiente mas com gosto por reparações....

Tenho um aspirador Rowenta Air Force 24V, em que na pa de aspiração tem um rolo em que a sua rotação é feita por um motor.

Acontece o seguinte o rolo deixou de rodar, pensei que pode-se ser muitos residuos que impedissem de funcionar.
Desmontei e verifiquei que a avaria era devido a um problema no moto e ou condesador....

Ao colocar o aspirador a funcionar, o motor sem estar preso á pequena correia que auxilia a rotação do rolo, rodo por instantes mas depois para.

Depois de varios ensaios reparei que o condensador vai aquecendo (ate queima os dedos) e apartir de um certo aquecimento o motor para!

A minha duvida, é sera que é o motor que nao aguenta ou sera um problema do condensador?
Poderei medir o condensador com um multimetro?

Envio uma imagem do motor + condensador.

[/url][img=http://img33.imageshack.us/img33/1816/motorke.th.jpg]
Última Edição: 29 Mar. 2013 22:41 por jfelizardo.

Re:Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 30 Mar. 2013 14:37 #2

Ao que me parece é o condensador que aquece e faz parar o motor...Liguei o motor directamente e funciona!

Sera arriscado ligar directamente sem condensador? é que estou com problemas em identificar o condesador!

Tem impresso no condensador 72 depois por baixo tem xfx4c e no lado oposto do condensador tem LCBA China...

Re:Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 30 Mar. 2013 15:07 #3

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde jfelizardo.

Iria aconselha-lo a ligar o motor sem condensador, mas como já o fez, tem a confirmação de que o defeito está no condensador que em condições normais, não deve aquecer.

Agora temos que identificar o condensador e pelo que descreve, não me parece que seja suficiente.

Posso adiantar que a função desse condensador é a de filtragem de ruído provocado pelas escovas do motor; quero com isto dizer que o aspirador funciona sem o condensador.

Para motores de corrente contínua, o valor do mesmo pode variar entre 0.01uF e 10uF conforme a potência do motor.

Eu iria para um de 0.1uF e penso que o problema fica resolvido.

Boa sorte


O trabalho dignifica o Homem

Re:Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 30 Mar. 2013 16:49 #4

Electrohd escreveu:
-
-
Boa tarde jfelizardo.

Iria aconselha-lo a ligar o motor sem condensador, mas como já o fez, tem a confirmação de que o defeito está no condensador que em condições normais, não deve aquecer.

Agora temos que identificar o condensador e pelo que descreve, não me parece que seja suficiente.

Posso adiantar que a função desse condensador é a de filtragem de ruído provocado pelas escovas do motor; quero com isto dizer que o aspirador funciona sem o condensador.

Para motores de corrente contínua, o valor do mesmo pode variar entre 0.01uF e 10uF conforme a potência do motor.

Eu iria para um de 0.1uF e penso que o problema fica resolvido.

Boa sorte



Boas tardes!
Muito obrigado pela sua preciosa ajuda... realmente estava tentado a fazer a ligação direta, mas estava com receio.
Irei fazer a ligação direta quando chegar a casa.
Supondo que optava por substituir o condensador, qual destes utilizaria!
www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=243_249_254&sort=2a&page=1

Como tenho de encomendar mais artigos desta casa aproveitava e encomendava o condensador!

Quando se referer ao ruido , certamente que é o ruido que pode provocar em outros equipamentso (tv e radios) correcto?

Mais uma vez o meu grande obrigado!

Re:Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 30 Mar. 2013 17:12 #5

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde jfelizardo.

Pode utilizar o >> 004-5041 << 100nF 100V

Quanto à sua pergunta: Quando se referer ao ruido , certamente que é o ruido que pode provocar em outros equipamentso (tv e radios) correcto?

Resposta afirmativa.

Boa sorte e boa Páscoa

O trabalho dignifica o Homem

Re:Ajuda em avaria em aspirador Rowenta Air Force 24V 30 Mar. 2013 19:28 #6

Electrohd escreveu:
-
-
Boa tarde jfelizardo.

Pode utilizar o >> 004-5041 << 100nF 100V

Quanto à sua pergunta: Quando se referer ao ruido , certamente que é o ruido que pode provocar em outros equipamentso (tv e radios) correcto?

Resposta afirmativa.

Boa sorte e boa Páscoa



Obrigado.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema