Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Lampadas LED Digitec 18w

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 13:01 #1

  • skiarte
  • Avatar de skiarte
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 11
Boas amigos,
Poderiam-me ajudar nesta situação, tenho 2 lâmpadas LED como identificado na embalagem que está na foto, montadas no meu anexo na zona da cozinha. As lâmpadas funcionam bem.
O anexo fica a 40 metros da moradia eu quero enviar para lá a internet da minha casa via rede eléctrica com um aparelho chamado de Powerline, só que infelizmente quando acendo as lâmpadas LED o sinal da rede de dados da internet do aparelho Powerline perde-se, já exprimentei 2 tipos e duas marcas de Powerline e não funcionam quando ligo as lâmpadas.
As lâmpadas estão montadas num circuito a parte das tomadas com dijuntores separados. Já alguma vez passaram por está situação, de as lâmpadas ou o próprio transformador delas (penso eu) enviarem algum tipo de ruído para a rede eléctrica e assim perturbar o Powerline?

Isto está a perturbar me imenso, já fui a loja de informática 2x trocar os malditos Powerline e o problema deve de ser das lâmpadas LED!!!

Existe alguma solução para este problema, eléctrico tipo filtro ou sei lá o quê?

Obrigado

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 14:45 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
O problema está no oscilador das lâmpadas, algumas lâmpadas de led usam uma fonte comutada(chaveada) que tem uma oscilação numa frequência entre 15Khz e 30Khz. Ao ficarem em funcionamento, produzem uma interferência na rede que afeta a comunicação dos powerline.
Uma forma de verificar é colocar os powerline mais perto e testar.
Recordo-me de instalar uns powerline na Figueira da Foz para uma formação num edificio onde não podia passar nenhum cabo, tive de fazer um routeamento adicional no meio do percurso porque as fluorescentes com balastro eletrónico estavam a interferir.
Verifique a frequência de funcionamento do powerline, experimente com outro modelo que use uma frequência diferente.

Na altura tentei filtrar o ruído das lâmpadas sem sucesso (não testei as opções todas porque tinha um router adicional e dava menos trabalho colocar o router a meio e outro powerline).

Esse circuito à parte que refere é a mesma fase, se tiver rede trifásica e se puder usar uma circuito numa fase e outro noutra, o problema deve ficar resolvido.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: skiarte

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 15:45 #3

  • skiarte
  • Avatar de skiarte
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 11
Rui escreveu:
O problema está no oscilador das lâmpadas, algumas lâmpadas de led usam uma fonte comutada(chaveada) que tem uma oscilação numa frequência entre 15Khz e 30Khz. Ao ficarem em funcionamento, produzem uma interferência na rede que afeta a comunicação dos powerline.
Uma forma de verificar é colocar os powerline mais perto e testar.
Recordo-me de instalar uns powerline na Figueira da Foz para uma formação num edificio onde não podia passar nenhum cabo, tive de fazer um routeamento adicional no meio do percurso porque as fluorescentes com balastro eletrónico estavam a interferir.
Verifique a frequência de funcionamento do powerline, experimente com outro modelo que use uma frequência diferente.

Na altura tentei filtrar o ruído das lâmpadas sem sucesso (não testei as opções todas porque tinha um router adicional e dava menos trabalho colocar o router a meio e outro powerline).

Esse circuito à parte que refere é a mesma fase, se tiver rede trifásica e se puder usar uma circuito numa fase e outro noutra, o problema deve ficar resolvido.

Obrigado por ter respondido.

A minha rede eléctrica é monofásica.
Já exprimentei primeiro com tp-link e agora com devolo que é quase o dobro do preço dos outros, o sinal vai-se embora na mesma!!!

Existe alguma solução tipo filtro que se possa montar no circuito das lâmpadas, onde posso comprar, ou fazer um caseiro, que matérias devo utilizar (esquema eléctrico)?

Fogo mais isto, nunca pensei que trazer a NET para o anexo fosse mais complicado que pareça, levar um cabo para lá não e assim tão fácil, por wireless também não ,é preciso vários pontos de passagem hotspot's e vai consumir mais electricidade, a última é trocar as candeiro/lâmpadas por aquelas económicas. Efim...
Última Edição: 21 Fev. 2016 15:47 por skiarte.

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 16:03 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Antes de trocar experimente o seguinte que me esqueci de referir no post anterior.

Normalmente os adaptadores ligados à rede têm a velocidade máxima configurada por defeito, quanto maior esta velocidade mais susceptíveis são a interferências e harmónicas. Se o fornecedor de internet tem uma velocidade mais baixa, verifique se na configuração do powerline pode reduzir essa velocidade, na maior parte das vezes há 3 ou 4 opções, escolha a mais baixa e teste.

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 16:39 #5

  • skiarte
  • Avatar de skiarte
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 11
Não amigo Rui,no cockpit do devolo em configurações, não tem opção de reduzir a velocidade, diz me que a rede está a funcionar a 51Mbit's, quanto ao prestador de serviços no local onde moro não vai além dos 2 megas.

A minha esperança está a ficar por terra, vou mesmo ter de trocar as malditas lâmpadas LED por outro tipo :-(, que até me estavam a dar um jeitão na cozinha do anexo, baixo consumo energético e uma boa luz com grande intensidade.

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 17:25 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Qual é o modelo do DEVOLO?

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 17:49 #7

  • skiarte
  • Avatar de skiarte
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 11
Rui escreveu:
Qual é o modelo do DEVOLO?


Sim, Devolo dlan 500 wifi +, e também exprimentei o TP-link 500 kit WiFi.

Será que o Devolo 1200 ou ou Tp-link 1200, utilizam os 3 cabos ou seja fase+neutro+terra, funcionam?

Lampadas LED Digitec 18w 21 Fev. 2016 21:29 #8

  • skiarte
  • Avatar de skiarte
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 11
skiarte escreveu:
Rui escreveu:
Qual é o modelo do DEVOLO?


Sim, Devolo dlan 500 wifi +, e também exprimentei o TP-link 500 kit WiFi.

Será que o Devolo 1200 ou ou Tp-link 1200, utilizam os 3 cabos ou seja fase+neutro+terra, funcionam?

Isto diz-lhe alguma coisa, ou o problema vai continuar?

www.devolo.com/pt/Tecnologia/range-plus-Technology-nova-geracao-Powerline

www.devolo.com/pt/Produtos/dLAN-1200+-WiFi-ac/

Lampadas LED Digitec 18w 22 Fev. 2016 01:17 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Estiver a ver esse modelo e parece-me que não faz a mudança de velocidade manualmente.
As interferências são sempre difíceis de anular por completo.
Pesquisando na net existem muitas referências não só com este tipo de problema mas também no sentido inverso, quando os powerline interferem noutros equipamentos.

Filtrar a lâmpada pode até ser possível, no entanto, existem diversos tipos que interferem e criam harmónicas em frequências diferentes, um exemplo:

interferencias_led_lamp.jpg


Estão a ser feitos alguns estudos, relacionados com este problema de interferência das lâmpadas de led nos circuitos power-line.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Effects_of_LED_lamps_on_the_power-line_c.pdf
Tamanho do Ficheiro: 2,200 KB


Existem alguns filtros para rede de 220v, no entanto, apenas testando se pode validar se realmente estão a filtrar o "ruído" produzido.

Verificar que ruído está a ser produzido pode nãos ser fácil, implica um analisador de espetro.

Não sei se alguém tem dados mais concretos ou alguma experiência que queira partilhar uma vez que se trata de algo novo que certamente vai influenciar outro tipo de equipamentos e funções com o qual vamos ter de estar atentos nos próximos tempos.

Tentei encontrar o esquema da lâmpada para perceber que tipo de ruído e frequência pode produzir mas não encontrei.
Existem lâmpadas em que o fabricante afirma que são "noise free".
Última Edição: 22 Fev. 2016 01:28 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema