Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Amplificador de Áudio 200-500W

Amplificador de Áudio 200-500W 18 Mar. 2021 11:22 #1

  • macoabt
  • Avatar de macoabt
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Cumprimentos aos frequentadores do fórum.

Alguém me pode facultar á escala real a placa de circuito impresso do Amplificar de Áudio 200-500W?

Refiro como é óbvio à foto do mesmo.

A questão surge porque está lá uma nota a chamar à atenção para o facto de não estar à escala real.

www.electronica-pt.com/som-audio/amplificador-200-500w

Amplificador de Áudio 200-500W 18 Mar. 2021 14:44 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6432
  • Agradecimentos 1575
basta abrir a imagem com um qualquer programa de design gráfico(GIMP por exemplo) e ampliar até as dimensões estarem corretas, atenção que deve ver as dimensões de impressão e não no programa uma vez que quando é impresso, aumenta sempre.

Qual o melhor método para saber qual as dimensões?

Normalmente uso as dimensões dos sockets dos integrados, quando o socket está certo todo o desenho está certo.

Como saber as dimensões entre os pinos?
Procurando o datasheet do circuito integrado tem sempre a distância, mas, existem normas.

O padrão de distanciamento entre dois pinos em encapsulamento DIP é de 0,1 polegadas=100Mil(2.54mm)


Em quase todas as imagens um pouco por toda a internet, as dimensões da placa após impressão diferem da utilização. Assim, para não haver enganos, basta imprimir e medir a distância entre os pinos dos circuitos integrados. Quando não existir CIs no circuito, verifica-se se existe algum componente que necessite de precisão e utiliza-se essa medida como padrão. Mas, se o circuito, usar apenas, por exemplo, dois BC547, é irrelevante que o afastamento tenha mais ou menos 1 mm.

Leia este artigo no site:
Placas de circuito impresso
Última Edição: 18 Mar. 2021 14:51 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: macoabt

Amplificador de Áudio 200-500W 18 Mar. 2021 18:16 #3

  • macoabt
  • Avatar de macoabt
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Agradeço resposta à minha questão, pois eu já supunha que não possuindo ou ninguém o circuito em tamanho real teria que fazer algo do género que amavelmente sugeriu e complementou explicitamente qual a melhor maneira de resolver a questão, que me vai obrigar a fazer várias tentativas e aumentar gradualmente e em proporção até chegar á medida certa.

Fica a faltar para mim o valor a afinar o Bias em TP1 que me parece ser um trimmer com 470R para fazer o ajustamento correcto da currente nos Transístores......

Em príncipio estaria interessado em utilizar este estágio de amplificação no seu valor máximo cerca de 500W num projecto de amplificador de Baixo.

Seria interessante que alguém que o tenha produzido ou utilizado o esquema em discussão desse algumas sugestões.

Preferia um circuito a Mosfets mas ainda não consegui nenhum para estes valores de amplificação....

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema