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TÓPICO: Controlo de válvula electrónico.

Controlo de válvula electrónico. 08 Dez. 2015 13:04 #1

  • Tahir
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Boas.

Ando há uns tempos à volta de uma válvula de controlo de gases de escape do meu carro, as chamadas EGR. No computador de bordo dá indicação de sinal de retorno muito baixo. Retirei a peça controladora e o PCB é este:


20151126_184519.jpg


A primeira coisa que salta à vista é que não existem contactos físicos a indicar a posição da válvula. Uma dúvida que me atormentou por muito tempo foi como ela fazia o controlo de posição sem potenciómetro de posição. Após pesquisar percebe-se que faz o controlo por um sensor magnético de posição do tipo Magneto-Resistivo Anisotrópico (AMR).

O circuito em si parece bastante simples, alimentação de 5v, a massa e uma saída (out) 5 condensadores SMD e um integrado (316 COM P29021).
O datasheet ou a pinagem deste integrado não consigo de forma nenhuma encontrar, eu suspeito que fará algo muito semelhante ao HMC1501 mas com pinagem diferente. Uma coisa é clara algo neste circuito está a provocar a avaria.

O problema é que temos aqui condensadores cerâmicos SMD que não dá para saber o valor. Já os substitui por outros pois o problema poderia ser algum condensador em curto e nada o erro mantêm-se.

Precisava de ajuda em 3 coisas:
1 - como conseguir induzir o valor dos condensadores.
2- que integrado é este e que maneira tenho de saber o que ele faz.
3 - o que poderá ser a avaria.

Para além deste circuito não há mais nada nesta válvula que possa causar o erro, o problema é que a peça nova custa 400€ :angry:

Att

Controlo de válvula electrónico. 08 Dez. 2015 14:26 #2

  • Tahir
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Deixo ainda o esquema que estive a retirar do PCB.


esquemaegr.png



Ainda não percebi é para que são os M1 a M3...

Att
Última Edição: 08 Dez. 2015 14:27 por Tahir.

Controlo de válvula electrónico. 08 Dez. 2015 15:50 #3

  • Rui
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isso é um circuito de controlo de sensor, é usado para receber informação diretamente do sensor, seja ele de que tipo for, é mais usado nos circuitos de controle de temperatura.

O problema destes circuitos são os componentes dedicados, ou seja, são fabricados a pedido da marca par executar determinada função. Se percebi bem, M1 e M3 recebem informação do sensor.
Com exceção do C6 que pode definir a frequência de algum oscilador interno, os outros parecem-me de filtragem de picos, 10 nF ou algo parecido... isso é de um BMW ?

Ou controlo da bomba de gasóleo de um ISUZU?
Última Edição: 08 Dez. 2015 15:57 por Rui.

Controlo de válvula electrónico. 08 Dez. 2015 21:02 #4

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Boas

Sim isto é um sensor, mas do tipo magnético, o sensor em si parece-me que é o próprio integrado. como neste exemplo:
www51.honeywell.com/aero/common/documents/myaerospacecatalog-documents/Missiles-Munitions/HMC1501-1512.pdf

Esta placa é o próprio sensor, os imans que permitem o posicionamento encontram-se no veio da válvula.
Pois os condensadores devem ser de filtragem, mas mesmo assim não me parece que seja esse o problema.
A minha questão é que o que está identificado de M1 a M3 não se ligam a nada, estão lá os contactos mas não se ligam a nada...

Bem acho que vou ter que comprar uma nova e depois logo se vê testo esta.

Obrigado pela resposta.

Controlo de válvula electrónico. 08 Dez. 2015 21:58 #5

  • Rui
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Há alguns membros especialistas na área automóvel, vamos ver se alguém tem informação mais exata sobre este problema

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