Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal

Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 07 Nov. 2013 17:22 #1

Boa tarde. Estou com esta tv na bancada apresentando este defeito como se pode ver na imagem lh3.googleusercontent.com/j7iSRlT814IKbTpZS9qspXX8yFGhjhMKsYOOgQZjogI=w276-h207-p-no
já verifiquei o CI saida vertical, fonte de alimentação e fiz tambem a troca do IC Q501, não resolvendo o problema..
Obs. No coletor do driver horizontal está dando 79volt´s ( o normal seria 40volt´s)..

Gostaria de dicas dos membros do electronica-pt, grato..

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 07 Nov. 2013 22:46 #2

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1964
  • Agradecimentos 111
Boa noite Adryano, pelas informações e pela foto a imagem não modificou sua aparência, apenas o quadro diminuiu. Com relação à tensão do drive, este deve estar em corte, substitua-o, pois não deve haver consumo de corrente. O defeito deve estar no drive ou na fonte que o alimenta. Boa sorte!, me retorne, ATT/Luir Frank.

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 08 Nov. 2013 00:44 #3

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite colegas:
Sem entender o motivo da troca do Q501.
Verificou o +B de 113V?
Acho que o defeito fica na defletora em curto produzido nas cunhas
de borracha.Faça uma inspecçao.
A o companheiro Luir o driver" em corte" com imagem?????????.
Boa sorte.

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 08 Nov. 2013 02:39 #4

boa noite amigos. Eu já efetuei a troca do driver horizontal, da bobina defletora, entrei no modo de serviço e fiz os devidos ajustes que não tiveram resultados então regravei a eeprom, msmo assim o defeito persiste.. verifiquei a fonte e esta está normal, pois tem os 113volt's... o defeito continua...

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 08 Nov. 2013 23:42 #5

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega adryano_cuite , meus cumprimentos. B)

Com a devida permissão dos companheiros deixarei meus comentários.
Baseando-me no aparelho TV-1484GAV Chassis U12 , noto que o transformador driver horizontal inicia seu trabalho pela tensão do aúdio ( SOUND VCC ) via anodo e catodo do D449 , recebendo um reforço na polarização via D448 , assim que as tensões geradas pelo T.S.H. ( Transformador de Saída Horizontal-vulgo Fly-back ) surgem.
Um dado interessante é que a tensão de partida é de 14v proveniente do coletor do transistor Q430 e a tensão de reforço é de apenas 27volts ( mesma tensão do vertical ) que só surge após o trabalho horizontal ( Corte e Saturação do Q404 ).
Logo , o amigo deve estar pensando:" Pow !! está dando 79volts !! no coletor do driver , de onde será que esta tensão surge ? por quê não dá os 40volts que manda ali ? E também como é possível esses patamares (40v e 79v) , sendo que só temos 14volts iniciais ?"
Isto é possível graças ao FLY-BACK ( vôo no retorno ) muito conhecido por todos no ramo de televisores e ignição eletrônica.
Este é o nome dado ao efeito indutivo gerado pelo chaveamento da tensão contínua ( VDC ) que circula entre os terminais de uma bobina , no caso , o enrolamento primário do T.D.H. ( Transformador do Driver Horizontal ).
Sabemos que o objetivo do circuito driver horizontal é elevar a potência do sinal horizontal casando a impedância entre a saída do mesmo com a base do transistor de saída horizontal.
Tanto o transistor como o transformador são chamados de driver.A função do transformador é casar a alta impedância do coletor do transistor driver , com a baixa impedância de base/emissor do transistor de saída horizontal.
Este sistema é maravilhoso e capaz de gerar muitos patamares ( tensões ) elevados , porém ,como não existe nada perfeito ,ele tem muita limitação de corrente devido à reatância indutiva que surge e se opõe à própria frequência de transição.
Creio que no seu aparelho, este seja o problema, pois nota-se claramente um ganho de tensão ( 79volts), mas verificando a imagem postada.
Penso que talvez , o capacitor C-417 de 390pF/500v esteja aberto , é a função dele garantir uma boa carga de corrente para que haja um bom campo eletromagnético pelo transformador do driver horizontal.
Dê uma verificada . . .depois retorne.
Não posso deixar de comentar também que achei hilário " driver em corte" com imagem? !!!
Realmente essa doeu . . .
Valeu desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço à todos.
Fui !!

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 09 Nov. 2013 00:20 #6

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite colegas:
Acho perfeita a descriçao do circuito pelo grande amigo Vosdor,penso
que nao só temos deformaçao do pulso horizontal( pela falta de largura
do lado direito),concordo com a dica do capacitor aberto.
O transistor de saída horizontal deve estar super aquecido e penso que
deveria verificar.
Desejo lembrar a meu amigo Vosdor que isto é um fórum,e gostaría
de nao ver mais "Com a devida permissao",todos temos o direito de
intervir em qualquer tópico e podemos aprender que é corte e saturaçao
em um transistor.
Abraços.

Re:Tv Semp modelo tv-1484(h) Imagem Reduzida na Vertical e Horizontal 09 Nov. 2013 00:59 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá meu amigo Juan Bonet , boa noite. B)

Tens toda a razão meu velho , só não mencionei algo sobre as formas de ondas porquê deduzi que o colega não tenha o osciloscópio.
Com relação à permissão é hábito involuntário da educação ,tento evitar , mas , acontece.
Quanto ao Corte e Saturação , nada mais que chave aberta ou fechada repectivamente.
Um beijo no seu coração Charrúa !!
Abraço Brasuca e . . .
Ah !! muito hilário . . . com imagem !!
Bom fim de semana para ti e família !!
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema