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TÓPICO: Problema ferro de caldeira Philips (caldeira fez curto e não aquece)

Problema ferro de caldeira Philips (caldeira fez curto e não aquece) 31 Mar. 2014 13:40 #1

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Boa tarde a todos,

Estou com um problema num ferro de engomar com caldeira com pouco mais de 3 anos.
O ferro é excelente, só que por azar deu problemas pouco tempo depois da garantia acabar.

Basicamente o que aconteceu é que a minha mulher estava a passar normalmente, e a meio numa das vezes que carregou no botão do vapor o quadro disparou.
Achei logo suspeito pois não havia mais nada ligado que pudesse ultrapassar a capacidade do quadro.
Fui verificar o quadro, e vi que quer o disjuntor do geral, quer o das tomadas da divisão onde estava a ser utilizado, estavam ambos para baixo, o que me levou a concluir que existiu um curto circuito.

Desliguei o ferro, liguei ambos os disjuntores e voltei a experimentar o ferro. Desta vez não disparou o quadro, mas a caldeira agora não aquece. O ferro em si aquece normalmente, mas a parte da caldeira está "morta".

Já abri o ferro e fiz as seguintes verificações:
Verificação visual dos fios e ligações; OK
Verifiquei o fusivel térmico com um multímetro e o mesmo apresenta continuidade, pelo que está bom; OK
Continuidade entre fio negativo e o terminal negativo que liga à caldeira; OK
Cheirei várias zonas e em lado nenhum me cheira a queimado; OK


Agora entro nas partes que não domino completamente:
1) Tenho uma suspeita num componente, que segundo alguma pesquisa que fiz, descobri tratar-se de um condensador de 0.33uf, deste género:
i00.i.aliimg.com/wsphoto/v0/1336117552/50PCS-X-Arima-0-33uF-K-font-b-X2-b-font-MPX-40-100-21-C.jpg
O condensador tem entre os 2 pólos 2 resistências soldadas.
Agora o estranho é, a ligação à corrente de origem é partilhada pela caldeira e pelo ferro. Este condensador está ligado logo no inicio, antes de a energia ser repartida entre o ferro / caldeira. Se o mesmo estivesse estragado, era suposto o ferro também não aquecer, ou estou errado?

2) Depois tenho uma outra suspeita (esta não sei se não será pela minha falta de conhecimento):
A caldeira tem 2 termoestatos, sendo que me parecem ser o mesmo modelo. Um apresenta continuidade entre polos, o outro não.
Provavelmente um é o que faz activar (normalmente fechado até atingir a temperatura) e o outro o que desactiva e faz acender uma luz (normalmente aberto). Este último não tem continuidade. É normal, ou estarei a pensar mal?

Outra coisa, o curto circuito aconteceu no precimo momento em que foi accionado o relé do vapor. Será possível este relé ser a causa do problema da caldeira não aquecer?

Já agora aproveito também para perguntar se conhecem alguma casa de eléctrónica na zona de Lisboa que me faça o teste ao condensador ou a outra peça qualquer e que me venda as peças para substituir?

Aguardo e agradeço-vos imenso desde já a vossa ajuda, pois nos tempos que correm se conseguir arranjar o ferro é uma boa ajuda!

Abraços
Última Edição: 31 Mar. 2014 13:42 por quico.

Problema ferro de caldeira Philips (caldeira fez curto e não aquece) 31 Mar. 2014 20:35 #2

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Boa noite amigo.

O condensador de 0,33uF está ligado entre a fase e o neutro, se estivesse em curto-circuito voltava a disparar o quadro. Esse condensador serve para eliminar ruídos em outros aparelhos, como TV, Rádios etc. causados pelo ferro quando liga e desliga.

Faça assim:

1º- Meça a resistência com o voltimetro na escala de Ohms. nos terminais da resistência, se estiver boa deve ter menos de 100 Ohms. Se estiver interrompida está queimada.

2º- Siga os fios que vêm da resistência e veja se vão dar aos termostatos que mencionou. Eu penso que cada fio vai a um termostato e se um estiver aberto a caldeira não aquece, pois não chega lá tensão.

3º- Para verificar se há curto-circuito entre a resistência e a terra (fugas para a terra), ponha o voltimetro na escala de resistência alta, ligue uma ponta do voltimetro no ferro da caldeira e a outra nos terminais da resistência. O voltimetro deve marcar 0 ohms, houver alguma continuidade a resistência está com fugas para a terra. Faça também este teste na ficha que liga à tomada, ligando uma ponta do voltimetro na terra da ficha e a outra na fase e no neutro.

Pode também verificar se a válvula que abre e fecha o vapor está com fugas. Essa válvula deve ter 3 terminai, um ligado à massa e os outros dois ligam à corrente.

Bino
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Problema ferro de caldeira Philips (caldeira fez curto e não aquece) 31 Mar. 2014 21:43 #3

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Bino escreveu:
Boa noite amigo.

O condensador de 0,33uF está ligado entre a fase e o neutro, se estivesse em curto-circuito voltava a disparar o quadro. Esse condensador serve para eliminar ruídos em outros aparelhos, como TV, Rádios etc. causados pelo ferro quando liga e desliga.

Faça assim:

1º- Meça a resistência com o voltimetro na escala de Ohms. nos terminais da resistência, se estiver boa deve ter menos de 100 Ohms. Se estiver interrompida está queimada.

2º- Siga os fios que vêm da resistência e veja se vão dar aos termostatos que mencionou. Eu penso que cada fio vai a um termostato e se um estiver aberto a caldeira não aquece, pois não chega lá tensão.

3º- Para verificar se há curto-circuito entre a resistência e a terra (fugas para a terra), ponha o voltimetro na escala de resistência alta, ligue uma ponta do voltimetro no ferro da caldeira e a outra nos terminais da resistência. O voltimetro deve marcar 0 ohms, houver alguma continuidade a resistência está com fugas para a terra. Faça também este teste na ficha que liga à tomada, ligando uma ponta do voltimetro na terra da ficha e a outra na fase e no neutro.

Pode também verificar se a válvula que abre e fecha o vapor está com fugas. Essa válvula deve ter 3 terminai, um ligado à massa e os outros dois ligam à corrente.

Bino

Caro amigo,

Desde já um muito obrigado pela sua resposta.

Entretanto após sair do trabalho, passei numa casa de electrónica (reparações de TV's e afins) e pedi o favor de me testarem o dito. Efectivamente está tudo bem com o condensador e suas resistências.

Após umas dicas do Sr. muito simpático e disponível, perguntou-me o que tinha acontecido e ele disse-me que muito provavelmente foi a resistência que fica no interior da caldeira e que faz o aquecimento da água que se partiu, daí o curto circuito.

Efectivamente quando cheguei a casa, fiz o teste de continuidade entre os 2 polos da resistência e não existe continuidade.

Posto isto, julgo que posso colocar de parte a ideia da reparação, pois o seu custo será certamente igual ou pouco inferior ao custo do ferro, dado que a caldeira é selada e penso que não existam peças de substituição para este caso.

Fazem as coisas para durar 3 a 4 anos, cada vez mais digo que os equipamentos electrónicos são descartáveis!
Enfim...

Abraços e novamente muito obrigado pela ajuda!
Última Edição: 31 Mar. 2014 21:45 por quico.

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